A PRODUÇÃO E A UTILIZAÇÃO DE VÍDEO AULAS NO ENSINO DE QUÍMICA

ISBN 978-85-85905-15-6

Área

Ensino de Química

Autores

Marques, G.N. (IFMA - CAMPUS SÃO LUÍS, MONTE CASTELO) ; Moizinho, M.O. (IFMA - CAMPUS SÃO LUÍS, MONTE CASTELO) ; Pinheiro, G.H.S. (IFMA - CAMPUS SÃO LUÍS, MONTE CASTELO) ; Santos, J.L. (IFMA - CAMPUS SÃO LUÍS, MONTE CASTELO) ; Sousa, D.G. (IFMA - CAMPUS SÃO LUÍS, MONTE CASTELO) ; Teixeira, E.J.N. (IFMA - CAMPUS SÃO LUÍS, MONTE CASTELO)

Resumo

O ensino de química bem como as metodologias que perpassam o processo de ensino aprendizagem das diversas ciências e outros ramos do conhecimento, são alvos de diversos estudos que resultam em mudanças significativas no modo como o professor desenvolve o conhecimento em sala de aula. Um dos principais motivos que levam na maioria das vezes pesquisadores da área da educação rever metodologias de ensino no caso da Química é devido à complexidade com a qual alguns alunos a veem. Por isso é necessário que o professor elabore mecanismos que auxiliem no processo ensino-aprendizagem da disciplina. A utilização de vídeo aulas constitui-se em uma metodologia diferenciada, no âmbito escolar.

Palavras chaves

Ensino de Química; Ensino aprendizagem; Vídeos

Introdução

Atualmente muito se tem pesquisado sobre novos métodos de ensino que possam ser mediador de uma relação entre motivação, interesse e aprendizagem, no seu mais amplo sentido (MORTIMER, 2004). Tanto que o uso efetivo do vídeo em sala de aula é discutido por professores brasileiros desde a década de 20, com o uso do cinema. Com isto, em 1936, foi criado o Instituto Nacional de Cinema Educativo (INCE) – primeiro órgão oficial do governo planejado para o cinema. Além da produção de documentário científicos, históricos, de astronomia, e outros, o instituto adquiria filmes de produtoras e realizadores independentes, permitindo que os professores e pesquisadores filmassem suas atividades no estúdio, a fim de documentar as descobertas e divulgá-las pelo país. Algumas das novas ferramentas utilizadas hoje em dia estão comumente ligadas ao cotidiano dos alunos, como no caso das vídeo aulas que estão disponíveis em vários sites da internet. Esse método une o “útil ao agradável”, pois os alunos que tem um pouco mais de necessidade ou dificuldade podem saná-las á medida que aprendem com esse método, que só cresce.

Material e métodos

O objetivo principal desse trabalho foi desenvolver vídeo-aulas como ferramentas de ensino e apoio ao que é demostrado por meio de aulas expositivas, para isso optou-se por criar um canal na principal Mídia Social destinada á vídeos (YouTube) para atingir um número maior de espectadores. Utilizou-se como principal ferramenta de pesquisa o uso de questionários e entrevistas com alunos e professores para identificar as dificuldades envolvidas no aprendizado da química, visando incluir de maneira didática e extrovertida em vídeos-aulas com imagens e animações. Além disso deu-se primazia ao uso de entrevistas online para avaliar a possibilidade dos vídeos contribuírem de forma positiva aos estudantes que utilizassem o canal “Universo Química” e saber qual a função dessa rede social como transmissora de conhecimentos de química em estágios diferentes: Aula, Resolução de Exercícios e Experimentos.

Resultado e discussão

Em ambas as escolas foram entrevistados vinte alunos da segunda serie do ensino médio. Para 62% dos entrevistado, o ensino de química é muito importante. 23% acreditam que nem sempre a disciplina é importante e para 15% aprender química não colabora para o seu dia a dia (Gráfico 1). Verificou-se também que a respeito da ajuda que as vídeo aulas de Química no Youtube teria 78% dos entrevistados disseram que as vídeo aulas na rede social, poderia sim ajudar. Do restante, 14% responderam que as aulas online não ajudariam e para 21% talvez ajudariam. Outro fator importante identificado no estudo foi que utilização do vídeo gera uma forma diferenciada de aprendizagem estimulando a quem o assiste, devido à veiculação de informações, apresentação de modelos de comportamento, ensinando linguagens coloquiais e multimídia (CALLEGARIO, 2010), possibilitando a recriação de formas inusitadas, de vivências dentro ou fora do local de ensino.

Respostas ao questionário

Respostas dos questionários sobre a importância do ensino de química no cotidiano dos alunos

Canal no Youtube

Alguns dos vídeos disponíveis no youtube através do canal Universo Química

Conclusões

Através dessa pesquisa foi possível verificar e compreender como estão inseridas o uso de tecnologias na educação, sobretudo na dificuldade da utilização por exemplo de recursos audiovisuais em escolas publicas, uma vez que em vários casos há uma certa limitação por parte do professor ou até mesmo pela falta de equipamento. O quadro que a escola pública apresenta em relação às aulas ministradas pelo professor de química, é totalmente desanimador. Percebeu-se ainda como é importante o uso do vídeo no ensino de química pois esse recurso aproxima mais o aluno da disciplina.

Agradecimentos

Ao IFMA e CNPq

Referências

MORTIMER, E. F e GIORDAN, M(Orgs). Vídeos de Química Nova na Escola. N, 4 (A química da atmosfera).São Paulo: Divisão de Ensino de Química da SBQ, 2004.
CALLEGARIO, L.J. e BORGES, M.N. Aplicação do vídeo “Química na Cozinha” na sala de aula. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA, 15, 21 a 24 de julho de 2010. Caderno de resumos. Brasília: 2010.

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