DO CURTIMENTO À APLICAÇÃO: ESTUDANDO OS PROCESSOS DE INDUSTRIALIZAÇÃO DO COURO EM OURICURI-PE

ISBN 978-85-85905-15-6

Área

Ensino de Química

Autores

Tavares Leandro, D. (IF SERTÃO PERNAMBUCANO) ; de Alencar Ferreira, A. (IF SERTÃO PERNAMBUCANO) ; Teixeira de Souza, F. (IF SERTÃO PERNAMBUCANO) ; de Freitas Silva, A.P. (IF SERTÃO PERNAMBUCANO) ; Souza Marques, V. (IF SERTÃO PERNAMBUCANO) ; Anelio Duarte Junior, N. (EREM SÃO SEBASTIÃO) ; Alencar Gomes Luz, C.D. (IF SERTÃO PERNAMBUCANO) ; da Silva, S.H. (IF SERTÃO PERNAMBUCANO)

Resumo

Tendo em vista a parceria IF Sertão PE, PIBID e Escola de Referência em Ensino Médio São Sebastião no município de Ouricuri, Sertão de Pernambuco, no acompanhamento das turmas de primeiro ano do ensino médio, buscamos neste projeto, apresentar diante de um campo diferenciado de estudo, que é o de industrialização do couro na cidade e a presença da química na criação de utensílios presentes no nosso cotidiano, estudando os processo de curtimento até o ponto de criação das artes de couro, bem como os impactos ambientais presentes nesta atividade.

Palavras chaves

ESTUDO; COURO; CORTIMENTO

Introdução

A presença da química é notável em todos os momentos da vivência humana. Na indústria, a química encontra-se inserida na íntegra, de forma que cada processo seja acompanhado e disponha de padrões específicos. O termo: “de couro”, é comum no que se diz respeito a bolsas, chapéus, calçados e outros. O couro trata-se da pele de animais que passa por um processo industrial chamado curtimento, técnica bastante antiga usada desde os primórdios das gerações. Segundo MENDA: “As civilizações antigas já conheciam técnicas de preparação e curtimento de peles e couros. Existem registros do uso de couros para confecção de sandálias no Antigo Egito, Pérsia, China e durante o império romano.” As técnicas de processamento da pele se iniciam com a remoção e conserva da pele do animal para impedir sua decomposição até o início dos processos que irão transformá-la em um material resistente, após esse processo, tem-se a pele crua. Para obter o couro acabado, pronto para o uso, são submetidas em três etapas, denominadas ribeira, curtimento e acabamento. A química por ser considerada uma disciplina complicada e abstrata, aos olhos de quem estuda, muitas vezes pela falta de aulas práticas que levem o estudante a evidenciar o que é ensinado, pois ainda é bastante comum estudar apenas aspectos teóricos. Dessa forma, através da parceria do Programa institucional de Bolsa de Iniciação a Docência, a Escola de Referência em Ensino Médio São Sebastião, o Curtume Sertanejo e o Ateliê de Artefatos de Couros Aprígio, de Ouricuri-PE, foi proposto para as aulas de química, no conteúdo de reações químicas, o estudo dos processos químicos no curtimento do couro, bem como a fabricação de chapéus, calçados e roupas, considerando ainda as produção que levam em conta a preservação do meio ambiente.

Material e métodos

De acordo com o estudo dos processos de químicos do curtimento do couro, realizado através da parceria entre o Programa institucional de Bolsa de Iniciação a Docência- PIBID, a Escola de Referência em Ensino Médio São Sebastião, o Curtume Sertanejo e o Ateliê de Artefatos de Couros Aprígio. Foram atendidas três turmas de primeiro (1º) ano do ensino médio, com (122) cento e vinte e dois alunos, seguindo a seguintes etapas: Primeira etapa: visualização de vídeo com breve resumo sobre o processo de industrialização do couro; Segunda etapa: Visita ao curtume, onde foram apresentados cada processo realizado no curtimento; Terceira etapa: Visita ao ateliê, em que foram mostradas as peças de couro, bem como um breve resumo a realização da arte; Quarta etapa: Proposta de questionários, evidenciando o resultado da experiência vivenciada; Quinta etapa: Trabalhar os conteúdos previstos para a unidade e relacioná-lo ao trabalho. Levando em consideração a realização das etapas de forma previstas ao cronograma de atividades, foi possível dispor da base para avaliação do trabalho.

Resultado e discussão

O aprendizado não se restringe apenas a uma forma de avaliar, é necessário ir além do que se objetiva, por isso neste trabalho foi buscada através da prática, o aprendizado significativo do discente, levando sempre a pensar e discutir de modo a contribuir para a construção do conhecimento. Na proposta da atividade, inicialmente foi possível perceber o descaso com ambiente visitado e também pelas questões a serem trabalhadas, no decorrer do processo tudo foi virando curiosidade e a cada instante a vontade de aprender foi ficando maior. Por que isso acontece? Quanto tempo é necessário? Pra onde vai? Eram questionamentos comuns, onde a edificação do aprendizado de cada um ia se formando. como aborda (SANTANA, 2006), “Quando o estudo da Química faculta aos alunos o desenvolvimento paulatino de uma visão crítica do mundo que os cerca, seu interesse pelo assunto aumenta”. Partindo desta vertente, é notável que através dos resultados das atividades propostas relacionadas ao tema trabalhado e questionário de grau de importância do mesmo, foram produzidos efeitos satisfatórios de aprendizagem e importância representada pelos alunos para a atividade em questão, podendo estes serem conferido mediante apresentação das tabelas 01 e 02 localizadas abaixo: Desta forma, conseguimos identificar a partir dos resultados a oportunidade de julgar satisfatória e necessária atividades que possam contemplar com excelência o currículo escolar, de maneira que para a disciplina ou conteúdos em questão, estas sirvam como uma ponte entre o conhecimento e a vida.

TABELA 01

PORCENTAGEM AVALIATIVA DOS QUESTIONÁRIOS APLICADOS

TABELA 02

PORCENTAGEM AVALIATIVA DAS ATIVIDADES PROPOSTA EM SALA

Conclusões

Com as atividades realizadas através de visitas, produção de questionários e desempenho nas atividades relacionadas ao tema, foi possível concluir mediante resultados obtidos, a positividade no que diz respeito ao aprendizado por meio de diferentes metodologias de ensino e os vários espaços de aprendizagem que podemos utilizar, sustentando ainda a ideia de que devemos sempre procurar novas maneiras de melhorar as condições de aprendizagem dos alunos, outro sim, em consequência disso, o seu rendimento escolar.

Agradecimentos

Referências

SANTANA, Eliana Moraes de - A Influência de atividades lúdicas na aprendizagem de conceitos químicos. Universidade de São Paulo, Instituto de Física - Programa de Pós-Graduação Interinidades em Ensino de Ciências, 2006.

MENDA, Mari -Tratamento químico de couros e peles – Depto. Com. e Marketing CRQ-IV, 2012
Disponível em: http://www.crq4.org.br/couros_e_peles
Acesso em: 19‎ de ‎julho‎ de ‎2015

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