PROSPECÇÃO TECNOLÓGICA DO USO DE ARGILAS E GOMAS NATURAIS COMO CARREADORAS DE FÁRMACOS

ISBN 978-85-85905-15-6

Área

Química Tecnológica

Autores

Andrade, R.O. (UEMA) ; Silva, A.N.C. (UEMA) ; Campos, J.P. (UEMA) ; Morais, V. (UEMA) ; Santos, M.R.M.C. (UFPI) ; Marques, L.G.A. (UFPI) ; Silva, R.A.O. (UFPI)

Resumo

O controle da liberação de fármacos por meio de vetores tem ganhado destaque e tornado-se uma área de intensas pesquisas, onde os materiais naturais, como as argilas, devido sua flexibilidade para modificação química e baixo custo, tem aplicação atrativa e ampla como carreadores de fármacos. O objetivo deste trabalho foi realizar uma prospecção tecnológica do uso da argila atapulgita com a goma chichá na liberação controlada de fármacos com busca de patentes e artigos. A prospecção foi realizada na base de artigos Scopus e patentes do INPI, EPO e Derwent. Pode-se afirmar que pesquisas envolvendo o uso de argilas com gomas naturais para liberação controlada de fármacos são favoráveis devido ao incentivo à ciência e tecnologia, baixo custo e grandes propriedades dos argilominerais.

Palavras chaves

Prospecção; Argila; Fármaco

Introdução

Nos últimos dez anos, o controle da liberação de fármacos por meio de vetores tem ganhado destaque e tornado-se uma área de intensas pesquisas, pois possibilita a otimização da velocidade de cedência e dosagem das substâncias [5]. Os materiais naturais apresentam baixa toxicidade, flexibilidade para modificação química e baixo custo, justificando sua aplicação atrativa e ampla como carreadores de fármacos, na pesquisa e desenvolvimento de novos sistemas terapêuticos [2]. Dentre os materiais naturais, podemos destacar as argilas que são materiais terrosos, de partículas cristalinas e granulação fina. As gomas naturais têm mostrado um grande potencial de aplicabilidade industrial devido as suas propriedades químicas que permitem sua utilização como agente espessante, estabilizante, emulsificante, adesivo ou para produzir géis, além de serem biodegradáveis e extraídos de fontes renováveis [1]. Um dos polímeros que pode ser utilizado para tal estudo é a goma do chichá – Sterculia striata – que é uma árvore, da família Malvacea, com 8 a 18 metros de altura e copa alta. As gomas de exsudatos são produtos finais do metabolismo das plantas, apresentando uma composição química variada e que vêm atraindo atenção especial por serem biodegradáveis e extraídos de fontes renováveis, tendo vantagens como: baixo custo, técnica associada eficiente no alcance de padrões específicos para determinadas indústrias [4]. Neste trabalho pretende-se realizar uma prospecção tecnológica, que visa à identificação de áreas de pesquisa estratégica e as tecnologias emergentes capazes de gerar maiores benefícios econômicos e sociais da infraestrutura e dos recursos humanos envolvidos e compreender as forças que orientam o mercado [3].

Material e métodos

No presente trabalho, a prospecção foi baseada na pesquisa de patentes e artigos científicos. Foram utilizadas para a busca de patentes as bases gratuitas INPI, EPO e Derwent, utilizando as palavras-chave dos potenciais usos como: atapulgita and droga, argila and atapulgita and droga, argila and atapulgita and fármaco, atapulgita and chichá and fármaco, atapulgita and goma and chichá and fármaco, atapulgita and chichá and carreadora. A pesquisa foi realizada entre junho e julho de 2015.

