CONTEXTUALIZAÇÃO DO ENSINO DE FUNÇÕES ORGÂNICAS ATRAVÉS DA TEMÁTICA ALIMENTOS INDUSTRIALIZADOS

ISBN 978-85-85905-15-6

Área

Ensino de Química

Autores

Maia, G.C.M. (UEPA) ; Araújo, A.C.S. (UEPA) ; Leder, P.J.S. (UEPA) ; Sousa, Y.L.N. (UEPA) ; Vieira, D.C. (UEPA)

Resumo

É cada vez maior o consumo de alimentos industrializados, devido à correria do cotidiano, ocasionando assim uma serie de fatores negativos na vida do ser humano. Nesse contexto, foi desenvolvida uma atividade para abordar o conteúdo de Funções Orgânicas, com uma turma de 3° ano do Ensino Médio de uma escola Estadual de Santa Izabel/PA. O trabalho objetivou mostrar aos alunos a aplicabilidade da química na construção dos alimentos industrializados, averiguando se os mesmos compreenderam o conteúdo químico envolvido no processo de industrialização desses alimentos. Os dados foram coletados por meio da utilização de questionário contendo 3 perguntas, pode- se observar que a metodologia de abordagem promoveu o entendimento dos alunos acerca do conteúdo trabalhado durante a atividade.

Palavras chaves

Contextualização;; Ensino de Química;; Jogo.

Introdução

Nos últimos anos houve um grande avanço na mortalidade ocasionada por doenças cardiovasculares relacionadas diretamente aos hábitos alimentares pouco saudáveis, os quais foram agravados devido ao aumento do consumo de alimentos industrializados. Hoje a população consome mais alimentos industrializados e poucos legumes e verduras. Muitos desses produtos industrializados contêm baixíssimo valor nutritivo e podem até, em longo prazo, trazer sérios prejuízos á saúde (FOGAÇA, 2011). Para se ter um alimentação saudável, não basta apenas conhecer os constituintes nutricionais dos alimentos, mais sim conhecer também os componentes químicos que tem por trás dos mesmos. Nossa alimentação deve fornecer vitaminas, proteínas, minerais e fibras para atender as necessidades de todo ser humano, para isso procurou-se abordar uma temática muito explanada que é a “Química dos Alimentos”, um assunto bem explorado e de fundamental importância no ensino da química. Portanto focando-se nesta temática vemos que a química esta ao nosso redor cotidianamente, desde a natureza ao entrar em sua casa, mesmo assim ainda é vista de forma abstrata e com grande dificuldade de compreensão, sendo necessária a utilização de propostas e temáticas facilitadoras desse aprendizado que ate então se mostra de forma negativa por uma grande parte dos alunos. Em algumas situações, o ensino de Química não é bem interpretado por parte dos estudantes de ensino médio, pois em muitas escolas, os conteúdos ainda são desenvolvidos predominantemente de maneira tradicional (COULTATE, 2004).Diante do exposto busca-se a abordagem de temáticas diferentes e instigadoras para chamar a atenção por parte do alunado, desenvolvendo o conteúdo “alimentos” de forma a favorecer a aprendizagem de tais conceitos.

Material e métodos

A presente pesquisa foi desenvolvida em uma turma de 3° ano do Ensino Médio de uma escola Estadual do município de Santa Izabel do Pará, a qual era composta por 25 alunos. Foi confeccionado um jogo de cartas, afim de demonstrar as principais funções orgânicas presentes em alguns dos alimentos mais consumidos pelos alunos no seu cotidiano. Através da abordagem temática Alimentos industrializados, foi trabalhado o conteúdo de funções orgânicas. A atividade foi desenvolvida em três momentos. No primeiro, foi realizada uma explanação oral acerca das funções orgânicas, visando melhor compreensão e reconhecimento das funções constituintes desses alimentos. No segundo momento, a turma foi dividida em cinco grupos para a aplicação do jogo denominado “Memória Química”, contendo 24 cartas com imagens ilustrativas de alguns produtos industrializados mais consumidos, onde uma carta continha o alimento e sua carta correspondente continha a função orgânica, com objetivo de verificar se a metodologia utilizada facilitou a compreensão dos alunos acerca do conteúdo ministrado em sala de aula. No terceiro momento da atividade foi aplicado um questionário contendo três perguntas, sendo duas fechadas e uma aberta, a fim de avaliar se a metodologia empregada facilitou a assimilação do conteúdo explanado no decorrer da atividade. Quando abordados de forma contextualizada, os jogos induzem os estudantes a relacionar teoria e prática, motivam a participação dos alunos, atiçando a curiosidade e tornando a aula mais prazerosa, proporcionando condições para a contextualização e compreensão dos conceitos químicos e consequentemente despertando a curiosidade dos mesmos em relação a química/cotidiano contribuindo para reflexão acerca do mundo em que vivem.

