LabStocker.com - Plataforma Web de Gestão de Reagentes Químicos para Laboratórios

ISBN 978-85-85905-15-6

Área

Química Tecnológica

Autores

Lima, R.R.C. (IFRN CAMPUS NATAL ZONA NORTE) ; Santos, A.F.C.B. (IFRN CAMPUS NATAL ZONA NORTE) ; Souza, A.M.A. (IFRN CAMPUS NATAL ZONA NORTE) ; Sousa, B.V.G. (IFRN CAMPUS NATAL ZONA NORTE)

Resumo

LabStocker.com é uma plataforma web de gestão de reagentes que tem como meta melhorar a produtividade da pesquisa em laboratórios de química, através de recursos inteligentes de controle de estoque. Os mecanismos avançados do sistema possibilitam diminuição de desperdícios de insumos químicos gerados por falta de visão geral do estoque e informações detalhadas sobre os materiais, redução de riscos de acidentes causados por armazenamento fora das normas de compatibilidade, além de um melhor planejamento de custos na aquisição de novos reagentes proporcionados pelos algoritmos de previsão de consumo e relatórios orçamentais. O sistema em nuvem pode ser utilizado de diferentes dispositivos (desktop, tablet, smartphones) simultaneamente, facilitando o acesso e comunicação entre pesquisadores.

Palavras chaves

Plataforma de Gestão; Estoque; Laboratório de Química

Introdução

O LabStocker.com surgiu das experiências vivenciadas no Laboratório de Química do Campus Natal - Zona Norte do IFRN, onde foi notada a necessidade de administração eficaz dos reagentes químicos utilizados por diversos bolsistas e pesquisadores. Instituições de ensino, institutos de pesquisa e indústrias possuem laboratórios como parte essencial de suas atividades. Devido às atividades que são desenvolvidas, são incontáveis os riscos de acidentes nesses laboratórios causados por exposição a agentes tóxicos e/ou corrosivos e agentes biológicos patogênicos (USP, 2004). Além disso, a armazenagem irregular de produtos químicos, isto é, a disposição incorreta de produtos em armazéns ou outros locais inadequados, produtos vencidos junto com material válido para uso e tanques de materiais incompatíveis com o produto que vai ser estocado, é responsável por diversos acidentes ocorridos em todo o mundo (CRQ, 2012). Também é de fundamental importância para que se possa evitar acidentes com produtos químicos, o controle de todos os reagentes, a rotulagem de frascos e produtos, o acesso fácil às fichas de segurança dos produtos químicos (NBR14725, 2010), o inventário permanente das soluções e reagentes disponíveis, além da observação da incompatibilidade de materiais químicos (CRQ, 2012). Em pesquisa realizada, um único sistema para laboratório de Química foi encontrado, desenvolvido pelo Departamento de Química da Universidade Federal de São Carlos, após aplicação de questionário, visando apenas reduzir o desperdício de reagentes e sua compra desnecessária, minimizando a geração de resíduos e o impacto ambiental (CARVALHO; CHAGAS; MACHADO, 2010). A inexistência de sistemas web mais robustos para a gestão de reagentes com tais funcionalidades inspirou a realização desse trabalho.

Material e métodos

O desenvolvimento do aplicativo web LabStocker.com surgiu a partir da necessidade de ampliação do sistema, que fora anteriormente desenvolvido para utilização desktop offline, assim permitindo a centralização do processamento e armazenamento de dados em nuvem. O projeto do software web foi planejado por meio de técnicas recomendadas de engenharia de software (PRESSMAN, 2011), dentre elas: o levantamento de requisitos do sistema - processo fundamental para a definição de funcionalidades da aplicação (SOMMERVILLE, 2011) - em decorrência da realidade vivenciada no Laboratório de Química do IFRN Campus Natal Zona Norte; definição de cronograma de codificação e configuração de banco de dados e servidor; documentação do software e planejamento de entregas de versões. O usuário, ao acessar o sistema, depara-se com uma visão geral do estoque do laboratório, através de gráficos- resumo. As contas podem ser divididas em diversos níveis de acesso, o que permite habilitar ou desabilitar determinadas funções do sistema. A separação de usuários por grupos, a atribuição de responsabilidades, e os empréstimos e devoluções de materiais aprimoram o controle da utilização dos reagentes e soluções, o que, como exemplo, é vital quando esses são compartilhados por uma grande quantidade de projetos. O mecanismo de separação por grupos de compatibilidade facilita uma maior atenção às práticas recomendadas de disposição de materiais em prateleiras e armários. As funcionalidades de geração automática de relatórios e de previsões e análises estatísticas de consumo, através da exibição de gráficos e tabelas personalizadas favorecem uma melhor gestão de custos com materiais. Além disso, o sistema dispõe de um serviço de mensagens instantâneas (chat) para uma comunicação rápida entre usuários.

