EXOTERMIC GAME: o jogo como proposta avaliativa no ensino de termoquímica

ISBN 978-85-85905-15-6

Área

Ensino de Química

Autores

Jesus, A.M.S. (IFMA-CAMPUS MONTE CASTELO SÃO LUÍS) ; Marques, G.N. (IFMA-CAMPUS MONTE CASTELO SÃO LUÍS) ; Cutrim, F.M. (IFMA-CAMPUS MONTE CASTELO SÃO LUÍS) ; Santos, J.L. (IFMA-CAMPUS MONTE CASTELO SÃO LUÍS) ; Moizinho, M.O. (IFMA-CAMPUS MONTE CASTELO SÃO LUÍS) ; Lima, J.B. (IFMA - CAMPUS SÃO LUÍS, MONTE CASTELO)

Resumo

O ensino de Química a partir do jogo proporciona no aluno o interesse e a motivação em determinados conteúdos, visto que é uma ferramenta relevante para que o processo ensino e aprendizagem sejam continuo dinâmico e reforçador. Todavia, se torna um desafio para os professores utilizar o jogo não como mero Passa tempo, mas uma ferramenta que possibilite a construção de uma aprendizagem significativa. Desta forma este trabalho tem como relevância relatar o jogo como ferramenta avaliativa no processo de ensino e aprendizagem nos conteúdos de Química do 2º ano do ensino médio, possibilitando o desempenho e o desenvolvimento do aluno na construção e reconstrução do conhecimento em Físico- química.

Palavras chaves

Ensino de Quimica; Avaliação; Jogo Didático

Introdução

O ensino a partir do jogo proporciona no aluno o interesse e a motivação em determinados conteúdos, visto que é uma ferramenta relevante para que o processo ensino e aprendizagem sejam continuo dinâmico e reforçador. Todavia, se torna um desafio para os professores utilizar o jogo não como mero Passa tempo, mas uma ferramenta que possibilite a construção de uma aprendizagem significativa. Segundo as Orientações Curriculares para o Ensino Médio (BRASIL, 2006) o jogo oferece o estímulo e o ambiente propícios que favorecem o desenvolvimento espontâneo e criativo dos alunos permitindo ao professor ampliar seu conhecimento de técnicas ativas de ensino. Desta forma, o jogo além de possibilitar o desenvolvimento da aprendizagem também permite que tanto o professor quanto o aluno repensem sobre suas ações concernentes a construção da aprendizagem significativa, onde o jogo, neste contexto, além de ser uma ferramenta preponderante para a construção do saber pode ser utilizada como metodologia avaliativa no processo de ensino e aprendizagem. A avaliação da aprendizagem, não é apenas pontuar o coeficiente do aluno em determinado assunto ou disciplina, segundo Hoffmann (1997 p. 21) a avaliação deixa de ser um momento terminal do processo educativo para se transformar na busca incessante de compreensão das dificuldades do educando e na dinamização de novas oportunidades de conhecimento. Assim, o jogo como ferramenta avaliativa repercute na integração de forma lúdica o desenvolvimento e o desempenho do aluno acerca dos conteúdos de Química no Ensino Médio. Visto que o jogo Exotermic tem como objetivo avaliar o processo de ensino e aprendizagem sobre Termoquímica, se as competências e habilidades acerca deste conteúdo foram alcançadas, bem como na interpretação das formulas e teorias.

Material e métodos

Exotermic game é um jogo criado com o objetivo de ensinar alunos do ensino médio sobre conteúdos de físico química, mais especificamente assuntos relacionados à termoquímica. O jogo inicia-se cada um escolhendo uma cor de peão, logo depois são lançados os dados que indicaram a quantidade de casa a serem percorridas, o objetivo principal é atravessar todas as 54 casa do tabuleiro, no entanto para que isso aconteça, será necessário responder a várias perguntas que terão nível de dificuldade estabelecido de acordo com a cor da carta que também corresponde à cor do PAC MAN no jogo. A medida que responde as perguntas o aluno ganha certas quantidades de energia em kcal que ajudam a passar de nível. Ganha quem acumular o maior numero de energia.

Resultado e discussão

Este trabalho foi desenvolvido no 2ª ano do Ensino Médio, no Instituto Federal do Maranhão, onde, a princípio foi realizado em duas etapas concernentes ao ensino de química. E primeira instancia foi ministrado aula sobre termoquímica (reações endotérmica\exotérmica, entropia e entalpia), em seguida após a ministração da aula expositiva abordando o assunto citado acima foi realizado uma atividade avaliativa com o intuito de mediar e diagnosticar a aprendizagem. Em um seguindo momento foi realizado uma auto avaliação sobre o questionário apresentado, destacando as dificuldades encontradas, possibilidades para melhorar no ensino e também na aprendizagem tendo em vista o desempenho do aluno acerca do conteúdo, partindo deste princípio, foi apresentado o jogo EXOTERMIC GAME (Figura 1) como ferramenta avaliativa e em seguida foi proposto aos alunos a dividirem em 4 grupos para poderem iniciar o jogo. Durante o jogo, pode-se perceber que os alunos estavam mais a vontade e se sentiram livres para expressar-se e interagir com o grupo buscando soluções para resolução de cada etapa vencida do jogo. Desta forma, a avaliação se tornou algo prazeroso subsidiado na interação entre os alunos participantes do jogo e o professor como aplicador e mediador durante a atividade lúdica avaliativa. De acordo com a figura 2, pode-se observar que o processo de avaliação através do lúdico se torna mais prazerosa facilitando o processo de ensino e aprendizagem. Luckessi (2006, p. 45) afirma que, a avaliação subsidia decisões a respeito da aprendizagem dos educandos, tendo em vista garantir a qualidade dos resultados que estamos construindo. Neste sentido, a aprendizagem é continua e cabe ao professor mediar por intermédio da avaliação da aprendizagem essa construção.

EXOTERMIC GAME

tabuleiro do jogo, onde aparecem níveis de energia em kcal dos participantes

Resposta dos alunos

questionário aplicado com os alunos sobre o uso do jogo EXOTERMIC como método avaliativo

Conclusões

Mediante estes dados, percebeu-se que o jogo como ferramenta metodológica avaliativa é, portanto um reforçador para que as aulas de Químicas não sejam enfadonhas e as avaliações um instrumento indicador de notas e aprovações, mas, sobretudo uma ferramenta que viabiliza a relação continua e recíproca entre o ensino e a aprendizagem. Em vista que, o jogo é expressado como ferramenta mediadora da aprendizagem significativa, onde segundo Hoffmann (2011) mediar a aprendizagem é, portanto, favorecer a tomada de consciência do aluno sobre limites e possibilidades no processo de conhecimento.

Agradecimentos

Ao IFMA Campus Monte Castelo

Referências

BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Orientações
Curriculares para o Ensino Médio: Ciências da natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC/SEB, 2006;

HOFFMANN, Jussara. Avaliação: mito e desafio. Porto Alegre: Mediação, 1997;

__________________Avaliar para promover: as setas do caminho. Porto Alegre: Mediação, 2011;

LUCKESSI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar: Estudos e proposições. 18ª edição. São Paulo: Cortez, 2006.

Patrocinadores

CAPES CNPQ Allcrom Perkin Elmer Proex Wiley

Apoio

CRQ GOIÁS UFG PUC GOIÁS Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - Goiás UEG Centro Universitário de Goiás - Uni-ANHANGUERA SINDICATO DOS TRABALHADORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO BIOCAP - Laboratório Instituto Federal Goiano

Realização

ABQ ABQ Goiás