SÍNTESE E DETERMINAÇÃO ESTRUTURAL DO COMPOSTO 2,4-DIMETOXI-TIAZOLIDINA-2,4-DIONA Ju-602

ISBN 978-85-85905-19-4

Área

Química Orgânica

Autores

Moraes, N.F.S. (IFEPE)

Resumo

Os compostos tiazolidínicos são bastante mencionados na literatura devido às suas propriedades e ao grande potencial farmacológico que possuem. Esses compostos apresentam elevada atividade microbiológica, além de possuírem diversificada ação biológica como anticâncer e anti-inflamatória. Sendo assim, a partir da reação de condensação da thiazolidina-2,4-diona, foi realizada a síntese do composto da série das tiazolidinas, o 5-(2- Fluorbenzilideno)tiazolidina-2,4-diona (Ju-660) e determinado os dados referentes ao produto sintetizado, como rendimento, ponto de fusão e fator de retenção em diferentes sistemas. A reação de síntese do composto teve por objetivo a sua determinação estrutural com a finalidade de realização, futura, de testes para determinação da atividade microbiológica

Palavras chaves

Tiazolidina; Tiazolidina-2,4-diona; Thiazolidinadiona

Introdução

Há necessidade de alternativas terapêuticas para o tratamento de diversas doenças bastante conhecidas como infecções microbiológicas sejam por bactérias, fungos ou vírus. Outro problema grave, o câncer, atualmente conhecido como o mal do século ou inflamações de uma maneira geral vem causando grandes transtornos à sociedade. Diversos estudiosos, visando a redução dos efeitos adversos de antibióticos no organismo permitiram ao mundo o avanço dos estudos e pesquisas voltados à síntese de novos compostos de interesses farmacológicos. Nesse contexto, destacam-se vários compostos portadores de diferentes núcleos heterocíclicos entre estes os derivados da série das tiazolidinas e tiazolidinadionas e seus derivados, conhecidos por apresentarem atividade antimicrobiana, antifúngica, pesticida, amebicida, narcótica, anticonvulsionante, antineoplásica, hipoglicemiante e anti- inflamatória (LIMA, J.G., 1998). A obtenção da tiazolidina-2,4-diona pode seguir diversos métodos, dentre estes a reação de um ácido ou ésteres α- halogenados com os tiocarbamatos, os tiocianatos alcalinos ou a tioureia (BROWN, 1961). O núcleo de tiazolidina-2,4-dionas permite a obtenção de diversos derivados, uma vez que este permite a introdução de substituintes em diferentes posições, através de diferentes vias reacionais (BARROS, 2011). Esses substituintes, como os arilidenos, que são derivados desse núcleo com substituição na posição 5 do anel heterocíclico, apresentam comprovadamente aumento da atividade antimicrobiana do composto (BROWN, 1961; NARS, et al. 2003). Este assunto é de interesse às pesquisas farmacêuticas justificando a síntese de novos derivados desta série com potencial biológico e farmacêutico. O novo derivado sintetizado teve a sua estrutura química determinada.

Material e métodos

Em um balão volumétrico de fundo redondo de 50 mL foram adicionados 02 mL de etanol e 0,0502 g (4,28x10-4 mol) do reagente inicial, a tiazolidina-2,4- diona, sob agitação magnética à temperatura ambiente. Após total solubilização desse reagente, foram adicionadas doze gotas de uma diluição da pirrolidina, numa proporção de uma gota do catalisador para 01 mL de etanol. Após 15 minutos, ainda sob agitação magnética, foi adicionado 0,05 mL (0,0585 g/4,67x10-4 mol) de 2-Fluorbenzaldeído. O conteúdo reacional foi levado à chapa aquecedora em banho de óleo, onde ficou sob a temperatura de 80 °C. A reação ocorreu num sistema de refluxo do solvente, aquecimento e agitação magnética. A reação teve seu desenvolvimento acompanhado por sucessivas cromatografias em camada delgada, que indicaram o seu término. Após a constatação do término da reação, o conteúdo reacional foi vertido para um béquer. O balão no qual a reação ocorreu foi lavado repetidas vezes com etanol, garantindo que todo o conteúdo fosse devidamente transferido para o Béquer. Posteriormente, o Béquer foi deixado sobre a bancada para que ocorresse a cristalização. Os cristais obtidos foram filtrados à vácuo com um funil de Buchner sinterizado, sendo levados à estufa bacteriológica à temperatura de 37 ºC para secagem. Após três horas, o produto sólido foi transferido para um frasco de penicilina devidamente etiquetado, sua massa foi pesada e foram recolhidas pequenas amostras dos cristais para determinação do Rf do composto, bem como de seu ponto de fusão e o rendimento da reação foi calculado. Por fim, foram realizados testes de solubilidade do produto em diversos solventes, tanto a quente quanto a frio. Uma amostra de 0,05 g foi retirada e enviada para determinação de espectro para confirmação