Resultado e discussão

Utilizando a base de periódicos Scopus, empregou-se para este trabalho as seguintes palavras-chave Attapulgite and gum and drug (0 artigo) e Attapulgite and chicha and drug, resultando em 182 artigos. Os dados levantados por patentes resultaram em nenhuma patente na base do INPI e EPO, e 40 patentes no Derwent entre 1999 a 2015. Das possíveis áreas de atuação das argilas e gomas, três áreas tem destaque relevante: Química (116), Ciências dos materiais (115) e Engenharia Química (48). Essas áreas se destacam nas publicações de artigos devido a maior exploração desse mineral e de suas propriedades, onde as argilas são objetos de vários estudos, das mais diversas áreas do conhecimento porque não acarretam problemas à saúde e ao meio ambiente e ainda possuem imensas aplicações. Cabe ressaltar que o número de artigos apresentados nas diferentes áreas podem se repetir devido às pesquisas serem multidisciplinares. A Figura 01 mostra os países que mais publicaram artigos com o uso de argilas e gomas naturais como carreadoras de fármacos, a China destaca-se no número publicações, com 82 artigos devido ao incentivo às Pesquisas e Desenvolvimento de novas tecnologias, seguida da Índia com 25 e do Iran (13). A China também se destaca no número de patentes depositadas, apresentando-se em primeiro lugar, o que reforça o grande potencial tecnológico desse país em proteção e no uso de materiais para diversos fins. De acordo com a Figura 02 o número de artigos relacionados com o ano de publicação, verificou-se que o ano de maior publicação foi o ano de 2014 com 37 artigos, o que pode estar relacionado com a grande demanda de pesquisas que se utilizam de recursos naturais como as argilas para suportes e carreamentos de fármacos.

Figura 01

Número de artigos publicados por país com o uso de argilas como carreadoras de fármaco.

Figura 2

Número de artigos publicados por ano sobre o uso de argilas como carreadoras de fármaco.

Conclusões

Com base nos dados expostos, pode-se afirmar que estudos envolvendo o uso de argilas com gomas naturais para liberação controlada de fármacos vêm sendo desenvolvidos desde 1999 e apresentam contínuo crescimento ao longo do século XXI, devido ao incentivo à ciência e tecnologia, bem como ao baixo custo e grandes propriedades dos argilominerais. Neste contexto, tem-se destaque à China como país que mais publicou artigos e patentes sobre o tema, evidenciando seu grande poder tecnológico e interesse em pesquisas nessa área.

Agradecimentos

A Deus por sempre me dar força, a minha família pelo apoio, ao professor pela orientação e a UEMA pela formação.

Referências

[1] BRITO, A.C.F. et. al. Composition and rheological properties of Sterculia striata. Polymer Internacional. 2003.

[2] BUNHAK, E.S. et. al. Influência do sulfato de condroitina na formação de filmes isolados de polimetacrilato: avaliação do índice de intumescimento e permeabilidade ao vapor d’água. Quim. Nova. v.30, n.2, p.312-317, 2007.

[3] FERREIRA, M.L.A. et. al. Gestão prospectiva a partir de patentes em países em desenvolvimento: implicações e benefícios. In: XXVIII Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 13 a 16 de outubro de 2008, Rio de Janeiro.

[4] LUZ, R.A.S. et. al. Aplicação da goma do chichá quimicamente modificada na retenção de chumbo. In: XLVI Congresso Brasileiro de Química, 25 a 29 de setembro de 2006, Salvador-BA.

[5] SCHAFFAZICK, S.R.; GUTERRES, S.S. Caracterização e estabilização físico-química de sistemas poliméricos nanoparticulados para administração de fármacos. Quim. Nova. v.26, n.5, p.726-737, 2003.

Patrocinadores

CAPES CNPQ Allcrom Perkin Elmer Proex Wiley

Apoio

CRQ GOIÁS UFG PUC GOIÁS Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - Goiás UEG Centro Universitário de Goiás - Uni-ANHANGUERA SINDICATO DOS TRABALHADORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO BIOCAP - Laboratório Instituto Federal Goiano

Realização

ABQ ABQ Goiás