PROSPECÇÃO FITOQUIMICA DE EXTRATO ETANOLICO BRUTO DE FOLHAS DE Odontadenia lutea.

ISBN 978-85-85905-15-6

Área

Produtos Naturais

Autores

Menezes, A.C.S. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS) ; Santos, M.H. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS) ; Cole, H.L.A. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS) ; Silva, D.S. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS)

Resumo

O emprego de plantas medicinais na recuperação da saúde tem evoluído ao longo dos tempos, provavelmente utilizadas pelo homem das cavernas, até as formas tecnologicamente sofisticadas da fabricação industrial utilizada pelo homem moderno (LORENZI et all, 2000). Essas características devem-se aos seus compostos, dentre eles estão as chalconas, alcaloides, flavonoides e outros. Dentre os resultados obtidos, tem-se a presença de alcaloides, flavonoides, chalconas, Cumarina, saponina, tanino, Triterpeno, antraquinona.

Palavras chaves

Odontadenia lutea; Apocynaceae; Prospecção Fitoquímica

Introdução

O emprego de plantas medicinais na recuperação da saúde tem evoluído ao longo dos tempos, provavelmente utilizadas pelo homem das cavernas, até as formas tecnologicamente sofisticadas da fabricação industrial utilizada pelo homem moderno (LORENZI et all, 2000). O uso das plantas para fins medicinais tem despertado um grande interesse pelo conhecimento da composição química das plantas (SIMÕES, 2001). Dos vegetais são extraídas várias substâncias, e grande parte delas responsáveis pela aplicabilidade na alimentação e na saúde. Isto tem sido estímulo ao desenvolvimento do estudo de muitas plantas, dentro do âmbito da química orgânica, objetivando o estudo das estruturas e da química destes compostos que é extremamente ampla e diversificada (SANTOS, 2002). O estudo fitoquímico é um desafio a ser realizado pela comunidade científica, uma vez que o uso das espécies vegetais para fins terapêuticos é crescente e preocupante. As análises fitoquímicas fornecem informações relevantes à cerca da presença de metabólitos secundários nas plantas, para que assim possa chegar ao isolamento de princípios ativos importantes na produção de novos fitoterápicos (CARDOSO,2004). Para a realização do presente trabalho, foram utilizadas duas técnicas de análise fitoquímica: uma denominada por Matos (1997) e Honda (1990) como Técnica de Prospecção de constituintes químicos de extratos de plantas e a outra técnica de análise foi a Cromatografia em Camada Delgada (CCD), utilizando a metodologia proposta de Vogel (1989) e Chaves (1997).

Material e métodos

PREPARAÇÃO DOS EXTRATOS: As folhas foram coletadas e secadas em uma estufa com circulação de ar, a 40°C, por 36 horas, e posteriormente triturada. Após essa etapa, foi realizada a extração exaustiva utilizando etanol P.A , por 30 dias. O solvente foi filtrado e teve seu volume reduzido em um rotoevaporador sob pressão reduzida e foi obtido o extrato bruto etanólico (O.L.F.E.), extrato verde escuro e viscoso. PROSPECÇÃO FITOQUÍMICA: Para o teste de flavonoides, foi preparado uma solução contendo uma ponta de espátula pequena do extrato bruto etanólico em 2 mL de etanol, onde, adicionou-se a mesma, um pedaço de fita de magnésio com 2 mL de ácido clorídrico concentrado, e após a efervescência a coloração da solução variou de parda a vermelha que indicou a presença de flavonoides. Em outro tubo de ensaio com 2 ml da mesma solução de extrato diluído em etanol, adicionou-se 3 gotas de solução alcoólica de FeCl3, agitou-se fortemente e a mudança de cor da solução para verde até azul constatou a presença de taninos hidrossolúveis aos taninos condensados. O teste para identificar alcaloides também foi realizado com 2 mL da solução diluída do extrato bruto alcalinizado com quinze gotas de hidróxido de sódio 1% e acrescido de 2 mL de água, e adicionou-se 2 mL de clorofórmio. A fração aquosa foi desprezada e a fração clorofórmica acrescida de quinze gotas de ácido clorídrico a 1%, em seguida extraída com 2 mL de água. Essa fração clorofórmica foi desprezada e os testes foram realizados com a fração aquosa ácida, onde se acrescentou três gotas do reagente de Drangendorff para a verificação da presença de alcaloides e a presença de precipitado indicou a presença de alcaloides. Para os outros testes, foram realizados através de métodos convencionais da literatura.

Resultado e discussão

Após os testes realizados, foram obtidos os resultados, confirme a FIGURA 1. Com isso, é possível analisar os componentes principais da planta, e assim seguir a linha de pesquisa voltada ao isolamento destes constituintes. Os testes foram apenas qualitativos, a partir dos métodos de isolamento, passará a ser quantitativo. Alguns metabolitos como alcaloides, flavonoides e cumarinas, são de interesse tanto na área industrial, quanto a área de saúde. Já que alguns deles são antioxidantes, fluorescentes e com alto poder citotóxico.

Prospecção fitoquíquimica

Prospecção fitoquímica referente às substancias químicas analisadas no presente trabalho

Conclusões

Observando os resultados obtidos, contata-se a grande quantidade de metabolitos na planta estudada, e partir disso, é possível realizar e programar os próximos passos, para isolamento e elucidação das substancias.

Agradecimentos

Agradeço à CAPES, FAPEG, PrP - UEG, PrG – UEG

Referências

CARDOSO, I. N. Plantas tóxicas no perímetro urbano de Caxias, Maranhão. Monografia apresentada ao curso de Especialização em Educação Ambiental, CESC-UEMA, 2004.
IGARASHI, M. A. Pubvet, V. 2(31), Ed.42, Art. 386,2008.
NASCIMENTO, J.E.; MELO A.F.M.; LIMA, T.C.; VERAS FILHO, J.; SANTOS, E.M.1; ALBUQUERQUE, U.P.; AMORIM, E.L.C. Estudo fitoquímico e bioensaio toxicológico frente a larvas de Artemia salina Leach. de três espécies medicinais do gênero Phyllanthus (Phyllanthaceae). Ver. Ciênc. Farm. Básica,29(2): 145-150, 2008.

Patrocinadores

CAPES CNPQ Allcrom Perkin Elmer Proex Wiley

Apoio

CRQ GOIÁS UFG PUC GOIÁS Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - Goiás UEG Centro Universitário de Goiás - Uni-ANHANGUERA SINDICATO DOS TRABALHADORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO BIOCAP - Laboratório Instituto Federal Goiano

Realização

ABQ ABQ Goiás