FERRAMENTAS UTILIZADAS PARA DIVULGAR E CONTEXTUALIZAR O ENSINO DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE NAS ESCOLAS.

ISBN 978-85-85905-15-6

Área

Ensino de Química

Autores

Oliveira, M.S.C. (UECE) ; Sousa, N.L.P. (UECE) ; Gomes, A.L. (UECE) ; Frrreira, F.R.F. (UECE)

Resumo

O presente projeto teve como objetivo principal realizar uma investigação de estratégias didáticas que permitam organizar o estudo dos conteúdos científicos no sentido de desenvolver uma aprendizagem significativa em relação à Ciência e Tecnologia, de maneira a transformar a educação científica que temos na atualidade, adequando-a a sociedade em que vivemos. A pesquisa foi inicialmente exploratória, utilizando como amostra os alunos matriculados na disciplina de CTS do 2º. e 5º. Semestres do Curso de Química da UECE.Utilizou-se o método comparativo de estudos e análise de dados e aplicação de questionários.Observou-se que alguns alunos possuem uma pequena ideia da relação entre Ciência, tecnologia e Sociedade, fato esse estimulante para aplicação da pesquisa mais profundamente.

Palavras chaves

CIÊNCIA; TECNOLOGIA; SOCIEDADE

Introdução

Nos dias de hoje, a ciência e a tecnologia se encontram tão presentes em nossa sociedade que não percebemos, e até porque não dizer, que muitas vezes não entendemos a relação ciência, tecnologia e sociedade (CTS). Essa relação interfere em diversos ramos da sociedade como, por exemplo, a política, economia, cultura, e também, em problemas práticos do cotidiano. Na década de 1990, a denominada revolução informática, promoveu mudanças que afetaram a área do conhecimento, ocupando papel principal nos processos de desenvolvimento, produzindo um número cada vez maior de informações a serem processadas em decorrência de novas tecnologias que tem surgido a todo o momento. Partindo da necessidade de aproximar os estudantes, e também os professores, do conhecimento de ciência e tecnologia, a escola deve-se colocar como elemento central desta aproximação. A formação do cidadão que seja capaz de interagir com a dinâmica atual da sociedade reporta mais um aspecto na relação ciência e tecnologia, pois, considerando que este cidadão deve atuar na sociedade de forma crítica e ativa no sentido de compreender o desenvolvimento tecnocientífico, a sociedade agora é parte integrante da relação ciência e tecnologia, ou seja, forma-se a tríade ciência, tecnologia e sociedade. No contexto da sociedade científico-tecnológica, segundo Pinheiro, Matos e Bazzo (2007), torna-se imprescindível que o estudante tenha amplo domínio das ferramentas de estudo como a leitura, o cálculo e a escrita, para que então consiga, de maneira adequada, interpretar o mundo. O objetivo deste trabalho foi inicialmente proporcionar aos alunos do Curso de Química da UECE conhecimentos específicos em relação à ciência e tecnologia no desenvolvimento de uma sociedade científica e crítica.

Material e métodos

Para esse trabalho utilizou-se a metodologia referencial-prático. No primeiro momento foi realizada uma pesquisa com os alunos matriculados na disciplina de CTS. Essa pesquisa foi na forma de questionário a cerca do conhecimento prévio que eles possuem sobre a relação CTS para medir o aprendizado recebido.

Resultado e discussão

O questionário revelou o pouco conhecimento dos alunos à cerca relação entre Ciência, tecnologia e Sociedade. Em torno de 50% dos respondentes não tem conhecimentos sobre ciência, ética, religião, mas sobre tecnologia principalmente da informática 70% (Figura 1) conhecem esses avanços, pois o mundo hoje está cyber. A geração 2000 já nasce com tecnologias em casa, fazendo parte da vida cotidiana, computadores, TV de led, internet, celulares smarts, etc. Porem foi visualizada uma imensa vontade de mais conhecimentos da parte dos alunos, pois a questão CTS não é divulgada nas escolas de Ensino Médio, achamos então que não preparamos nossos licenciados para repassarem esse conhecimento, objetivo principal então desse trabalho. Vimos que o interesse dos mesmos a cerca do conhecimento da relação de CTS é significativo, dado esse que estimula a continuidade da pesquisa (Figura 2).

FIGURA 01

GRÁFICO

FIGURA 02

GRÁFICO

Conclusões

De acordo com as observações refletidas neste trabalho, vimos que ainda falta muito para que nossos alunos estejam preparados no nível de conhecimento prático-teórico sobre as relações de CTS. Resultados esses que vem nos incentivar a continuar realizando esse trabalho de divulgação, das consequências sociais da tecnologia na sociedade previamente desconhecida.

Agradecimentos

AGRADECEMOS A PROEX-UECE PELA BOLSA CONCEDIDA AO PROJETO, QUE VIABILIZOU ESSA PESQUISA.

Referências

BAZZO, Walter Antonio (1998): Ciência, tecnologia e sociedade: e o contexto da educação tecnológica. Florianópolis: UFSC.
—, e COLOMBO, Ciliana R. (2001): “Educação tecnológica contextualizada: ferramenta essencial para o desenvolvimento social brasileiro”. In: Revista de Ensino de Engenharia, Florianópolis, vol. 20, n.º 1, pp. 9-16.
PINHEIRO, Nilcéia A. M., e BAZZO, Walter Antonio (2004): “Uma experiência matemática sob o enfoque CTS: subsídios para discussões”. In: Revista Perspectiva, Erechim, 28, pp. 33-49.
— (2005): Educação crítico-reflexiva para um ensino médio científico tecnológico: a contribuição do enfoque CTS para o ensino-aprendizagem do conhecimento matemático. Tese (Doutorado em Educação Científica e Tecnológica) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.
—; SILVEIRA, Rosemari M. C. Foggiatto, e BAZZO, Walter Antonio (2007a): “Ciência, tecnologia e sociedade: a relevância do enfoque CTS para o contexto do ensino médio”. In: Revista Ciência & Educação, São Paulo, 13, pp. 71-84.
—; MATOS, Eloiza A. S. Ávila de, e BAZZO, Walter Antonio (2007b): “Refletindo acerca da ciência, tecnologia e sociedade: enfocando o ensino médio”. In: Revista Ibero-Americana de Educación. Madrid, 44, pp. 147-165.

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