APLICAÇÃO DA QUÍMICA NO COTIDIANO PARA OS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO: PRODUÇÃO DE PERFUMES

ISBN 978-85-85905-15-6

Área

Ensino de Química

Autores

Freitas, W.F. (INSTITUTO LUTERANO DE ENSINO SUPERIOR DE ITUMBIARA) ; Silva, C.R.S. (INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS - CAMPUS ITUMBIARA) ; Silva, A.P.T. (UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS)

Resumo

O artigo apresenta um estudo realizado aplicando a química no cotidiano com alunos de ensino médio de uma escola pública, através de um minicurso de produção de perfumes. O objetivo da pesquisa foi a contextualização da química para mostrar aos alunos a diversidade que essa disciplina abrange, podendo assim contribuir expressivamente para a aprendizagem dos alunos a partir de aulas mais dinâmicas e experimentos que contextualizem a teoria.

Palavras chaves

Educação; Contextualização; Aula Prática

Introdução

Os perfumes têm sido parte da vida civilizada há vários séculos, tanto para os homens como para as mulheres. A fragrância de um perfume é um complexo sistema de substâncias originalmente extraídas de algumas plantas tropicais ou de alguns animais selvagens. Uma grande contribuição da química sintética tem sido, sem sombra de dúvida, a possibilidade de preservação de certas espécies animais e vegetais que corriam o risco de extinção devido à procura desenfreada de óleos essenciais (DIAS, 1996). A partir disso e da variedade de produtos químicos utilizados na produção de perfumes, este tema estabelece uma relação direta com a química, possibilitando assim, a utilização do mesmo como tema de uma aula prática experimental para alunos do ensino médio objetivando uma contextualização da química para mostrar aos alunos a diversidade que essa disciplina abrange, buscando assim, uma aprendizagem significativa com o intuito de fazer com que esses alunos, futuros vestibulandos, despertem um interesse pela química que na maioria das vezes é rejeitada. Há a necessidade de discutir a experimentação como recurso pedagógico nos cursos de Química, pois alunos e professores têm teorias epistemológicas arraigadas que necessitam ser problematizadas (GALIAZZI, 2004).

Material e métodos

O projeto foi aplicado na forma de um minicurso ministrado em duas etapas para alunos do ensino médio de uma escola pública. Na primeira etapa, foi apresentado aos alunos através de uma aula expositiva dialogada, a história dos perfumes, os processos de obtenção de matérias primas e os processos de produção de fragrâncias, que por sua vez é a matéria-prima mais importante de um perfume, se caracterizando como “um composto orgânico volátil com a característica de dar cheiro ao perfume” (SURBUG, 2006). A segunda etapa foi realizada em um laboratório de química, onde foi apresentado aos alunos o processo de produção do perfume, que por sua vez, não é tão complexo. Foram utilizadas na parte experimentais as vidrarias do laboratório, e como ingredientes / matérias-primas, fragrâncias adquiridas em lojas especializadas, água destilada, álcool de cereis (disponível em farmácias de manipulação), galaxolide (disponível em farmácias de manipulação) que é usado em perfumes como fixador.

Resultado e discussão

Durante a realização do minicurso, pode-se perceber que os alunos se mostraram muito atentos e participativos. No laboratório foi realizada a parte prática, onde os alunos fizeram a mistura dos ingredientes, cada uma em sua proporção, tirando dúvidas e se mostrando interessados no experimento, chegando assim no perfume final. Foi possível também estabelecer uma relação das matérias-primas utilizadas com as funções orgânicas, e também com o conteúdo de interações intermoleculares, ligações químicas e polaridade, relacionando com a solubilidade de cada matéria-prima utilizada, observando como as mesmas se comportavam ao entrar em contato com outros ingredientes. Foi disponibilizado como brinde para os alunos uma amostra de 20 mL do perfume produzido.

Conclusões

Os resultados obtidos mostraram que a realização deste minicurso utilizando aulas práticas para os alunos, contextualizando a química no nosso dia-a-dia, pode contribuir expressivamente para a aprendizagem dos alunos a partir de aulas mais dinâmicas e experimentos que contextualizem a teoria, os alunos se tornam mais interessados e participativos das aulas, obtendo-se assim um melhor aproveitamento da parte teórica proposta aos alunos.

Agradecimentos

Agradecemos a Lígia - Rai Ingredientes Industrial S.A.; a Coordenação do Curso de Química Bacharelado do Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara.

Referências

Dias, S. M.; Silva, R. R. Perfumes: Uma Química Inesquecível. Química Nova na Escola, n.4, p.3-6, 1996. Disponível em: <http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc04/quimsoc.pdf>. Acesso em 03 ago. 2013. 16:26:13.

Galiazzi, M. C.; Gonçalves, F. P. A natureza pedagógica da experimentação: uma pesquisa na licenciatura em Química. Química Nova, vol. 27, n.2, p.326-331, 2004. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/qn/v27n2/19283.pdf>. Acesso em: 26 out. 2012. 16:23:15.

Surbug, H.; Panten, J. Common Fragrance and Flavor Materials: Preparation, Properties and Uses preparation properties and uses, Weinheim. Republic
of Gemany, 2006.

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