A COLETA DE PRODUTOS QUE SERIAM DESCARTADO POR UM SUPERMERCADO PARA A PRODUÇÃO DE ADUBO ORGÂNICO

ISBN 978-85-85905-15-6

Área

Produtos Naturais

Autores

Oliveira, D.F.L. (CEJA - CREUSLHI DE SOUZA RAMOS) ; Silva, B.M. (CEJA - CREUSLHI DE SOUZA RAMOS)

Resumo

A adubação orgânica compreende em usar os resíduos orgânicos de origem animal, vegetal, agroindustrial e outros, com a finalidade de aumentar a produtividade das culturas sem que a propriedade perca o caminho da sustentabilidade ambiental, e possa caminhar no sentido da preservação dos recursos naturais, e pensar no futuro onde esses recursos serão utilizados pelas próximas gerações. O objetivo desse trabalho foi mostrar que é possível no cenário urbano a coleta de produtos que não servem para o consumo humano e posteriormente transforma-los em adubos orgânicos como material alternativo para a plantação de hortaliças e demais atividades.

Palavras chaves

adubo orgânico; couve chinesa; consumo humano

Introdução

Observa-se nos últimos anos o ser humano lutando pela vida de uma forma geral. Essas lutas tem sido em decorrência de inúmeras situações que podem ameaçar a qualidade de vida que das pessoas. Os diferentes setores das indústrias são os principais responsáveis por essas ameaças. Destacamos o agronegócio que tem sido o responsável pelo fornecimento de produtos com elevados teores de agentes tóxicos e que tem ido parar na mesa de jantar das pessoas. A utilização de adubos orgânicos pelos integrantes da agricultura familiar vem suprindo o mercado interno com produtos com baixo ou nenhum teor de agentes tóxicos. Adubos orgânicos são materiais de origem animal ou vegetal [...], que têm grande utilização na agricultura orgânica ou ecológica (WEINÄRTNER. et al. 2006). A adubação orgânica compreende em usar os resíduos orgânicos de origem animal, vegetal, agroindustrial e outros, com a finalidade de aumentar a produtividade das culturas sem que a propriedade perca o caminho da sustentabilidade ambiental, e possa caminhar no sentido da preservação dos recursos naturais, e pensar no futuro onde esses recursos serão utilizados pelas próximas gerações (SILVA, 2008). Os compostos orgânicos variam em sua resistência à decomposição podendo ser relacionados, de acordo com a sua facilidade em se decomporem. Assim, açúcares, amido e proteínas simples são decompostos rapidamente, seguidos pelas proteínas brutas; hemicelulose, celulose, lignina, gordura e ceras, os quais são decompostos muito lentamente (OLIVEIRA. et al. 2009). O objetivo desse trabalho foi mostrar que é possível no cenário urbano a coleta de produtos que não servem para o consumo humano e posteriormente transforma-los em adubos orgânicos como material alternativo para a plantação de hortaliças e demais atividades.

Material e métodos

O presente trabalho foi divido em etapas, sendo que a primeira foi a visita in loco ao Supermercado Bom Sabor que está sob os cuidados do senhor Valdir Gomes de Souza e localizado na Avenida Centro Oeste, n° 162 no centro de Confresa/MT. Nesta visita, fez-se uma rápida explicação do trabalho que tinha-se em mente e questionou-se ao proprietário do supermercado se o mesmo estava disposto a contribuir com as verduras, legumes e frutas que não serviriam mais para o consumo humano e que seriam descartados. A resposta foi favorável e então começou-se a produção do adubo orgânico com esses materiais. No dia 07 de junho (domingo) pegou-se no supermercado os seguintes produtos: banana, maça, maracujá, mamão e laranja. Nesse mesmo dia esses produtos foram processados de forma artesanal, onde tirou-se as sementes e na sequência, misturou os produtos processados em solo que estava posto em uma bacia para ser curtido e degradado por agentes microbiológicos. As análises sobre o processo de degradação dos produtos foram programadas para serem a cada 7 dias e já na primeira análise, observou-se, que não se tinha mais resquícios dos produtos e o solo estava com uma aparência diferente e coloração mais escura. Deixou-se o solo ser curtido por mais 7 dias e no dia 21 de junho foram plantadas sementes de couve (Brassica pekinensis) do tipo Chinesa Michihilli da marca Feltrin e em outro recipiente foram plantadas outras sementes do mesmo tipo, porem em um solo sem ter sido curtido com produto. As sementes foram plantadas obedecendo as instruções da embalagem e conforme manda o fornecedor. As análises foram feitas a olho nu e os resultados foram obtidos por meio de periódicos, sites especializados e artigos que abordam acerca do tema (adubos orgânicos) e o cultivo da couve.

