Avaliação do potencial antioxidante pelo método de redução do ferro (FRAP) e quantificação de fenóis e flavonoides da mimosa caesalpiniaefolia Beth.

ISBN 978-85-85905-15-6

Área

Produtos Naturais

Autores

de Souza Morais, W.R. (UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS) ; Barbosa da Silva, C. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS) ; Barbosa da Silva, K. (UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS) ; Goulart Santana, A.E. (UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS) ; Gomes da Costa, J. (EMBRAPA) ; Feitosa dos Santos, A. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS)

Resumo

As plantas são importantes fontes de produtos naturais que atuam no funcionamento do organismo, por isso o potencial antioxidante de muitas espécies vegetais é fortemente almejado, por neutralizar as ações das espécies radicalares. O objetivo foi avaliar a atividade antioxidante, fenóis totais e flavonoides da mimosa caesalpiniaefolia Beth. Foi realizado para o extrato a atividade antioxidante pelo teste de redução do ferro (FRAP), fenóis totais através método de Folin-Ciocalteau e para quantificação de flavonoides o método colorimétrico com cloreto de alumínio a 2%. O extrato de sábia apresentou ação antioxidante e teor de fenóis totais e flavonoides diante dos testes realizados. Portanto, a espécie estudada apresentou potencial antioxidante e compostos que corroboram com este potencial.

Palavras chaves

Plantas medicinais; Radical; Produtos naturais

Introdução

A família Mimonasaceae possui mais de 4000 espécies distribuídas em regiões subtropicais e tropicais, as espécies vegetais que compreendem esta família apresentam uso medicinal variado tais como: anti-inflamatório, adstringente, diurético e analgésico. A espécie mimosa caesalpiniaefolia Beth., conhecida como sábia pertence a família (Mimonasaceae) suas folhas são utilizadas para alimentar ruminantes e as cascas tem taninos e flavonoides que estão relacionados as ações antimicrobiana, anti-inflamatória, antiaterogênica e antialérgica (SILVA et al., 2012). As plantas são uma grande fonte de recursos naturais antioxidantes que podem ser úteis para o desenvolvimento de novos medicamentos. A busca por substâncias antioxidantes de fontes naturais tem crescido nos últimos anos, devido sua importância farmacologia, cosmética e nutricional. Os antioxidantes são substâncias que retardam a velocidade da oxidação, através de um ou mais mecanismos, tais como inibição de radicais e complexação de metais (ABRAHÃO et al., 2012). Devido o potencial carcinogênico de antioxidantes sintéticos, os antioxidantes naturais tem se tornado uma relevante alternativa para minimizar e retardar os processos de deterioração oxidativa, com a finalidade de diminuição do risco de desenvolvimento das doenças associadas ao acúmulo de radicais (FREITAS et al., 2013). O presente trabalho teve o objetivo de investigar o potencial antioxidante pelo método de redução do ferro (FRAP) e quantificação de fenóis e flavonoides no extrato etanólico das folhas de mimosa caesalpiniaefolia Beth.

Material e métodos

O extrato etanólico bruto foi obtido por maceração em etanol seguido de rota evaporação. O teor de fenóis totais da amostra foi determinado pelo teste de Folin-Ciocalteau em placa de 96 poços (triplicata), com leitura a 740 nm, num espectrofotômetro leitor de pacas. Foi construída uma curva de calibração do ácido gálico a 0,1-0,005 mg/mL. O resultado de fenóis foi expresso em mg Equivalente de Ácido Gálico/g extrato seco. A quantificação de flavonoides da amostra foi realizada a partir de uma solução estoque da amostra em metanol, em placa de 96 poços. Em triplicata foi adicionado em cada poço a solução estoque da amostra e a solução de cloreto de alumínio (AlCl3) a 2%. Após 30 minutos no escuro a leitura foi realizada a 420 nm, num espectrofotômetro leitor de placa. Foi construída uma curva de calibração com quercetina a 0,03-0,00125 mg/mL. O resultado de flavonoides foi expresso em mg Equivalente de Quercetina/g extrato seco. O potencial antioxidante do extrato foi realizado pelo método de FRAP segundo a metodologia de RUFINO et al., 2006, com algumas adaptações e realizado em placa de 96 poços, construindo a curva de calibração do Trolox em concentrações de 10 a 1000 µM e a curva da amostra em concentrações de 50 a 500mg/mL. O resultado foi expresso em µM Equivalente de Trolox/g do extrato.

