Softwares em Química: Uma experiência no ensino de Química na Escola de Referência de Ensino Médio Maria de Menezes Guimarães - Itacuruba - PE.

ISBN 978-85-85905-15-6

Área

Ensino de Química

Autores

Dias, M.S. (IF SERTÃO PE- CAMPUS - FLORESTA) ; Machado, J.R.O. (IF SERTÃO PE- CAMPUS - FLORESTA) ; da Silva, J.S. (E.R.E.M. MARIA DE MENEZES GUIMARÃES- ITACURUBA- PE) ; Silva, F.C. (E.R.E.M. MARIA DE MENEZES GUIMARÃES- ITACURUBA- PE) ; de Sá, C.L.S.G. (IF SERTÃO PE- CAMPUS - FLORESTA) ; Augusto Filha, V.L.S. (IF SERTÃO PE- CAMPUS - FLORESTA)

Resumo

Para esse projeto foram pesquisados softwares que auxiliassem os alunos das turmas do 1 ano A e do 2 ano B, turmas estas acompanhadas pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Esta escola não possui em sua estrutura física (laboratório de Química), fato este que dificulta o interesse por parte dos alunos e, por conseguinte a assimilação dos conteúdos. O objetivo geral deste trabalho foi a utilização de softwares de forma alternativa no ensino de Química da E.R.E.M Maria de Menezes Guimarães. A utilização dos softwares demonstrou uma boa aceitação em relação aos alunos, que adquiriram uma melhor compreensão do conteúdo e uma visualização amplificada do que lhes eram explicados durante as aulas.

Palavras chaves

Softwares educacionais; Ensino de Química; Método alternativo PhET

Introdução

Segundo Valente (1993), a simulação envolve a criação de modelos dinâmicos e simplificados do mundo real. Estes modelos permitem a exploração de situações fictícias, de situações com risco, como manipulação de substância química ou objetos perigosos; de experimentos que são muito complicados, caros ou que levam muito tempo para se processarem, como crescimento de plantas; e de situações impossíveis de serem obtidas, como um desastre ecológico. Neste contexto de grande apreço as mídias e a informatização, o professor precisa empregar corretamente essas ferramentas para que os alunos percebam que é possível a partir dessas aprender de forma dinâmica e significativa. Nesse caso, a imagem estática e bidimensional impressa em livro ganharia movimento e uma nova dimensão nos computadores (CHASSOT, 1993). Para esse projeto foram pesquisados softwares que auxiliassem os alunos das turmas do 1 ano A e do 2 ano B, turmas estas acompanhadas pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Esta escola não possui em sua estrutura física (laboratório de Química), fato este que dificulta o interesse por parte dos alunos e, por conseguinte a assimilação dos conteúdos. Desta forma, este trabalho buscou o uso de aplicativos como uma alternativa para a visualização e entendimento dos assuntos abordados em sala de aula. O objetivo geral deste trabalho foi a utilização de softwares de forma alternativa no ensino de Química da E.R.E.M Maria de Menezes Guimarães; e como específicos a instalação de softwares intencionando a dinamização das aulas de química; e trabalhar com a utilização de software os conceitos Estados da Matéria, Formas de Energia e Transformações de energia e Estrutura Atômica por meio da técnica teste em chama.

Material e métodos

Este projeto foi vivenciado na Escola de Referência de Ensino Médio Maria de Menezes Guimarães – Itacuruba – PE com as turmas do 1º ano A e 2º ano B durante o 3º bimestre do ano letivo de 2014. O método trabalhado com as turmas foram aulas expositivas na introdução dos conteúdos e a realização de simulações nos aplicativos para a assimilação dos assuntos trabalhados em sala de aula. Inicialmente foi realizada a pesquisa e determinação de softwares adequados a realidade escolar, e em seguida, foi realizada a instalação dos softwares no laboratório de informática da escola como forma de amenizar essa distância entre prática e teoria. Os softwares utilizados foram o Crocodile Chemistry trabalhado com os alunos do 1º ano A e com os aplicativos (Estados da Matéria (1.10) e Formas de Energia e Transformações de energia (1.00)) encontrados no site phet.colorado.edu/pt_BR/simulations/category/chemistry para os alunos do 2º ano B. Para a avaliação do projeto foram realizadas duas atividades avaliativas (pré e pós), com o intuito de averiguar se ocorreu a aprendizagem utilizando uma nova abordagem mais dinâmica saindo da metodologia tradicional de ensino.

Resultado e discussão

A realização do projeto apresentou-se de maneira muito significativa, devido ao envolvimento dos alunos e a compreensão adquirida pelos mesmos em relação aos conteúdos trabalhados. As atividades avaliativas (pré e pós) sugerem que a aplicação do projeto atingiu o objetivo com o significativo aumento das notas dos alunos, como podem ser visualizados nos gráficos 01 e 02, reforçando que as intervenções no ensino de química desenvolvidas e realizadas pelos bolsistas do PIBID por intermédio de formas alternativas de aborda os conteúdos que estão sendo trabalhos na sala de aula, tem apresentado resultados positivos saindo da monotonia das aulas tradicionais de quadro e giz. A utilização dos softwares demonstrou uma boa aceitação em relação aos alunos, que adquiriram uma melhor compreensão do conteúdo e uma visualização amplificada do que lhes eram explicados durante as aulas, tornou-se, assim então, mais fácil a execução do projeto com o apoio dos discentes. p

Gráfico 01:

comparativos de notas da turma do 1º ano A.

Gráfico 02:

comparativos de notas da turma do 2º ano B.

Conclusões

O trabalho proporcionou o aprofundamento dos conhecimentos a partir das simulações realizadas nos computadores o que aguçou a curiosidade dos alunos, levando-os a um melhor entendimento do assunto introduzido na aula expositiva.

Agradecimentos

A Deus, ao Instituto Federal do Sertão pernambucano, campus Floresta, ao PIBID, a capes e a Escola de Referência em Ensino Médio Professora Maria de Menezes Guimarães

Referências

CHASSOT, A.I. catalisando transformações na educação. Ijuí: Ed. Unijui, 1993.
VALENTE, J.A. Diferentes usos do computador na educação. Em: VALENTE, J.A. Computadores e conhecimento: repensando a educação. Campinas: UNICAMP, 1993.
Estados da Matéria (1.10) disponível em: https://phet.colorado.edu/pt_BR/simulations/category/chemistry, acesso em: 29 Julho 2014;
Formas de Energia e Transformações de energia (1.00) disponível em: https://phet.colorado.edu/pt_BR/simulations/category/chemistry, acesso em: 29 Julho 2014.

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