FABRICAÇÃO DE MATERIAIS DE LIMPEZA COMO INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM.

ISBN 978-85-85905-15-6

Área

Ensino de Química

Autores

da Cruz Oliveira Júnior, P. (IFPI) ; Elliton Feitoza de Almeida, E. (IFPI) ; Santos Silva, E. (IFPI) ; Fernandes de Sousa, G. (IFPI) ; de Oliveira Pereira, J. (IFPI) ; Nunes da Silva Lopes Júnior, N. (IFPI) ; Ferreira Carcará da Silva, A.C. (IFPI)

Resumo

Este trabalho teve como objetivo abordar de maneira prática conceitos relacionados aos ácidos, bases, misturas e reações químicas e algumas reações de química orgânica por meio da fabricação de três tipos de sabão, e também conscientizar os alunos para a importância do reaproveitamento de óleos e gorduras, destacando os prejuízos que esses produtos podem causar ao meio ambiente, trazendo, deste modo, o ensino para um contexto social e de formação humana. A contextualização foi feita previamente em aula expositiva pelo professor, depois os alunos realizaram os experimentos e seguiu-se a explicação de alguns conteúdos pelos discentes.

Palavras chaves

Fabricação; Material de Limpeza; Química Orgânica

Introdução

Uma preocupação constante dos educadores na atualidade é a priorização de metodologias aptas a tornar o processo ensino-aprendizagem mais produtivo, mostrando as relações da química com a sociedade (VERANI, 2000). A aprendizagem só ocorre, de fato, quando o aluno consegue relacionar o conteúdo abordado em sala de aula com o meio em que ele vive. Os produtos de limpeza estão diretamente presentes na vida da sociedade e relacionados com a química orgânica. Por esse motivo, saber como essas substâncias são produzidas, como agem e como são degradadas pela natureza torna-se fator importante para que nossa interação com o meio seja mais madura e consciente (BARBOSA, 1995). Baseado nisso, foram produzidos nesse trabalho três tipos de sabão, como estratégia de aprendizagem para alunos assistidos pelo programa PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência), com o objetivo de não apenas ensinar a produção de sabões e detergentes, mas sensibilizar e promover ações educativas que contribuam para a melhoria da qualidade ambiental por meio do reaproveitamento dos resíduos provenientes de frituras na produção de sabões de forma artesanal. Além disso, oportunizou-se aos alunos entender e identificar os conceitos de mistura, solução, ácidos e bases e reações químicas. Fizemos estes experimentos em duas turmas de 1º ano de uma Escola Estadual da cidade de Teresina, Piauí, com 70 alunos.

Material e métodos

Foram feitos três tipos de sabão, dividimos a turma em três grupos, cada grupo era responsável por um experimento, tanto a explicação como a prática, e eram orientados por um estagiário (Pibidiano), segue as formulações e modo de preparo de cada experimento: 1. Sabão com óleo e detergente: Materiais: • 6 litros de óleo usado • 1 litro de soda cáustica líquida • 1 litro de detergente de coco Modo de Preparo: Despeje todo o conteúdo em um recipiente plástico. Não mexa. Despeje o conteúdo em outro recipiente e troque de recipiente, passando de um para o outro por quatro vezes. Não passe mais vezes, pois a mistura endurece e fica difícil tirar do recipiente. Despeje em uma caixa de papelão e espere até secar. 2. Sabão de cinzas: Materiais: • 5 kg de sebo • 2,5 kg de cinzas • 5 litros de água • 1/2 kg de soda cáustica Modo de Preparo: Derreta o sebo em fogo baixo até ficar uniforme. Ferva a água com as cinzas por 4 horas, deixe que elas decantem e use somente a água para juntar ao sebo. Mexa bem. Junte a soda bem devagar e já fora do fogo mexa bem até dissolver. 3. Sabão líquido. Materiais: • 750 ml de azeite ou óleo de cozinha • 250 gramas de soda cáustica • 750 ml de álcool • 500 ml de água • 13 litros de água. • 30 ml de essência do gosto ou a mais tradicional de coco ou erva doce. Modo de Preparo: Dilua primeiro a soda em meio litro de água agitando com cuidado pelo menos por 5 minutos. Adicione o álcool e o óleo e mexa por uns 10 minutos. Adicione os 13 litros de água aos poucos e vai mexendo sempre por mais 10 minutos Adicione a essência ou pode deixar sem se preferir. Os grupos fizeram todos os experimentos e ao final foi passado um questionário para saber o que os alunos absorveram com a prática.

Resultado e discussão

As aulas teóricas (assuntos sobre ácidos, bases, misturas e reações químicas) foram preparadas de forma a evidenciar aos alunos que a obtenção de sabões e detergentes não se resume ao trabalho manual de misturar diferentes ingredientes e que existem teorias que explicam adequadamente os fenômenos ocorridos. Fizemos estes experimentos em duas turmas de 1º ano de uma Escola Estadual da cidade de Teresina, Piauí, com 70 alunos.Algumas questões: 1- Diferencie sistema homogêneo e sistema heterogêneo. A maioria dos alunos (75%) soube diferenciar os dois tipos de sistema, inclusive dando exemplos como óleo e água; água e sal; etc. 2- O que é uma mistura? 70% dos alunos souberam responder e ainda deram exemplos de misturas. 30% não responderam. 3- Durante o projeto, o que aprendemos acerca das várias normas de segurança para se trabalhar no Laboratório de Química? 90% dos alunos falaram sobre as proteções que devemos ter em relação à segurança de si e dos outros, citaram o uso de jalecos, luvas, máscaras e alguns falaram sobre a manipulação de alguns reagentes químicos; 10% dos alunos não responderam. 4- Na produção de sabão, várias reações químicas fazem parte do processo de transformação de óleo em sabão, ao se adicionar soda cáustica ao óleo de fritura. Qual o nome da reação principal que ocorre na produção do sabão em barra? 85% dos alunos responderam, alguns até desenharam a reação; 15% dos alunos não responderam. Os alunos mantiveram-se atentos à aula experimental e à forma de sabão obtido, trocaram informações entre si ou recorreram ao professor e aos estagiários (Pibidianos) a respeito de problemas pertinentes.Após o trabalho, constatou-se que os resultados foram positivos, pois os alunos se interessaram e se empenharam em participar da execução do projeto.

Conclusões

A fabricação de sabão é uma atividade simples e de baixo custo que abrange temas da química de forma interdisciplinar e contextualizada, despertando no aluno maior interesse pela disciplina e conscientizando-o de seu papel de cidadão na conservação do meio ambiente. Atividades como essas ajudam o professor a cumprir com o sua missão de formador de pessoas críticas e conscientes do seu papel, como cidadãos, na preservação de recursos naturais.

Agradecimentos

Agradecemos a todas as pessoas que nos ajudaram na realização desse processo. E ao Pibid pelo apoio.

Referências

VERANI, Cláudio Nazari; GONÇALVES Débora Regina; Nascimento, Maria da Graça. Sabões e Detergentes como Tema Organizador de Aprendizagem no Ensino Médio. Química Nova na Escola, N° 12, 2000.

BARBOSA, André Borges; SILVA, Roberto Ribeiro da. Xampus. Química Nova na Escola, nº2, 1995.

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