Resultado e discussão

A partir da curva de calibração do ácido gálico foi obtida a seguinte equação da reta y = 7,701x + 0,0131 com R² = 0,995. Para o extrato de Sábia foi obtido um teor de fenóis totais para a amostra em torno de 414,3761993 mg Equivalente de Ácido Gálico/g de extrato seco. Para flavonoides foi obtida na curva de calibração de quercetina uma equação da reta de y = 32,262x + 0,0595 com R² = 0,9993. Foi obtido a quantificação de flavonoides no extrato em torno de 110,7948289 mg de Equivalente de Quercetina/g de extrato seco. Para avaliação antioxidante de redução do ferro (FRAP), foi obtida uma curva de calibração do Padrão Trolox com equação da reta y = 0,0007x + 0,014 com R² = 0,9901, e para o extrato foi obtida uma curva com a equação da reta y = 0,0003x + 0,0039 com R² = 0,9977. Por meio das equações da reta do Padrão Trolox e do extrato de Sábia, foi obtido um resultado para o potencial antioxidante da amostra de 416,9562 µM Equivalente de Trolox/g do extrato.

Conclusões

O extrato etanólico das folhas da espécie estudada obteve ação antioxidante diante do teste realizado, além de demostrar um teor de fenóis totais e flavonoides significativos. Tais resultados corroboram com a importância desta espécie para os produtos naturais, o que impulsiona a continuidade de pesquisas em torno das atividades biológicas e composição química desta espécie, a fim propiciar benefícios à saúde.

Agradecimentos

Ao laboratório de Pesquisa em Recursos Naturais/UFAL, Embrapa Rio Largo/AL e ao Grupo de Pesquisa em Química/UNEAL.

Referências

ABRAHÃO, S. A., PEREIRA, R. G. F. A., SOUSA, R. V., LIMA, A. R. Atividade antioxidante in vitro e in vivo de café bebida mole. Pesq. agropec. bras., Brasília, v.47, n.1, p.127-133, jan. 2012.
FREITAS, E. R., BORGES, A. S.,TREVISAN, M. T. S.,CUNHA, A. L.,BRAZ, N. M., PEDRO HENRIQUE WATANABE, P. H., NASCIMENTO, G. A. J. Extratos etanólicos de manga como antioxidantes na alimentação de poedeiras. Pesq. agropec. bras., Brasília, v.48, n.7, p.714-721, jul. 2013. DOI: 10.1590/S0100-204X2013000700003.
RUFINO, M. S. M., ALVES, R. E., BRITO, E. S., MORAIS, S. M. SAMPAIO, C. G., PÉREZ-JIMÉNEZ, J., & SAURA-CALIXTO, F. D. Metodologia científica: determinação da atividade antioxidante total em frutas pelo método de redução do ferro (FRAP). Fortaleza: EMBRAPA. Comunicado Técnico [on line] 125. ISSN 1679-6535, Fortaleza, CE, Dezembro,2006.
SILVA, D.J.M ; ENDO, L.H.; DIAS, T.L.A.; SILVA, A.G.; SANTOS, H.M.; SILVA, A.P. Avaliação da atividade antioxidante e antimicrobiana dos extratos e frações orgânicas de Mimosa caesalpinufolia Benth. (Mimosaceae). Rev. Ciênc. Farm. Básica Apl. Vol. 33, nº2, p. 267-274: 2012.

Patrocinadores

CAPES CNPQ Allcrom Perkin Elmer Proex Wiley

Apoio

CRQ GOIÁS UFG PUC GOIÁS Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - Goiás UEG Centro Universitário de Goiás - Uni-ANHANGUERA SINDICATO DOS TRABALHADORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO BIOCAP - Laboratório Instituto Federal Goiano

Realização

ABQ ABQ Goiás