Informática no ensino de química na Escola Estadual Dom Idílio José Soares: Uma abordagem metodológica por meio de simulações computacionais

ISBN 978-85-85905-15-6

Área

Ensino de Química

Autores

Silva, A.L.L. (IF SERTÃO-PE) ; Marcelino, R.M. (IF SERTÃO-PE) ; Ribeiro, F.A.S. (IF SERTÃO-PE) ; Marques, V.S. (IF SERTÃO - PE)

Resumo

Atualmente, os alunos das séries iniciais tem uma visão contrária e desmotivadora dos conteúdos de química. Com base nesse contexto, esse projeto foi desenvolvido com o objetivo de minimizar as deficiências de aprendizagem dos alunos do 9° ano do ensino fundamental da escola Dom Idílio José Soares com a disciplina química, possibilitando um melhor entendimento e compreensão dos alunos das turmas de nono ano da escola. Após a aplicação do projeto, pode – se perceber uma grande diferença no nível de interesse e compreensão dos alunos á disciplina e os conteúdos de química abordados. A grande maioria dos alunos demonstrou forte interesse à disciplina de química, quando compreenderam os conteúdos de química com o auxílio de simulações computacionais

Palavras chaves

Informática; Química; Comprensão

Introdução

Em certas áreas, como a Química, a prática de ensino pode ser favorecida pela experimentação como ferramenta instrucional. A aprendizagem de muitos conceitos químicos é favorecida quando ocorre abordagem experimental. Este aspecto deve ser aproveitado como agente facilitador da interação professor- aluno embora represente dificuldades de ordem material que tornam a experimentação proibitiva em escolas com poucos recursos. É importante avaliar como a utilização do computador pode contribuir no processo educacional já que, na tentativa de contextualizar a teoria e a prática no ensino de Química, a utilização de recursos computacionais nas aulas pode representar uma alternativa viável. Um tipo de programa de informática que pode ser usado com fins didáticos é representado pelos programas de simulação que permitem destacar aspectos específicos do conteúdo abordado e orientar a tomada de decisões em experimentos, situação que favorece muito a compreensão dos conceitos químicos. Esse projeto foi pensado devido à deficiência que alguns alunos do 9° ano do ensino fundamental da escola Dom Idílio José Soares, que demonstram para com a disciplina de ciências e em especial a química. Os alunos tinham grandes dificuldades de entender as reações químicas e ligações químicas, portanto acreditamos que utilizar um objeto que eles já estão acostumados a usar diariamente que chamamos de ferramenta chave não só para o ensino de química mais também para todas as outras disciplinas se bem utilizado, a favor de todos os alunos e sem trazer nenhum constrangimento para eles. Então, o objetivo principal desse projeto ser aplicado na escola Dom Idílio José Soares, foi possibilitar aos alunos das turmas de nono ano uma compreensão dos conteúdos de química por meio de simulações computacionais.

Material e métodos

A aplicação desse projeto dividiu – se em duas etapas: Primeira etapa: elaboramos avaliações escritas para todas as turmas do nono ano da escola Dom Idílio José Soares com o objetivo de identificar quais os conteúdos que os alunos têm mais dificuldades na ária de química. Após o final das avaliações, observamos que a grande maioria tiveram muitas dificuldade em compreender o conteúdo de reações. O meta principal foi identificar os principais conteúdos que eles tinhas mais dificuldades e se possível, o uso de simulações computacionais fosse um auxílio para o entendimento doa alunos a disciplinas, sendo assim, despertar uma motivações dos demais a disciplina de química. Segunda etapa: Após ter identificados os conteúdos que a grande maioria dos alunos teve dificuldades, selecionamos os programas para auxiliar nas aulas, para possibilitar assim um melhor desempenho dos demais. Essas simulações computacionais de reações químicas possibilita uma melhor compreensão dos conteúdos trabalhos.

Resultado e discussão

Utilizamos computadores para demonstrar como a simulação de moléculas acontecia, por meio de um só clique. Os alunos no começo ficaram surpresos, também por não conhecerem esse mundo de simulações, com a dimensão de propostas e simulações que acontece com os elementos e com alguns exemplos do dia a dia do estudante como, usar ácidos para conter a base e a base para conter o ácido. Como por exemplo, “os sais de frutas de farmácia combatendo uma azia no estomago”. Utilizamos também aulas ministradas anteriormente nas salas de aulas dos 9°anos do ensino fundamental, as dificuldades e as barreiras que o aluno encontra na disciplina de ciências, não usando somente a química em si, más tentando mostrar que por meio de simulações computacionais eles poderiam aprender sem fugir da sala de aula e do compromisso que cada um dos alunos tem. Com esse trabalho conseguimos despertar no aluno o interesse de adentrar mais no ensino de ciências em especial a química, e não utilizar o computador apenas para acessar a internet usando redes sociais e jogos não educacionais. Devido a esse interesse as redes sociais, formamos um grupo na pagina do facebook com os alunos dos 9° anos, grupo esse que cada um dos alunos cite as suas dificuldades, e por meio disso, nós bolsistas ajudamos com explicações, atividades, trabalhos e etc, levando problematizações e respostas para que eles utilizem a internet para o estudo. Os resultados que obtivemos foram ótimos, contando com o maior desempenho dos alunos em avaliações e atividades feitas pelo professor de ciências, com maiores resultados, interesse total dos alunos, outras opiniões em relação ao ensino de química integrado na disciplina de ciências. O professor responsável pela disciplina de ciências

Conclusões

Com base nos resultados obtidos, podemos concluir que a metodologia adotada foi bastante significativa, pois todos os alunos demonstraram mais interesse a disciplina de ciência, com ênfase em química, e também o nível de aprendizagem dos alunos nas turmas de nono ano da Escola estadual Dom Idílio José Soares aumentou. As simulações computacionais possibilitaram aos alunos a compreender determinadas reação química que um simples quadro e livro didático não fez o mesmo efeito. Sendo assim,os professores de hoje precisam ser mais didáticos quando se referimos a disciplinas de ciências.

Agradecimentos

Agradecemos a todo corpo docente da escola Dom idílio José Soares, e aos discentes dos 9° anos. Agradecemos também, ao IF de Educação, Ciências e Tecnologia / Sertão

Referências

Campos, F. B., Lage, P. L. C. (2000) “Simultaneous Heat and Mass Transfer During the Ascension of Superheated Bubbles”, International Journal of Heat and Mass Transfer, 43(2), pp. 179-189.

ALMEIDA, Maria Elizabeth de. Informática e formação de professores. Vol. 1 e 2. Fortaleza: Proinfo, 2000.

SCARLATO, Francisco Capuano. Do Nicho ao Lixo: ambiente, sociedade e educação. São Paulo: Atual, 1992.

Patrocinadores

CAPES CNPQ Allcrom Perkin Elmer Proex Wiley

Apoio

CRQ GOIÁS UFG PUC GOIÁS Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - Goiás UEG Centro Universitário de Goiás - Uni-ANHANGUERA SINDICATO DOS TRABALHADORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO BIOCAP - Laboratório Instituto Federal Goiano

Realização

ABQ ABQ Goiás