AVALIAÇÃO DO PERFIL FITOQUÍMICO E DO POTENCIAL ANTIOXIDANTE DO RESÍDUO MADEIREIRO DE MANILKARA HUBERI VIA HPTLC

ISBN 978-85-85905-15-6

Área

Produtos Naturais

Autores

Rodrigues, F.S. (UFPA) ; Silva, M.C.R. (UFPA) ; Pinheiro, W.B.S. (UFPA) ; Arruda, M.S.P. (UFPA) ; Santos, K.I.P. (UFPA)

Resumo

O estado do Pará apresenta expressiva atividade madeireira, gerando um grande volume de resíduo. Uma das espécies de maior interesse comercial é a Manilkara huberi (Sapotaceae), conhecida popularmente como maçaranduba, sua madeira é bastante apreciada, devido a sua dureza e principalmente por sua resistência ao ataque de fungos que produzem o apodrecimento. No presente trabalho, foi utilizado o método de HPTLC, para avaliar o perfil fitoquímico e o potencial antioxidante (DPPH) do extrato etanólico de M. huberi (resíduo). Constatou-se o grande potencial antioxidante do resíduo, justificado pela presença de importantes classes de substâncias, como flavonóides, sesquiterpenos, terpenóides e cumarinas, ratificando assim, o grande potencial fitoquímico agregado a este insumo.

Palavras chaves

Perfil Fitoquímico; Potencial Antioxidante; HPTLC

Introdução

O estado do Pará possui expressiva atividade econômica ligada ao setor madeireiro, e é o maior produtor de madeira da Amazônia, apresentando cerca de 40% da produção regional, ocasionando dessa forma, a geração de 7,05 milhões de m3 de resíduos, cerca de 62,39% da biomassa extraída da floresta (VERISSIMO et al. 2002). Os resíduos gerados pela indústria madeireira usualmente tem o destino de aterramento do terreno (72%), a olaria/padaria e a granja (10%), a compostagem/adubação (9%), forno incinerador (5%), a estufa de secagem (2%) e a caldeira de vapor (1%) (PONTES e SANTOS, 2006; SILVA et al. 2007). Uma das espécies madeireiras de maior interesse comercial é a M. huberi (Sapotaceae), conhecida popularmente como maçaranduba, é uma árvore que atinge em média 45 metros de altura e se distribui na por toda região amazônica. Diante da vasta utilização da madeira M. huberi no mercado nacional e internacional e admitindo-se que a mesma gera um grande percentual de resíduo, resultante do processamento da madeira, se faz extremamente necessário um estudo desse resíduo, visando um aproveitamento mais nobre do mesmo, como por exemplo a obtenção de compostos com importante atividade antioxidante. Então, o presente trabalho tem o objetivo de realizar um estudo direcionado à valorização dos insumos oriundos da atividade madeireira na região, que são tratados como resíduos e usualmente causam sérios impactos ao meio ambiente, partindo da definição do perfil fitoquímico via HPTLC (High Performance Thin-Layer Chromatography) e posteriormente, avaliação do potencial antioxidante pelo método de sequestro de radicais livre (DPPH).

Material e métodos

A amostra do resíduo madeireiro de M. huberi foi enviada pela Madeireira Vale Verde, localizada no estado de Roraima - RR. Foi preparado um extrato etanólico (MhREEtOH) e em seguida fracionado, onde se obteve as partições fase acetato (PFAcOEt) e hidroalcoólica (PFAq). As amostras (MhREEtOH, MhPFAcOEt e MhPFAq) foram preparadas à uma concentração de 10.000 ppm (10 mg/L) e inoculadas em 3 volumes diferentes (3µL, 6µL e 10µL) pelo aplicador automático ATS4 (Automatic TLC Sampler 4) em placas HPTLC 10 x 20 da marca CAMAG. A solução padrão foi preparada a uma concentração de 1000 ppm com ácido ascórbico, esculina, brucina, timol e rutina. Para desenvolvimento do método de gradiente amplo, utilizou-se o módulo de eluição AMD2 (Automated Multiple Development 2). A determinação qualitativa do potencial antioxidante das amostras foi realizada pelo método de sequestro de radicais livres de 2,2-difenil-1-picril-hidrazila (DPPH•) segundo a metodologia descrita por Cieśla et al. (2012). Para determinação do perfil fitoquímico utilizou-se reveladores específicos para algumas classes de substâncias, como flavonóides, terpenos, cumarinas, ácidos graxos, terpenóides, derivados de antracenos e alcalóides, segundo os métodos descritos por Wagner e Bladt (1996).

Resultado e discussão

A determinação do perfil químico via HPTLC mostrou a presença de flavonóides, esteróides, terpenóides e cumarinas, conforme exposto na tabela 1. A avaliação do potencial antioxidante (figura 1), mostrou resultados relevantes, onde todas amostras apresentaram atividade, com destaque para MhPFAcOEt (inóculos 5, 6 e 7), com grande potencial antioxidante, possivelmente devido a presença de flavonóides.

Tabela 1.

Perfil fitoquímico via HPTLC do resíduo madeireiro de M. huberi.

Figura 1.

Teste qualitativo da capacidade antioxidante do resíduo madeireiro de M. huberi frente ao radical livre de DPPH.

Conclusões

A determinação do perfil fitoquímico do resíduo madeireiro de M. huberi via HPTLC, possibilitou verificar a presença de importantes classes de substâncias como flavonóides, sesquiterpenos, cumarinas e terpenóides, mostrando, o grande potencial fitoquímico agregado a este resíduo madeireiro. Também foi possível avaliar, qualitativamente, o potencial antioxidante do extrato etanólico e as partições fase acetato e hidroalcoólica pelo método de sequestro de radicais livres de DPPH, onde a partição fase acetato apresentou uma acentuada atividade, possivelmente devido à presença de flavonóides.

Agradecimentos

À UFPA, à Madeireira Vale Verde e ao Laboratório Central de Extração.

Referências

CIEŚLA, ŁUKASZ; JAKUB KRYSZEŃ; ANNA STOCHMAL; WIESŁAW OLESZEK; MONIKA WAKSMUNDZKA-HAJNOS. Approach to develop a standardized TLC-DPPH test for assessing free radical scavenging properties of selected phenolic compounds. Journal of Pharmaceutical and Biomedical Analysis, v. 70, p. 126–135, November 2012;


PONTES, S.M.A.; SANTOS, R.C. Resíduos das industrias madeireiras: Um estudo de caso nas serrarias de Rio Branco – Acre. Biomassa & Energia, v. 3, n. 1, p. 17-25, 2006;

SILVA, M. G.; NUMAZAWA, S.; ARAUJO, M. M.; NAGAISHI, T. Y. R.; GALVAO, G. R. Carvao de residuos de industria madeireira de titsespecies florestais exploradas no municipio de Paragominas, PA. Acta Amazonica, v. 37, n.1, p. 61-70, 2007;

VERÍSSIMO, A., LIMA, E. e LENTINI, M.; Pólos Madeireiros do Estado do Pará. Belém : Imazon 2002.

WAGNER, H; BLADT, S. Plant Drug Analysis: A Thin Layer Chromatography Atlas. Springer Science & Business Media, 2 Ed. p384, 1996.

Patrocinadores

CAPES CNPQ Allcrom Perkin Elmer Proex Wiley

Apoio

CRQ GOIÁS UFG PUC GOIÁS Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - Goiás UEG Centro Universitário de Goiás - Uni-ANHANGUERA SINDICATO DOS TRABALHADORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO BIOCAP - Laboratório Instituto Federal Goiano

Realização

ABQ ABQ Goiás