Resultado e discussão

De acordo com as respostas dadas pelos alunos, verificou-se que a abordagem da temática Alimentos Industrializados vinculada ao ensino de química foi eficaz na formação do conhecimento científico. Quando questionados sobre: A utilização do jogo didático facilitou a compreensão do conteúdo de química orgânica? Por quê? A1 responde: “sim, pois aprendi que vários dos alimentos que eu como tem alguma função orgânica, assim eu compreendi o conteúdo”. Dando continuidade, o segundo questionamento foi: Qual sua avaliação acerca do jogo utilizado? Neste, 89% dos alunos o jogo foi avaliado como excelente instrumento de ensino, e 11% avaliaram tal metodologia como Boa. Cunha (2004) afirma que os jogos são um tipo de recurso didático educativo que pode ser utilizado em momentos distintos, como na apresentação de um conteúdo, ilustração de aspectos relevantes ao conteúdo, como revisão ou síntese de conceitos importantes e avaliação de conteúdo já desenvolvido, sendo assim capaz de proporcionar prazer, o esforço espontâneo, além de integrar as várias dimensões do aluno como a interação e o trabalho em grupo. O terceiro questionamento foi: A contextualização do conteúdo de química orgânica através da referente temática “Alimentos Industrializados”, facilitou sua aprendizagem? Neste, 100% dos alunos avaliaram a contextualização como uma ferramenta facilitadora da assimilação do conteúdo abordado. A contextualização é um recurso capaz de promover a inter-relação dos conhecimentos escolares e situações presentes no cotidiano dos alunos, incitando os alunos a aprender de forma significativa (SILVA, 2013) Desse modo, a contextualização se apresenta como modo de ensinar conceitos científicos ligados a vivência dos alunos, contribuindo efetivamente no processo de ens

Carta 1



Par correspondente da carta 1



Carta 2



Par correspondente da carta 2



Conclusões

A utilização de uma temática presente no cotidiano dos estudantes como alimentos industrializados, associada á uma metodologia distinta de ensino, são fatores capazes de melhorar a qualidade no ensino de química, de modo á formar cidadãos mais autônomos e portadores de conhecimento cientifico. Dessa forma, por meio da metodologia e dos resultados alcançados, verifica-se que a abordagem de temáticas que estão englobadas no dia a dia do aluno colaboram para que este, seja educado cientificamente, desenvolvendo habilidades de observação, desenvolvimento do raciocínio crítico e reflexivo do aluno.

Agradecimentos

Referências

COULTATE, T. P. Alimentos: a química de seus componentes. Tradução por Jeverson Frazzon et al. 3. Ed. Porto Alegre: Artmed, 2004.

CUNHA, M. B. Jogos de Química: Desenvolvendo habilidades e socializando o grupo. Eneq 028-2004

FERREIRA, M.; MORAIS, L. NICHELE,T. Z.; DEL PINO, J.C. Química Orgânica: ensino médio. Porto Alegre: Editora Artmed, 2007.

FOGAÇA; J. R.V. Química dos Alimentos. Alunos On-lines 2011, disponível em: http://www.alunosonline.com.br/quimica/quimica-dos-alimentos Acessado em 9 de junho de 2015.

SILVA, A. D. L da; VIEIRA, R. do E.; FERREIRA, P. W. Percepção de alunos do ensino médio sobre a temática conservação dos alimentos no processo de ensino-aprendizagem do conteúdo cinética química. Educación Química, v. 24, n. 2, p. 44-48, jan, 2013.

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