A RELEVÂNCIA DA EXPERIMENTAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DO CONTEÚDO DE QUÍMICA PARA OS ALUNOS DO SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO

ISBN 978-85-85905-15-6

Área

Ensino de Química

Autores

Wanderley, L. (UEG) ; Silva, V. (UEG) ; Júnior, C. (UEG) ; Silva, S. (UEG)

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo promover a interação entre teoria e prática para o ensino de Química. Foram realizadas quatro aulas experimentais de caráter demonstrativo-investigativo para duas turmas do segundo ano do ensino médio no período matutino do Colégio Estadual Polivalente Frei João Batista sob a supervisão da professora regente Sandra Rita. O trabalho apresentou resultados promissores, apesar da dificuldade dos alunos com conceitos matemáticos e de língua portuguesa. Por outro lado, em relação aos conteúdos de química abordados nos experimentos, observou-se uma melhora notável no processo de ensino e aprendizagem dos alunos, o que serviu para confirmar a relevância da experimentação para os alunos do ensino médio, com relação à disciplina de Química.

Palavras chaves

Experimentação; ensino e aprendizagem; conteúdos de Química

Introdução

No ensino de ciências, a experimentação pode ser uma estratégia eficiente para a criação de problemas reais que permitam a contextualização e o estímulo de questionamentos de investigação. Nessa perspectiva, o conteúdo a ser trabalhado caracteriza-se como resposta aos questionamentos feitos pelos educandos durante a interação com o contexto criado, possibilitando, desta forma, uma maior compreensão de todos aqueles que estão envolvidos no processo de ensino e aprendizagem. A experimentação pode ser utilizada para demonstrar os conteúdos trabalhados, mas utilizar a experimentação na resolução de problemas pode tornar a ação do educando mais ativa (GUIMARÃES, 2009), o que é capaz de facilitar a interconexão entre os diferentes tipos de saberes, inerente a cada um dos alunos. À medida que se planejam experimentos com os quais é possível estreitar o elo entre motivação e aprendizagem, espera-se que o envolvimento dos alunos seja mais vívido e, que isso, promova evoluções em termos conceituais e participativos. Um envolvimento vívido pode ser compreendido, tendo por base o próprio pensamento freiriano, como a práxis (ação e reflexão) do aluno frente ao desafio que, no presente caso, é a interpretação dos resultados dos experimentos. Nesta situação, é importante ressaltar que a ação e reflexão não podem ser destituídas uma da outra (FRANCISCO JÚNIOR; FERREIRA; HARTWIG, 2008). Com base neste contexto, o objetivo do presente trabalho foi promover, por meio da experimentação, a interação entre teoria e prática dos conteúdos de Química, para os alunos do segundo ano do ensino médio de uma escola pública da cidade de Anápolis-GO.

Material e métodos

Para a realização do trabalho com os educandos, foi planejado, inicialmente um conjunto de atividades experimentais que se relacionassem de forma intrínseca com os conteúdos que estavam sendo ministrados pela professora regente da disciplina de Química. Em seguida, as atividades foram desenvolvidas e testadas previamente, com a finalidade de evitar equívocos durante a realização dos experimentos. Foram realizadas quatro atividades experimentais de caráter demonstrativo-investigativo, ministradas para duas turmas do segundo ano do ensino médio do período matutino do Colégio Estadual Polivalente Frei João Batista, localizado na cidade de Anápolis-GO. As atividades foram todas realizadas no horário normal de aula. Os conteúdos ministrados foram: normas de segurança de laboratório; revisão de fórmulas químicas; vidrarias e equipamentos de laboratório; confecção de relatórios; preparação e padronização de soluções; titulação e volumetria; condutividade elétrica de soluções, polaridade e solubilidade de substâncias. Por meio de questionários, foi possível verificar que os alunos tinham conhecimento prévio, referentes aos conteúdos apresentados nas aulas experimentais, visto que, as mesmas foram baseadas em conteúdos, previamente ministrados pela professora regente, no decorrer das aulas teóricas da disciplina de Química. Este trabalho foi desenvolvido como parte das atividades práticas, necessárias para a realização do estágio supervisionado e contou com o auxílio de uma bolsista do PIBID.

Resultado e discussão

Em relação às atividades experimentais, há um consenso geral entre os professores, de que tais atividades desempenham um papel fundamental no que concerne ao processo de ensino e aprendizagem (GALIAZZI, 2001). Dessa forma, a presente proposta, teve como meta principal, utilizar atividades experimentais para alcançar resultados mais efetivos e dinâmicos, no processo de ensino e aprendizagem, uma vez que, buscou-se um vínculo maior, entre os conteúdos ministrados pela professora regente da disciplina de Química, em sala de aula e as atividades experimentais, realizadas em laboratório, como atividade complementar. O que foi notório perceber nos alunos foi à dificuldade apresentada na confecção dos relatórios, que apresentaram inúmeros erros gramaticais e de concordância, demonstrando uma dificuldade cada vez mais frequente, na compreensão da língua portuguesa. Outra dificuldade encontrada com bastante frequência e em maior proporção que a língua portuguesa, foi àquela relacionada aos conceitos de matemática, principalmente nas atividades envolvendo operações de adição, subtração, multiplicação e divisão, que são operações matemáticas básicas e, podem ser consideradas, como de fácil compreensão. Com relação às atividades relacionadas aos conteúdos da disciplina de Química, os educandos fizeram questionamentos, emitiram opiniões, aprenderam como se portar dentro de um laboratório, buscaram compreender importância de se ter responsabilidade sobre os seus atos e, acima de tudo, tiveram curiosidade e interesse, se envolveram concretamente nas atividades experimentais, que, de uma forma ou de outra, contribuíram sistematicamente na construção do conhecimento que estava sendo adquirido pelos alunos, ou seja, os auxiliou no processo de aprendizagem do conteúdo da disciplina.

Conclusões

Os resultados mostraram que, a dificuldade dos alunos em compreender alguns conteúdos de Química, pode ser superada/minimizada por meio da utilização de atividades experimentais, visto que, os educandos envolvidos no trabalho, conseguiram melhorar sua capacidade de assimilação, pois os experimentos empregados, ou tiveram vínculo com o cotidiano dos mesmos, ou com os conteúdos teóricos, previamento discutidos em aula. Percebeu-se ainda, que a experimentação é um recurso pedagógico relevante, que auxilia os alunos, tanto na construção de conceitos, quanto no processo de ensino e aprendizagem.

Agradecimentos

Os Autores agradecem ao grupo gestor e aos alunos do Colégio Estadual Polivalente Frei João Batista, bem como ao PIBID/CAPES/UEG/Química Licenciatura.

Referências

GALIAZZI, M. C.; ROCHA, J. M. B.; SCHMITZ, L. C.; SOUZA, M. L.; GIESTA, S.; GONÇALVES, F. P. Objetivos das Atividades Experimentais no Ensino Médio: A Pesquisa Coletiva como Modo de Formação de Professores de Ciências. Ciência & Educação, Vol. 7, n. 2, pp. 249-263, 2001.

GUIMARÃES, C. C.; Experimentação no Ensino de Química: Caminhos e Descaminhos Rumo à Aprendizagem Significativa. Química Nova na Escola, Vol. 31, n. 3, pp. 198-202, 2009.

FRANCISCO JÚNIOR, WILMO E.; FERREIRA, L. H.; HARTWIG. D. R. Experimentação Problematizadora: Fundamentos Teóricos e Práticos para a Aplicação em Salas de Aula de Ciências. Química Nova na Escola, Vol. 30, n. 3, pp. 34-41, 2008.

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