PROJETO DE APOIO: QUÍMICA NA COZINHA, UMA ALTERNATIVA PARA O ENSINO DE QUÍMICA

ISBN 978-85-85905-15-6

Área

Ensino de Química

Autores

Ferreira, A.A. (IF SERTÃO PE) ; Silva, L.L. (IF SERTÃO PE) ; Miranda, J.O. (ESCOLA NOSSA SENHORA DE FATIMA) ; de Sousa Castro, E. (IF SERTÃO) ; Djane de Alencar Gomes Luz Gomes Luz, C. (IF SERTÃO)

Resumo

Este trabalho tem como objetivou demonstrar a realidade vivenciada pelos bolsistas do PIBID que atuam na Escola Estadual Nossa Senhora de Fátima apresentando experimentos como alternativa para melhorar o processo de ensino- aprendizagem. Sendo este, realizado a partir de atividade de pesquisa do PIBID, do curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Educação e Tecnologia do Sertão Pernambucano. A metodologia utilizada foi de caráter bibliográfico-exploratório, através de realização de experimentos com materiais do cotidiano e adotando a cozinha como laboratório de química, sendo que estes foram correlacionados aos conteúdos apresentados nas OTM (Orientações Teórico-Metodológicas) e PCNs para o Ensino Médio.

Palavras chaves

Prática Docente; Ensino de Química; Experimentos na Cozinha

Introdução

Dados do Censo Escolar (INEP, 2009) indicam que mais da metade (53,3%) dos professores que atuam no ensino médio na rede pública têm formação compatível com a disciplina que lecionam. Nas séries finais do ensino fundamental,a proporção é ainda menor: 46,7% de 617.571 docentes. Considerando também a quantidade de docentes que atua nos colégios brasileiros sem ter frequentado uma universidade o número é expressivo são 152 mil. Verificou-se ainda que, nas séries finais do ensino fundamental, apenas 10,4% dos professores de química têm licenciatura na área. No ensino médio, as estatísticas da inadequação entre diploma universitário e componente curricular ministrada em sala de aula são um pouco diferentes do fundamental. Em química, 28% dos profissionais dão aulas sem qualificação adequada.cidades interioranas. O município de Ouricuri está situado no Sertão do Araripe Pernambucano juntamente com outros nove municípios: Exu, Bodocó, Trindade, Araripina, Moreilândia, Granito, Ipubi, Santa Cruz e Santa Filomena. A Região do Araripe, ainda é carente do apoio e investimento educacional tendo em vista que convive com elevadas taxas de analfabetismo, principalmente na população jovem e adulta. As práticas laboratoriais em sala de aula, que são a aplicação das teorias químicas, favorecem a interação entre aluno e professor colaborando mutuamente na melhoria do currículo de ambos, no entanto, a falta dessas experiências não é responsabilidade apenas do professor, mas de todo o sistema governamental que não oferece meios para que os professores possam inserir estas práticas, mesmo assim, muitos professores utilizam de meios alternativos para fornecer o conhecimento necessário a total compreensão da Química. (OLIVEIRA, 2008, PINHEIRO et al., 2007, LEAL & MORTIMER,2008).

Material e métodos

O projeto química na cozinha vem sendo desenvolvido na Escola Estadual Nossa Senhora de Fátima. A iniciativa pelo projeto partiu dos bolsistas PIBID junto a supervisão da escola, abarcando o total apoio da coordenação de área. Foram realizados pré-testes para determinar se haveria ou não aceitação da introdução de atividades práticas com materiais do cotidiano dos discentes e com a certeza da aceitação, o objetivo deste trabalho foi a aplicação de experimentos de química relacionados a conteúdos de 9º ano e 1º ano do Ensino Médio, contribuindo, junto a estes, no processo de ensino e aprendizagem e ainda promovendo o desenvolvimento de habilidades e competências, enquanto docentes, dos alunos bolsistas. A seguir será apresentada a Tabela 1 que detalha todos os experimentos trabalhados durante o projeto e os conteúdos a quais estão relacionados, sendo que inicialmente a aula acontecia em sala de aula e ao final dos respectivos capítulos do livro acontecia a realização dos experimentos na cantina da escola.1. Vulcão na água; 2. Vulcão em casa; 3. Camada sobre Camada; 4. Produção de Cola; 5. Nuvem na garrafa; 6. Ovos a La Química; 7. Levitação química; 8. Misturas homogêneas e heterogêneas; 9. Densidade do ovo em água; 10. Balão sugado. 1. Substâncias Químicas; 2. Reações Químicas; 3. Polaridade de substâncias 4. Soluções e solubilidade; 5. Pressão e temperatura; 6. Funções inorgânicas; 7. Densidade, solubilidade; 8. Misturas; 9. Massa, volume, densidade; 10. Volume dos gases.A partir do projeto de utilização de experimentos, pode-se trabalhar com todos os conteúdos da disciplina aplicada, que vão desde química geral até química orgânica. O projeto visa alcançar o aprendizado dos alunos, de forma a facilita e melhorar a compreensão dos conteúdos.

Resultado e discussão

A utilização de experimentos é um excelente recurso para auxiliar o método de ensino e aprendizagem, pois através de aulas práticas, percebe-se maior interesse dos educandos pela disciplina e, a partir dos experimentos, os discentes poderão aprender na prática os conteúdos ministrados em sala de aula, já que os experimentos apresentam objetivo claro e coerente. A partir da realização destas atividades foi possível perceber a importância da utilização de novos recursos pedagógicos como meio de instrumentação para alcançar melhores resultados enquanto docente e melhorar os índices do IDEB.

Figura 1:

Realização de experimentos na cantina da Escola Nossa Senhora de Fátima.

Conclusões

A utilização de experimentos é um excelente recurso para auxiliar o método de ensino e aprendizagem, pois através de aulas práticas, percebe-se maior interesse dos educandos pela disciplina e, a partir dos experimentos, os discentes poderão aprender na prática os conteúdos ministrados em sala de aula, já que os experimentos apresentam objetivo claro e coerente. A partir da realização destas atividades foi possível perceber a importância da utilização de novos recursos pedagógicos como meio de instrumentação para alcançar melhores resultados enquanto docente e melhorar os índices do IDEB.

Agradecimentos

Ao IF SERTÃO-PE - Campus Ouricuri, a Escola Nossa Senhora de Fátima, ao Governo do Estado de Pernambuco pela parceria, e a Capes pela concessão das bolsas.

Referências

LEAL, Murilo; MORTIMER, Eduardo. Apropriação do discurso de inovação curricular em química por professores do ensino médio: Perspectivas e tensões. Ciência & Educação, Brasília, v. 14, n. 2, set. 2008. Ciência & Educação, Brasília, v. 13, n. 1.

Patrocinadores

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Apoio

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