USO DE ÓLEO DA AMÊNDOA DA BOCAIÚVA (ACROCOMIA ACULEATA) E ÓLEO ESSENCIAL DE CRAVO DA ÍNDIA (SYZYGIUM AROMATICUM) PARA FORMULAÇÃO DE CERA DEPILATÓRIA ANESTÉSICA.

ISBN 978-85-85905-15-6

Área

Produtos Naturais

Autores

Reis Milhomem, Y. (IFMT - BELA VISTA) ; Pouso, L. (IFMT - BELA VISTA) ; Bianchi, L. (IFMT - BELA VISTA) ; Schwingel, J. (IFMT - BELA VISTA) ; Viana, E. ((PQ) UFERSA)

Resumo

A depilação corporal está cada vez mais comum entre mulheres e homens, fazendo com que o mercado de cosméticos expanda a variedade de produtos depilatórios. A tecnologia da depilação vem avançando cada vez mais, trazendo em suas formulações novos agentes que possibilitam mais conforto e praticidade na hora da depilação. Pensando no incomodo causado pela extração de pêlos, desenvolvemos uma cera depilatória anestésica a base de cera de abelha com óleo da amêndoa da bocaiúva e óleo essencial de cravo.

Palavras chaves

AMÊNDOA DA BOCAIÚVA; CERA ANESTÉSICA; FORMULAÇÃO COSMÉTICA

Introdução

O ato da depilação é uma técnica antiga mantida até os dias de hoje pelas mulheres para um corpo mais feminino, e é cada vez mais procurado pelos homens por motivos diversos, principalmente pela preocupação com a estética, sociedade e também com a mídia. No Brasil as mulheres têm o costume de retirar os pêlos do corpo todo, possivelmente por ser um país tropical e possuir uma extensa faixa litorânea, onde a exposição da pele torna-se continua (MARTINEZ, 2004). A bocaiúva (Acrocomia aculeata) é uma palmeira que alcança até 25 metros de altura e possui espinhos longos e pontiagudos. A polpa e a amêndoa são consumidas pela população na forma in natura ou nas preparações da culinária regional, tais como: sorvetes, bolos, paçoca doce e cocada. Podendo enriquecer a dieta como fonte complementar de nutrientes essenciais (Ramos et al., 2008). O cravo- da-índia (Syzygium aromaticum, Myrtaceae) é uma especiaria muito apreciada desde a antiguidade, não só por seu sabor e qualidades culinárias, mas também por suas utilizações terapêuticas. Várias aplicações desta especiaria na cultura popular têm sido relatadas na literatura, bem como diversos estudos científicos sobre esses usos. Dentre os diversos estudos realizados sobre as atividades farmacológicas apresentadas pelo S. aromaticum, a aplicação como anestésico bucal na odontologia é o mais consagrado. Funciona diminuindo a percepção de dor do tecido afetado. O objetivo do trabalho foi desenvolver uma formulação cosmética para uso depilatório combinando cera de abelha, óleo da amêndoa da bocaiúva (Acrocomia aculeata) e óleo essencial de cravo da índia utilizando recursos renováveis.

Material e métodos

Extração dos Óleos As amostras da bocaiúva foram coletadas na região de Cuiabá, o cravo da índia foi adquirido comercialmente. Aproximadamente 10 gramas de amostra foram colocados em um extrator de Soxhlet com capacidade para 500mL. As extrações foram feitas com etanol como solvente com um tempo de duração médio de 4 horas. A mistura solvente + óleo essencial, foi destilada para a determinação do rendimento bruto de extração. Preparo da Cera Para a formulação pesou-se 50g de cera de abelha que foi levado a chama, mexeu-se bem por aproximadamente 15 minutos, onde se formou uma goma espessa. A cera de abelha foi resfriada em temperatura ambiente por 5 minutos, e incorporou-se os demais ingredientes com o auxílio de uma pipeta graduada, 5mL de glicerina líquida, 5mL de óleo da amêndoa da bocaiúva, 3mL de óleo essencial de cravo-da-índia. Adicionou-se também 1mL de óleo de canela a fim de que a formulação tivesse um aroma agradável.

Resultado e discussão

Fazer depilação com cera, seja quente ou fria, já faz parte da rotina da maioria das mulheres, que por sinal, se mostram habituadas com o incômodo causado principalmente pela sensação de dor. As mulheres fazem de tudo para ficarem mais bonitas, enfrentam dores terríveis, como é o caso da depilação. Apesar de não parecer, esse procedimento é dolorido e causa um enorme desconforto. O óleo de cravo-da-índia apresentou rendimento de 3,54% (m/m), identificou pela técnica de CG-EM o eugenol sendo o maior constituinte desse óleo (TABELA 1); o óleo da amêndoa de bocaiuva teve rendimento de 1,9% (v/m). Outras análises físico-químicas foram feitas nos óleos (TABELA 2 e 3). O preparo da cera foi feita com o uso da cera de abelha (comercial) a qual foi adicionada porcentagem dos óleos da amêndoa da bocaiúva e do cravo-da-índia. Foi adicionada uma pequena quantidade de óleo de cravo para que a formulação tivesse um aroma atrativo. A formulação fará uma revolução no mercado cosmetológico por se tratar de um produto inovador.

TABELAS



CERA ANESTÉSICA

Comprovação experimental da cera anestésica demonstrando bom aspecto (viscosidade e elasticidade).

Conclusões

A formulação da cera depilatória a base cera de abelha, incorporada com o anestésico eugenol, demonstrou ter um bom aspecto organoléptico (textura, odor e cor), bem como boas propriedades físico-químicas (viscosidade e elasticidade) sendo ainda, de fácil manipulação e de fácil manuseio.

Agradecimentos

Agradecemos a Deus que tornou possível a conclusão do trabalho e a nossa orientadora fabulosa que não poupou esforços para realização do projeto.

Referências

HIANE, P.A.; FILHO, M.M.R.; RAMOS, M.I.L.; MACEDO, M.L.R. Óleo da polpa e amêndoa de bocaiúva, Acrocomia aculeata (jacq.) lodd. Caracterização e composição em ácido graxos. Braz. J. Food Technol., v,8, n.3, p.256-259, 2005.

INSTITUTO ADOLFO LUTZ. Normas analíticas: métodos físico-químicos para análise de alimentos. 4. ed. Brasília, DF, 2005. 1017p

OLIVEIRA, R. A. et al. Constituintes químicos voláteis de especiarias ricas em eugenol. Revista Brasileira de Farmacognosia, v. 19, n. 3, p. 771-775, 2009.

PRUNIÉRAS, M. Manual de cosmetologia dermatológica. São Paulo: Oraganização Andrei, 1994.

SENAC. Depilação: o profissional, a técnica e o mercado de trabalho. Rio de Janeiro: SENAC, 2004

SILVA, D.B. et al. Frutas do cerrado. Brasília: Embrapa Informação Tecnológica, 2001. 179p.

VICTÓRIO, Cristiane Pimentel; LAGE, Celso Luiz Salgueiro. Uso de plantas medicinais. Revista Arquivos FOG – Saúde, Sociedade, Gestão e Meio Ambiente, v. 5, n. 1, p. 33-41, 2008.

Patrocinadores

CAPES CNPQ Allcrom Perkin Elmer Proex Wiley

Apoio

CRQ GOIÁS UFG PUC GOIÁS Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - Goiás UEG Centro Universitário de Goiás - Uni-ANHANGUERA SINDICATO DOS TRABALHADORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO BIOCAP - Laboratório Instituto Federal Goiano

Realização

ABQ ABQ Goiás