BINGO CONTEXTUALIZADO DOS HIDROCARBONETOS: uma proposta para o ensino dos hidrocarbonetos em turmas do ensino médio do IFMA Campus Caxias

ISBN 978-85-85905-15-6

Área

Ensino de Química

Autores

Novaes Rocha, K. (IFMA CAMPUS CAXIAS) ; Araújo Lima, A. (IFMA CAMPUS CAXIAS) ; Pinto Andrade, E. (IFMA CAMPUS CAXIAS) ; Andrade Soares, A. (IFMA CAMPUS CAXIAS) ; Carvalho Torres, J. (IFMA CAMPUS CAXIAS) ; Alberto Pavão Pessôa, P. (IFMA CAMPUS CAXIAS)

Resumo

Os jogos didáticos são sempre uma alternativa de inovar em relação ao ensino e aprendizagem, seguindo essa linha, o bingo contextualizado dos hidrocarbonetos foi elaborado a fim de proporcionar aos estudantes uma assimilação mais clara do referido conteúdo, no qual muito presente no dia a dia. Os resultados foram satisfatórios, o recurso foi aplicado de forma excepcional, tal que os alunos tiveram boa aceitação com o jogo interagindo melhor com o assunto elaborado e aplicação. Assim as aulas de Química tornaram-se mais atrativas e contextualizadas, contribuindo para um melhor desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem.

Palavras chaves

Jogo didático; Hidrocarbonetos; Contextualização

Introdução

O conteúdo de hidrocarbonetos em Química Orgânica é um dos temas mais importantes, suas aplicabilidades no dia a dia são de grande destaque. Geralmente, o ensino do referido conteúdo é limitado à demonstração de regras e teorias, consequentemente a aulas monótonas e descontextualizadas. Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio - PCNEM (BRASIL, 2002), ressalta que o processo de ensino aprendizagem em Química, não devem se resumir à mera transmissão de informações, seus interesses e suas vivências. Esse aprendizado deve possibilitar ao aluno a compreensão tanto dos processos químicos em si quanto da construção de um conhecimento científico em estreita relação com as aplicações tecnológicas e suas implicações ambientais, sociais, políticas e econômicas. Visando contribuir na formação e desenvolvimento de habilidades, o professor de Química pode utilizar várias estratégias, entre elas os jogos que vêm sendo cada vez mais empregados no ensino de Química. Para Santana (2008), as atividades lúdicas é uma prática privilegiada para a aplicação de uma educação que vise o desenvolvimento pessoal e a atuação cooperativa na sociedade, como também instrumento motivador, atraente e estimulador do processo de construção do conhecimento. Nesse contexto, a proposta do trabalho se deu na aplicação de um bingo referente ao conteúdo de hidrocarbonetos. É importante destacar que o jogo foi de forma contextualizada, pois visa a dar significado ao que se pretende ensinar. Nessa perspectiva o presente trabalho tem como objetivos contextualizar os Hidrocarbonetos com o cotidiano, assimilar nomenclaturas, perceber a importância dos compostos estudados, e propiciar a sociabilização dos alunos durante a aplicação de modo a facilitar o ensino e aprendizagem.

Material e métodos

O presente trabalho foi desenvolvido no âmbito da disciplina de Metodologias para o ensino de Química, ministrada pelo prof. Me. Pedro Alberto Pavão Filho, no qual foram obedecidas as seguintes etapas: escolha do conteúdo a ser trabalhado; pesquisa bibliográfica; construção do jogo didático; e aplicação do mesmo. A ideia de adotar o recurso didático surgiu a partir do trabalho de Silva et al. (2013). Na construção do material didático, foram confeccionadas cartas impressas em papel cartão numeradas de 1 a 18, contendo informações referentes aos hidrocarbonetos, como por exemplo, ciclo-hexano, ciclopentano, parafinas, butano, metano, etino, eteno, propano, e pentano. Destacando-se a importância e aplicabilidade de cada composto. O jogo foi aplicado com alunos da 3ª série do ensino médio, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - Campus Caxias. Inicialmente, anotou-se no quadro alternadamente o nome ou fórmulas estruturais dos compostos. Os alunos foram orientados a confeccionarem suas cartelas com papel A4 repassadas pelos acadêmicos, contendo oito espaços, onde cada um escolheu 8 compostos dos 18 expostos no quadro, ficando a critério dos alunos quanto a suas escolhas. Procedendo - se com o bingo, as cartas eram sorteadas de acordo com a numeração escolhida pelos alunos, que analisariam as informações à medida que iam sendo sorteadas e de acordo com a resposta marcavam suas cartelas, de tal forma que o ganhador seria aquele que preenchesse primeiro de forma correta.

Resultado e discussão

A partir das ações do trabalho, precisamente no desenvolvimento de atividades lúdicas, e na contextualização do ensino de hidrocarbonetos, notou - se uma maior assimilação do conteúdo abordado, pois funcionou como meio de envolvê-los no tema em estudo, não ficando somente sob a tutela do livro didático. Foi possível tirá-lo da situação de receptor passivo, tornando-o motivado e participativo. O recurso didático estimulou a atenção dos alunos, uma vez necessária para preenchimento das "cartelas" corretamente, desenvolvendo uma maior habilidade de aprendizagem, dessa forma tornando-se um recurso alternativo eficaz , para uma contribuição no ensino da disciplina de Química, de forma divertida. A contextualização do conteúdo trouxe ênfase ao cotidiano do aluno, mostrando que o conhecimento adquirido em sala de aula tem aplicação prática na vida destes. Além disso, possibilitou ao alunado sentir que o saber não é apenas um acúmulo de conhecimentos técnico-científicos, mas sim uma ferramenta que os prepara para enfrentar o mundo, permitindo-lhe resolver situações até então desconhecidas.

Conclusões

O trabalho desenvolvido foi de grande contribuição no ensino de Química, observados nos bons resultados. Os alunos sentiram-se motivados com a dinamização das atividades, puderam perceber a importância dos hidrocarbonetos, havendo maior assimilação de nomenclaturas e fórmulas estruturais de cada composto.

Agradecimentos

Primeiramente à Deus, ao professor Pedro Alberto Pavão Pessôa, aos alunos do ensino médio e ao IFMA Campus Caxias.

Referências

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCNEM) – Ensino Médio; Ministério da Educação, 2002.

SANTANA, E.M. e REZENDE, D.B. O Uso de Jogos no ensino e aprendizagem de Química: Uma visão dos alunos do 9º ano do ensino fundamental. In: XIV Encontro Nacional de Ensino de Química. Anais, 2008, Curitiba-PR

SILVA, J.C.S; SILVA, R.C; LORENZO, J.G.F; SANTOS, M.L.B; NETO, A.S; SANTOS,S.R.B. Bingo contextualizado dos hidrocarbonetos: um recurso didático para o ensino de Química. In. 53º Congresso Brasileiro de Química, 14-18 Out. 2013, Rio de Janeiro. Disponível em: <http://www.abq.org.br/cbq/2013/trabalhos/6/2878-14738.html> Acesso em: 10 de Outubro de 2014.

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