Aplicação de ferramenta educacional "BICATOM"

ISBN 978-85-85905-15-6

Área

Ensino de Química

Autores

Oliveira, D. (IFPA) ; Silva, R. (IFPA) ; Rodrigues, R.C. (IFPA) ; Alves, S.S. (IFPA)

Resumo

A proposta apresentada neste trabalho é a utilização de um jogo de um bingo denominado “Bicatom” como ferramenta facilitadora para construção de conhecimentos em Química na modalidade de Educação para Jovens e Adultos (EJA). Com esta tecnologia educativa pretende-se disponibilizar um recurso lúdico alternativo que, sendo bem utilizado, poderá tornar-se um grande aliado do professor da referida disciplina, no que tange a melhoraria do processo de ensino, transformando as aulas bem mais dinâmicas e interativas, com desafios que irão estimular os educandos direta e indiretamente a buscarem por mais conhecimentos, habilidades e competências.

Palavras chaves

cálculo molecular; ensino-aprendizagem; ensino

Introdução

O presente trabalho elucida várias reflexões sobre o processo de ensino-aprendizagem em relação ao conteúdo de Química, haja vista que têm sido perceptíveis as dificuldades dos alunos, especialmente os da modalidade EJA, em assimilar a diversidade de assuntos correlatos a desta disciplina. Este fato tem sido alvo de questionamentos no campo educacional, pois, ocupa um espaço de suma importância no que diz respeito à formação do indivíduo, gerando a necessidade de criação de metodologias que, de fato, contribuam para a aprendizagem que se espera para cada discente. Muitos recursos educativos podem ser utilizados para fugir da rotina na sala de aula ou para despertar o interesse dos alunos em determinados conteúdos. Diante destas dificuldades foi elaborado um jogo de Bingo e questões de cálculos moleculares estes baseado em massa molecular e massa atômica, que auxiliará o professor nesta abordagem, além de fazer alusão ao tema, os cálculos serão representados por perguntas que fazem parte no cotidiano dos alunos. Desta maneira buscamos algumas aplicações e alguns cálculos mais comuns, para que o ensino deste conteúdo seja eficaz, afim de que se tornasse mais significativo e mais perceptível aos alunos.

Material e métodos

Para efetivação da pesquisa utilizou-se de métodos de abordagem, e métodos de procedimento, onde os resultados são avaliados quantitativamente baseando-se em questionários com perguntas fechadas aplicados aos alunos, sujeitos da pesquisa, com a finalidade de verificar se os jogos lúdicos podem ou não servir como meio capaz de motivar a aprendizagem de uma maneira significativa. Usando o suporte do delineamento experimental, haja vista que foi escolhido um grupo verde experimental, ao qual foi aplicado o ensino de química através da tecnologia educativa, e o grupo azul com o qual foram feitas comparações após a aplicação do método alternativo no grupo verde experimental. O processo de planejamento e aplicação das atividades aconteceu durante o ano letivo de 2014. A atividade foi desenvolvida em duas etapas distintas: na primeira etapa foi à elaboração da tecnologia educativa, “Bicatom” uma modalidade de jogos de bingo e questões referentes a cálculo molecular e massa atômica. Na segunda etapa, foi aplicado o jogo de bingo e perguntas sobre cálculo molecular e massa atômica em uma das turmas da EJA no ensino médio. Esta atividade foi realizada no primeiro semestre de 2015. O mediador retira uma carta de pergunta e lê para o aluno, as cartas são compostas com perguntas referentes a cálculo molecular e massa atômica, logo em seguida o aluno deverá calcular a massa molecular ou massa atômica se o resultado que o aluno encontra na resolução estive na sua cartela de bingo, ele a marcara. Assim que um participante chegar primeiro a marca todos os números na cartela do bingo, será recompensado com o lugar de primeiro colocado. Após coletados os dados dos alunos do grupo verde experimental obteve-se resultados passiveis de serem analisados estatisticamente, observando-se as opiniões e concepções dos alunos a cerca da metodologia alternativa adotada, da disciplina de Química, da sua aprendizagem, do seu rendimento entre outros.

Resultado e discussão

Ao serem indagados se consideravam que atividades lúdicas poderiam ajudar no processo, segundo a analise das respostas ilustradas no gráfico 1, o registro feito foi que: 68% dos alunos afirmaram que a aprendizagem ficou mais fácil de ser assimilada e 32% não acharam que houve facilidade na aprendizagem. Ou seja, estes alunos, na sua grande maioria, já estão propensos à aceitação de qualquer estimo externo que possibilite a facilitação do processo de ensino-aprendizagem. As análises das respostas dos alunos do grupo experimental sobre o jogo de Bingo e perguntas sobre os cálculo molecular e massa atômica, “Bicatom”, que estão registradas no gráfico 2. Quando questionados se a aula ficou mais interessante com o uso do jogo de Bingo. As respostas foram as seguintes: 75% acharam que a aula ficou mais interessante e apenas 25% não acharam muito importante a aplicação do jogo de bingo. Com base nas observações, podemos dizer que o uso da ludicidade deixa a aula mais interessante, provoca uma motivação nos alunos, ela promove uma aprendizagem significativa que ocorre de forma espontânea trabalha a interatividade entre os alunos a motivação, ou seja, é uma ferramenta facilitadora para um bom resultado no processo de ensino aprendizagem.

Conclusões

A modalidade da EJA exige que se busquem práticas educativas condizentes com a realidade do aluno. Repensar essa educação é um desafio para aqueles docentes que se propõem construir uma educação emancipadora, que considere o ser humano em todas as suas dimensões. Seguindo esse processo, as atividades lúdicas representam um caminho eficaz para uma metodologia mais humana, fraterna e libertadora. É na busca de novas metodologias de ensino por meio do lúdico que se pode conseguir uma educação de qualidade que realmente consiga ir ao encontro dos interesses e necessidades do educando.

Agradecimentos

Referências

ALMEIDA, Paulo Nunes de. Educação Lúdica: técnicas e jogos pedagógicos, 11ª ed. São Paulo: Edições Loyola, 2003.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 38ª ed. Edição especial. São Paulo: Paz e Terra, 1996. KNOWLES, Maycon. Aprendizagem de Resultados: uma abordagem prática para aumentar a efetividade da educação corporativa. Rio de Janeiro: Editora Campus, 2009.

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