Resultado e discussão

Após a versão preliminar desktop do sistema ser testada com dados reais do Laboratório de Química do IFRN - Campus Natal Zona Norte, através de levantamento de informações sobre reagentes armazenados, usuários e grupos de utilizadores, os dados foram transferidos para o servidor na internet e atualmente estão sendo testados com a aplicação web. A plataforma demonstrou grande potencial no incentivo da pesquisa e no aumento da produtividade dos laboratórios como um todo, com foco na: minimização de desperdícios de materiais, através do registro de utilizações dos reagentes e visão dos status de estoque (por exemplo, data de validade e quantidade); prevenção de acidentes, pela facilitação da observação às normas de segurança recomendadas para a armazenagem de reagentes através de grupos de compatibilidade; e otimização do planejamento de gastos, através da geração de relatórios e de previsões algorítmicas e estatísticas de consumo, e utilização do sistema em qualquer dispositivo simultaneamente na web. Todas as experiências positivas com o sistema trouxeram a oportunidade de geração de negócios, permitindo, desse modo, o alcance da plataforma para laboratórios de instituições de ensino e empresas envolvidas com pesquisa de todo o país, com versões personalizadas em subdomínios. O canvas de modelo de negócios do LabStocker.com, que pode ser verificado na figura 1, traz um detalhamento dos segmentos explorados pelo sistema, além das estratégias de comercialização. Visando possibilitar uma maior comodidade na aquisição de novos materiais aos usuários, há também perspectivas do estabelecimento de parcerias com fabricantes de reagentes para integração de uma loja online ao sistema, onde será possível visualizar as melhores opções de compra de maneira centralizada.

Canvas de Modelo de Negócios LabStocker.com

A figura mostra resumidamente o modelo de negócios da plataforma web LabStocker.com

Utilização do LabStocker.com em diversos dispositivos

A figura demonstra o acesso simultâneo do LabStocker.com, possibilitado pela arquitetura em nuvem do sistema e design adaptável.

Conclusões

Após a implementação da plataforma web, percebemos um alcance significativo do LabStocker.com para a solução de demandas de gestão de laboratórios de química de maneira mais acessível. Perspectivas futuras incluem o aperfeiçoamento e desenvolvimento de novos algoritmos de previsão estatística, expansão do sistema para aplicativos nativos mobile (Android e iOS), bem como a ampliação da atuação do LabStocker em instituições de todo o país.

Agradecimentos

Agradecemos ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - Campus Natal - Zona Norte, pelo apoio no desenvolvimento do projeto.

Referências

CARVALHO, N. G; CHAGAS, T. A. C; MACHADO, A. M. R. Implantação de um sistema de gestão de reagentes em laboratórios universitários. Asociación de Universidades Grupo Montevideo - AUGMDOMUS, 2010, 2:72-81.
CRQ. Minicursos 2012: Gestão de Produtos Químicos. 2012. Conselho Regional de Química – IV Região (SP).
NBR14725. Produtos químicos — Informações sobre segurança, saúde e meio ambiente - Parte 1: Terminologia. 2010. ABNT NBR. Disponível em: <http://www2.iq.usp.br/pos-graduacao/images/documentos/seg_2_2013/nbr147251.pdf>. Acesso em: ago. 2015.
PRESSMAN, R. S. Engenharia de software: uma abordagem profissional. 7. ed. Porto Alegre: AMGH, 2011. 771 p.
SOMMERVILLE, I. Engenharia de software. 9. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011. 529 p.
USP. Manual de segurança. 2004. São Paulo: Instituto de Química da USP. 56 p.

Patrocinadores

CAPES CNPQ Allcrom Perkin Elmer Proex Wiley

Apoio

CRQ GOIÁS UFG PUC GOIÁS Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - Goiás UEG Centro Universitário de Goiás - Uni-ANHANGUERA SINDICATO DOS TRABALHADORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO BIOCAP - Laboratório Instituto Federal Goiano

Realização

ABQ ABQ Goiás