QUÍMICA DA SAÚDE E DA BELEZA: UMA OFICINA DESENVOLVIDA PELOS BOLSITAS DO PIBID/EEBA NO ESTUDO DE FUNÇÕES ORGÂNICAS.

ISBN 978-85-85905-15-6

Área

Ensino de Química

Autores

Moraes, P. (IFAM/CAMPUS MAUÉS) ; Coelho Cardoso, T. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS) ; Gloria, A. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS) ; Nascimento da Silva, C. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS) ; Fernandes da Silva, K. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS) ; Campelo de Assis Junior, P. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS) ; Barbosa Guerreiro, D. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS) ; Braga de Castro, F. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS) ; Azevedo dos Santos, V. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS UEA) ; Izuka Zanelato, A. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS UEA)

Resumo

A escola deve preparar o cidadão para atuar conscientemente na sociedade, para tanto, o ensino de química deve oferecer subsídios para que os alunos compreendam o mundo que os cerca. Observando os interesses dos alunos do 3° ano da Escola Estadual Brandão de Amorim, os bolsistas do PIBID contextualizaram o ensino de Funções Orgânicas com uma oficina intitulada “QUÍMICA DA SAÚDE E DA BELEZA”. A temática utilizada foi escolhida devido à sua importância social, bem como pelos vários grupos funcionais presentes nos princípios ativos dos produtos de beleza utilizados em tratamentos estéticos. Além disso, a atividade que envolveu pesquisa, estudo de dados e apresentação em forma de oficina despertou no discente questões relacionadas ao uso sem limites e inconscientes de produtos de beleza.

Palavras chaves

FUNÇÕES ORGANICAS; PRODUTOS DE BELEZA; QUIMICA DO DIA-A-DIA

Introdução

O desenvolvimento científico nos últimos séculos têm permitido o atendimento das necessidades básicas (saúde, alimentação e beleza) de uma significativa parcela da crescente população humana. Em Parintins/Amazonas, a busca por um padrão de beleza que corresponda às expectativas para participação, como item, na Festa Folclórica de Boi-Bumbá, faz com que homens e mulheres dediquem muito mais tempo, recursos e esforços ao cultivo da melhor aparência possível, esquecendo no entanto das consequências do uso errôneo e ação no organismo humano desses produtos. De acordo com Moraes (2003) “é preciso partir do conhecimento dos alunos, percebido por suas manifestações e discursos, constituído no meio social em que se inserem”. Nesse sentido, a utilização da oficina “Química da saúde e da beleza” envolveu diversos conceitos sobre funções orgânicas e suas implicações na vida do cidadão Parintinense. O discente foi provocado a compreender os conceitos científicos que estão relacionados a materiais cotidianos, quando entrevistou profissionais de salão de beleza, frequentadores de academias, participantes da festa folclórica e sistematizou essas informações em documentários, jogos, dramatizações e paródias.

Material e métodos

A proposta foi desenvolvida com alunos do terceiro ano do Ensino Médio na Escola Brandão de Amorim, Parintins/Amazonas. Inicialmente, foi apresentado à turma vídeos e slides identificando os grupos funcionais orgânicos. Em seguida, organizados em grupos de 5 componentes e sob a supervisão do professor e bolsistas do PIBID, os alunos foram a campo, entrevistando profissionais de salões de beleza, academias, farmácias, brincantes de Boi-Bumbá, no intuito de conhecer quantitativamente a manipulação de produtos orgânicos, como em escova progressiva (formaldeído), cosméticos (fenóis), anabolizantes (hormônios sintéticos), estimulantes ente outros. Após as entrevistas, os alunos reunidos em grupos estudaram os áudios, vídeos e registros fotográficos para identificar os produtos orgânicos utilizados em tratamentos de beleza durante o festival. Do material pesquisado foram selecionados para apresentação na escola, o documentário a “utilização de formaldeído nos esmaltes e escova progressiva”, a dramatização “o uso de esteroides”, o jogo lúdico “estimulantes para maratona da festa folclórica” e a paródia “cola de sapateiro utilizada na confecção de indumentárias”. A pesquisa foi apresentada a todos os alunos do turno noturno da escola sem influência de opiniões e os próprios alunos perceberam a relação entre as estruturas químicas das moléculas e as influências que elas têm sobre nosso corpo.

Resultado e discussão

A proposta desta atividade teve seu objetivo alcançado quando contextualizou o ensino de funções orgânicas e estabeleceu ligações entre a vida cotidiana e os conceitos a serem ministrados, promovendo um aumento da aprendizagem e questionamentos de atos e atitudes de riscos na busca de um padrão de beleza. O discente que faz parte de um contexto social, compreendeu a importância da Química e seus conceitos em produtos de beleza, produzindo uma reflexão sobre a ética da estética. A dramatização, “o uso de esteroides”, foi a oficina que mais chocou os alunos por apresentar um fato corriqueiro na vida do cidadão parintinense, muito utilizado para emagrecer, por provocar um aumento no metabolismo do organismo e que atualmente tem alcançado níveis alarmantes. Ao realizar o estudo de funções orgânicas e ainda envolver o educando em problemáticas vivenciadas, avaliamos de forma exitória a atividade aplicada aos alunos do 3°ano da Escola Brandão de Amorim.

Apresentação dos Grupos

Alunos do terceiro ano apresentando os seus resultados da pesquisa de campo.

Conclusões

Uma das grandes dificuldades no aprendizado da química, muitas vezes, é a maneira mecânica e o método tradicional que o professor transmite os conteúdos aos seus alunos. Esse método torna os conteúdos verdades absolutas e inquestionáveis. Na oficina “Química da saúde e da beleza” os alunos aprenderam que a sua realidade social e cotidiana tem relação com a química. Dessa forma a criação de condições agradáveis para a aprendizagem da disciplina, aproveitando a vivência dos alunos e tradição cultural, reconstruiu conhecimentos químicos e assim o aluno pode refazer a leitura do seu mundo.

Agradecimentos

Referências

CHASSOT, A. I. A Educação no Ensino da Química. Ijuí: Ed. Unijuí.

DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A. Metodologia do ensino de ciências. São Paulo: Cortez.

SOLOMONS, T. W.; GRAHAM. Química Orgânica. Trad. Horacio Macedo. 6ª edição. Riode Janeiro: LTC.

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