Resultado e discussão

A biodegradação consiste na modificação física ou química, causada pela ação de microrganismos, sob certas condições de calor, umidade, luz, oxigênio, nutrientes orgânicos e minerais adequados ao processo (CARLI, 2010). A matéria orgânica possui uma função nutricional servindo como fonte de nitrogênio, fósforo e potássio para as plantas. Além disso, a matéria orgânica exerce uma função biológica na qual afeta profundamente as atividades da microflora e organismos da microfauna; e uma função física por promover uma melhoria da estrutura do solo, melhorando a profundidade arável, aeração e retenção de umidade (OLIVEIRA. et al. 2009). Os produtos fornecidos pelo supermercado Bom Sabor auxiliaram na correção do solo em que foram plantadas as sementes de couve, essa vertente pode ser afirmada em relação ao outro recipiente em que não foi usado nada para melhorar o mesmo solo. No solo melhorado as sementes germinaram em 5 dias, isso de acordo com as instruções fornecidas na embalagem que tem uma variante de 5 a 10 dias. No outro recipiente as sementes também germinaram dentro do prazo, porém em um espaço de tempo maior, foram necessários 7 dias para que ocorresse a germinação por completo. Durante o tempo em que as sementes levaram para germinar nos dois recipientes, teve-se o mesmo cuidado em relação as condições do clima e a irrigação do solo. Após a germinação comparou-se em ambos os recipientes o desenvolvimento das plantas e no recipiente em que havia mais nutrientes o crescimento e desenvolvimento da couve foi satisfatório. Provavelmente o solo do segundo recipiente tinha um grau de acidez bem elevado e que não foi corrigido, pois esse tipo de planta apresenta intolerância a esse tipo de solo e tem preferência por solos argilosos/pesados.

Recipiente 1

Solo preparado com o adubo orgânico por meio dos produtos pego no supermercado.

Conclusões

Conclui-se que é possível a coleta de produtos e materiais que serão descartados pelos comércios dos centros urbanos para a produção de adubos orgânicos e isso surge como uma alternativa na produção de alimentos livres de agrotóxicos e com maior qualidade para o consumo humano e também pode gerar uma economia no bolso das famílias.

Agradecimentos

Referências

CARLI, Salete Terezinha. Uso de degradadores biológicos na aceleração de compostagem dos resíduos orgânicos vegetais e palhas de embalagem – estudo de caso na Ceasa – Curitiba / Salete Terezinha Carli. 2010

OLIVEIRA, E.M. et al. Influência da matéria orgânica sobre a cultura da alface. 2009. Engenharia Ambiental - Espírito Santo do Pinhal, v. 6, n. 2, p. 285-292, mai/ago 2009.

SILVA, Erasmo César Ferreira. Produção de composto orgânico. 2008. 30 p. Trabalho de Conclusão do Curso de Tecnologia em Cafeicultura (Graduação) -Escola Agrotécnica Federal de Muzambinho, Muzambinho, Muzambinho, 2008.

WEINÄRTNER, Marimônio Alberto. et al. Práticas Agroecológicas: Adubação Orgânica. 2006. Disponível em: <portal.mda.gov.br/o/899729>. Acesso em 17/07/2015.

Patrocinadores

CAPES CNPQ Allcrom Perkin Elmer Proex Wiley

Apoio

CRQ GOIÁS UFG PUC GOIÁS Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - Goiás UEG Centro Universitário de Goiás - Uni-ANHANGUERA SINDICATO DOS TRABALHADORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO BIOCAP - Laboratório Instituto Federal Goiano

Realização

ABQ ABQ Goiás