Resultado e discussão

O composto sintetizado apresentou os seguintes resultados: rendimento 60%, Rf 0,51 com o sistema clorofórmio e metanol na proporção de 0,96:0,04 e Ponto de Fusão 203 ºC. A estrutura química foi comprovada por meio de métodos físicos de espectroscopia de Ressonância Magnética de Hidrogênio (RMN1H), Infravermelho e espectrometria de Massas. A literatura mostra que nas reações de condensação das tiazolidinas, a base utilizada foi sempre o acetato de sódio fundido (BROWN, 1961; CHANTEGRELL, 2002), porém essa reação apresentou dificuldade em relação ao rendimento e ao tempo reacional, por isso a base foi substituída por piperidina. Foi observado que com a troca da base por outra mais eficiente, a reação mudou seu comportamento diminuindo o tempo reacional de 35h para 10 horas e aumentando consideravelmente o rendimento que anteriormente era de apenas 27%. Após purificação e comprovação da estrutura química do novo composto, este produto será enviado ao laboratório de farmacologia experimental do Departamento de antibióticos UFPE, para submissão aos testes de citotóxicidade na célula adequada. conforme protocolo do Instituto internacional do câncer. O derivado tiazolidínico 5-(2,4-dimetoxibenzaldeído)-tiazolidina-2,4-diona (Ju-602) Fig. 1 após várias tentativas de melhorar o método apresentou os seguintes dados físicos: Rendimento de 52 %, este rendimento foi considerado bom. PF: 203°C e Rf: 0,36, no sistema (Clorofórmio/Metanol 0,96:0,04).Vale salientar que foram feito várias tentativas de purificação até encontrar um método mais eficaz. As reações seguiram a metodologia cientifica apresentada na literatura (Silva et al., 2014). O produto apresentou solubilidade a frio em cloreto de metileno, acetato de etila, DMSO, THF e tetracloreto de carbono, éter etílico, e em hexano.

Conclusões

O composto 5-(2,4-dimetoxibenzaldeído)-tiazolidina-2,4-diona (Ju-602) foi obtido da tiazolidina-2,4-diona com o reagente 2,4-dimetoxibenzaldeído. O composto obtido foi purificado por várias recristalizações. O produto sintetizado teve as propriedades físicas determinadas, como ponto de fusão, 203 ºC, rendimento 52 %, Rf 0,36, apresentou melhor solubilidade em cloreto de metileno, dioxano, acetato de etila, DMSO, e THF. A determinação da estrutura química foi comprovada por métodos físicos de RMN1H, Infravermelho e massa.

Agradecimentos

Ao Depatamento de Química Fundamental da UFPE peloa espectros realizados.

Referências

AGRAWAL, A.; MURPHY, R. F., AGRAWAL, D. K. DNA methylation in breast and colorectal cancers. Mod Pathol; (20): 711-721. 2007.

BROWN, F. C. 4-Thiazolidinones, Chem. Rev., v. 6, pp.: 463-521, 1961

CHANTEGREL, J.; ALBUQUERQUE, J. F. C.; GUARDA, V. L. PERRISIN, M.; LIMA, M. C. A. GALDINO, S. L.; BRANDÃO, S. S.; THOMASSON, F.; PITTA, I. R.; & LUU-DUC, C. Travail original synthèse et étude structurale de nouvelles 4-thioxothiazolidin-2-ones substituées. Ann. Pharm. Fr., v. 60, pp. 403-409, 2002.

CHANTEGREL, J.; ALBUQUERQUE, J. F. C.; GUARDA, V. L. PERRISIN, M.; LIMA, M. C. A. GALDINO, S. L.; BRANDÃO, S. S.; THOMASSON, F.; PITTA, I. R.; & LUU-DUC, C. Travail original synthèse et étude structurale de nouvelles 4-thioxothiazolidin-2-ones substituées. Ann. Pharm. Fr., v. 60, pp. 403-409, 2002.

GOUVEIA, F. L.; OLIVEIRA, R. M. B.; OLIVEIRA, T. B.; SILVA, I. M.; NASCIMENTO, S. C.; SENA K. X. F. R.; ALBUQUERQUE, J. F. C. 2009. Synthesis, antimicrobial and cytotoxic activities of some 5-arylidene-4-thioxo-thiazolidine-2-ones. European Journal of Medicinal Chemistry, 44: 2047-2053. 2009.

Lesyk, R. B.; Zimenkovsky, B. S..Current Organic Chemistry, v. 8, n. 16, p. 1547-1577, 2004.

LESYK RB, ZIMENKOVSKY BS, KAMINSKYY DV, KRYSHCHYSHYN AP, HAVRYLUK DYA, ATAMANYUK DV, SUBTEL’NA IYU, KHYLUK DV. Thiazolidinone motif in anticancer drug discovery. Experience of DH LNMU medicinal chemistry scientific group. Biopolym Cell; 27: 107–117. 2011.


SOHDA, T., MOMOSE, Y.,MEGURO, K., KAWAMATSU, Y., SUGIYAMA, IKEDA, H. Studies on ant diabetic agents. synthesis and hypoglycemic activity of 5-[4-(pyridylalkoxy)benzyl]-2,4-thiazolidinediones. Arzneim-forsch./drug Res., v. 40, n 1, pp. 37-42, 1990.

Patrocinadores

CAPES CNPQ FAPESPA

Apoio

IF PARÁ UFPA UEPA CRQ 6ª Região INSTITUTO EVANDRO CHAGAS SEBRAE PARÁ MUSEU PARAENSE EMILIO GOELDI

Realização

ABQ ABQ Pará