REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DE LICENCIANDOS EM QUÍMICA NO IFMA/CAMPUS SÃO LUÍS-MONTE CASTELO

ISBN 978-85-85905-15-6

Área

Ensino de Química

Autores

Bezerra, A.R. (IFMA) ; Souza, F.L. (IFMA) ; Marques, G.N. (IFMA)

Resumo

A formação de professores na área de Química constitui-se como um dos grandes desafios da área de Ciências a ser perseguido pelas Instituições de Ensino Superior de nosso País, em particular aos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, que ora também tem a responsabilidade da oferta desse curso de licenciatura. Para tanto, torna-se premente que tal licenciatura ofereça uma formação acadêmica que permita ao aluno apropriar-se de fundamentos e métodos que propiciem um conhecimento interdisciplinar e contextualizado ao futuro professor de química, a fim de viabilizá-lo uma formação crítica e reflexiva. Este trabalho trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo pesquisa-ação, fazendo um breve estudo de como se dá o processo de formação de futuros professores de Química.

Palavras chaves

Formação de Professores; Refexão; Química

Introdução

O presente trabalho teve como objetivo geral fazer um breve estudo de como se dá o processo de formação de futuros professores de Química no âmbito do Curso de Licenciatura em Química do IFMA/Campus São Luís-Monte Castelo. Para alcançar o objetivo geral, foram necessários os seguintes objetivos específicos: Apresentar a estrutura curricular do Curso de Licenciatura em Química do IFMA/Campus São Luís-Monte Castelo; Descrever como ocorre o processo de formação de futuros professores de Química; Apontar novos caminhos que possibilitem uma melhoria do processo ensino-aprendizagem de Química no âmbito do Curso de Licenciatura em Química, e que viabilize a formação de futuros professores com capacidade crítica e reflexiva, capazes de atuarem de forma competente na educação básica. Dentro da discussão que permeia a formação de professores é extremamente necessária a reflexão sobre a prática pedagógica, pois as novas tendências pedagógicas no levam à necessidade de formação de um professor reflexivo, que repense constantemente a sua prática. É estabelecer a interdisciplinaridade como meta a ser alcançada. Não se esquecendo, portanto, que as iniciações científicas e extensões têm importante papel dentro da maneira científica de produção de conhecimento, permitindo que os discentes tenham a oportunidade de serem futuros professores criativos e inovadores.

Material e métodos

Como local de pesquisa, o Curso de Licenciatura em Química do IFMA/Campus São Luís-Monte Castelo, onde abordamos quanto sujeitos de pesquisa oito alunos regularmente matriculados no 6º (2 alunos) , 7º (3 alunos) e 8º períodos(3 alunos). Tais discentes foram escolhidos sob os seguintes critérios: O motivo de escolha do curso de Licenciatura em Química; A pretensão de trabalhar no Ensino de Rede publica e/ou Privado; A participação como bolsista de iniciação científica e/ou PIBID; A participação como aluno no Ciências sem Fronteiras (apenas alunos do 7º e 8º períodos); Conclusão de 85% ou mais da carga horaria pedagógica; A pesquisa foi de natureza qualitativa, do tipo pesquisa-ação, utilizando-se como procedimentos metodológicos para a coleta e análise de dados a realização de entrevistas semiestruturadas com aplicação de questionários aos alunos regularmente matriculados no referido Curso de Licenciatura em Química. As perguntas utilizadas nas entrevistas foram: Qual a importância que você atribui às disciplinas técnicas do seu curso de licenciatura em Química? E às disciplinas pedagógicas? Você considera que seu Curso de Química lhe preparou bem para enfrentar os desafios de ser professor? Como você se vê como professor (a)? Como você vê o currículo do curso de licenciatura em Química, do ponto de vista da formação de professores? Que sugestões você daria para melhorá-lo? Como você avalia a atuação dos professores de seu curso no que tange à possibilidade de lhe proporcionar a construção de um conhecimento químico mais autônomo e crítico? Para melhor análise de dados, as entrevistas foram gravadas e posteriormente transcritas com total consentimento dos discentes.

Resultado e discussão

Ao final da pesquisa foram identificados os seguintes pontos a serem observados: Segundo os discentes, os formadores de professores utilizam-se de técnica pedagógica centrada na racionalidade técnica, que predomina nos atuais cursos de licenciatura, onde a memorização de conceitos e regras constituem a sua base de transmissão de conhecimentos; Para os entrevistados, apenas alguns formadores de professores estimulam a pesquisa científica e extensão universitária com os alunos do curso de Licenciatura em Química; Alunos entrevistados acreditam que o curso de Licenciatura em Química necessita sofrer algumas alterações curriculares, a fim de fortalecer a formação pedagógica dos licenciandos; Foi comentado também a predominância da formação bacharelesca em detrimento à formação de licenciatura. Pereira (1999) nos alerta sobre os atuais modelos de formação docente no Brasil, e identifica duas vertentes: o modelo da racionalidade prática e o segundo o modelo da racionalidade técnica. Sobre esse ultimo, ele afirma: "[...] que as disciplinas de conteúdos específicos, de responsabilidade dos institutos básicos, continuam precedendo as disciplinas de conteúdos pedagógicos e articulando-se pouco com elas, as quais, geralmente ficam apenas das faculdades ou centros de educação (p.112)." Já em relação à racionalidade prática, Pereira acredita em uma dependência entre teoria e prática, de autonomia recíproca e relação simultânea, sendo núcleo norteador da formação do educador. Mas para Pérez Gómez ( Apud Nóvoa, 1997), a formação do professor vai além da metodologia e construção de conhecimento. Ele precisa assumir uma postura dinâmica e reflexiva, para responder às novas exigências de caráter profissional.

Conclusões

Portanto, observamos que a formação dos professores do curso de Licenciatura em Química do IFMA/Monte Castelo, tem sido fundamentada no modelo de racionalidade técnica em detrimento de uma construção tecno-pedagógica, que além de observado nos relatos dos discentes, também é incentivado na matriz curricular. O que nos leva a sugerir algumas mudanças curriculares para melhor aperfeiçoamento da formação do futuro professor, bem como a importância de construir um profissional que tenha uma postura dinâmica e reflexiva, com competência de atuar com excelência na sua área.

Agradecimentos

Ao IFMA e FAPEMA que concederam bolsas de iniciação científica. Ao meu orientador, prof. Me Fábio Lustosa, pela sabedoria e paciência. À minha esposa e meus pais,

Referências

NÓVOA, A. (Org). Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1995.
PEREIRA, J. Formação de profissionais da educação. Revista Educação e Sociedade, Campinas. n 68, 2ª edição, 1999.
PÉREZ GÓMEZ, Angel. O pensamento prático do professor: a formação do professor como profissional reflexivo. In: NÓVOA, António. Os professores e sua formação. Lisboa, Dom Quixote, 1995.
SCHÕN, D. A. Educando o Profissional Reflexivo: design para o ensino e aprendizagem: In: NÓVOA, A. (Org.) Os Professores e a sua Formação. Lisboa, Dom Quixote, 1995.

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