SINTESE E DEERMINAÇÃO DA ESTRUTURA DO DERIVADO 4-(3-nitrofenil)tiazol-2-il-amina-4-hidroxibenzilideno (Ju- 552)

ISBN 978-85-85905-19-4

Área

Química Orgânica

Autores

Carneiro, H. (UFPE) ; Albuquerque, J. (UFPE)

Resumo

Nos últimos tempos o ser humano vem se preocupando em buscar compostos que apresentem atividade biológica e farmacológica que possam ser utilizados em tratamentos terapêuticos. Dentre esses compostos se destaca o núcleo tiazólico, que apresenta atividade antimicrobianas, anti-inflamatórias, anticonvulsivantes, hipoglicemiante, analgésica, antifúngicas, entre outras. Se trata de um anel com 5 membros, que possui um heteroátomo de enxofre na posição 1 e um nitrogênio na posição 3. Seu anel aromático de cinco membros pode ser substituído mais comumente nas posições dois e quatro. Nesse, estudo, foi sintetizado usando métodos apresentados da literatura, o 4-(3- nitrofenil)tiazol-2-il-amina-4-hidroxibenzilideno (Ju- 552). Sua estrutura química foi comprovada por métodos físicos espectrométricos.

Palavras chaves

tiazol; base de Schiff; núcleo tiazólico

Introdução

O ser humano vem se preocupando em como tratar e curar doenças. Antigamente, plantas consideradas terapêuticas foram utilizadas para esses fins. Com o passar do tempo, acompanhando o avanço tecnológico, o homem começou a entender e pesquisar sobre o uso de plantas medicinais. Hoje, com um amplo conhecimento sobre síntese orgânica, muito estudos são realizados para sintetizar moléculas que possuam alguma atividade de caráter terapêutico. Os compostos cíclicos possuem uma grande atenção nessas pesquisas, pois possuem vários sítios ativos em seus anéis. Um desses compostos cíclicos se destaca o tiazol. Os anéis tiazólicos são caracterizadas por um anel de 5 membros, com 3 átomos de carbonos, um átomo de enxofre e um de nitrogênio na posição 1 e 3, respectivamente, com instauração nas ligações das unidades 2-3 e 4-5 (Siddiqui et al., 2009). Seus derivados apresentam diversas características que as tornam ativas para acões antimicrobianas, anti-inflamatórias, anticonvulsivantes, hipoglicemiante, analgésica, entre outras (Vicini et al., 2003; Holla et al., 2003; Souza et al., 2005). Além disso, esses compostos podem ser usados em síntese orgânica, em reações de condensação, oxidação, transformação de grupos funcionais e também na formação de ligação carbono-carbono (Vicini et al., 2003). Fazendo diversas substituições em diferentes sítios usando variados substituintes, é possível avaliar a influência sobre a atividade desejada de cada radical que foi utilizado, comparando os compostos análogos formados (Lemke, 2013). Neste estudo, foi sintetizado o 4-(3-nitrofenil)tiazol-2-il-amina-4-hidroxibenzilideno (Ju- 552) com o objetivo de verificar todas essas propriedades que já foram citadas, realizando os testes físicos e posteriormente, os biológicos e farmacológicos.

Material e métodos

Inicialmente, se pesou quantidades 0,100 g de 4-(3-nitrofenil)tiazol-2-amina (Ju-533) e 0,05 g de 3-hidroxidobenzaldeído, quantidades equimolares (0,00044 moles) para a síntese ser realizada numa proporção mol a mol. Com os reagentes pesados e separados, iniciou- se a preparação da síntese. Em um balão de fundo de 25 mL, foram adicionados o Ju-533 mais 3 mL de metanol, sob agitação magnética. Como o Ju-533 não solubilizou totalmente, foi adicionado um leve aquecimento para a total dissolução do reagente. Logo após, foi adicionada uma gota de uma solução de pH 5, tornando o meio reacional com pH 5. Após um tempo de aproximadamente 15 minutos, foi adicionado o 4-hidroxibenzaldeído, previamente dissolvidos em 2 mL de metanol, lentamente gota a gota. O balão foi levado ao banho de óleo a 65 ºC e foi mantido sob agitação e refluxo. A reação foi sendo acompanhada por cromatografia de camada delgada até o seu término, sendo visualizada em luz UV 254 nm. Após 20 horas, foi constatado o término da reação. o conteúdo do balão foi transferido para um béquer, que foi devidamente etiquetado. A reação foi mantida sob ventilação até a sua cristalização, que ocorreu em quatro dias depois. Os cristais foram filtrados usando papel de filtro em um funil sinterizado, deixando que o solvente escoasse naturalmente para impedir que os cristais ultrapassassem pelo filtro. Após todo o escoamento dos solventes os cristais foram lavados com água destilada por duas vezes e seguido de etanol por duas vezes. O produto foi levado à estufa que estava com a temperatura controlada em 37 ºC, até não haver mais vestígios de água. Depois de seco, os cristais foram transferidos para um frasco de penicilina, onde foram devidamente pesados e posteriormente, as amostras foram colhidas para os testes físicos.

Resultado e discussão

O produto após purificação e recristalização, formou pequenos cristais esverdeados em formato de um pó fino. Após seco em estufa a 37 °C o produto pesou 0,0527 gramas, isto equivale ao rendimento de 74 %. Suas constantes físicas foram determinadas apresentando os seguintes resultados: Ponto de Fusão 197 - 198 °C e Rf: 0,48 no sistema (clorofórmio/metanol 0,98/0,02). As reações seguiram a metodologia cientifica apresentada na literatura. O composto (Ju-552) Fig. 1 é um novo derivado tiazólico que está sendo estudado pelo nosso grupo de pesquisas para posteriormente ser submetido à determinação de suas propriedades biológicas principalmente antimicrobianas e anticancerígenas. O RMN’1H apresentou um deslocamento químico de 5,40 ppm referente a hidroxila. Um singlete em 7,85 ppm referente a dupla ligação N=C. O anel aromático apresentou as seguintes absorções: duplo dublete em 7,85 ppm(H2) com J= 7,8 e J= 2,1; triplete em 6,2 ppm com J= 7,9 e J= 2,4; triplete em 6,2 e 7,2 com J=7,85 e J=1,98; duplo dublete em 6,8 ppm, com J= 8,3 e J=1,93 referente ao hidrogênio 5. Anel aromático da posição 4 do anel heterocíclico, apresentou um singlete em 8,85 ppm (H 2); duplo dublete em 8,15 ppm com J= 7,8 e J= 2,1; triplete em 8,2 ppm com J= 7,7 e J= 2,15; dublete em 8,13 ppm com J= 8,1 e J=1,95.

Figura 1

Síntese do composto 4-(3-nitrofenil)tiazol-2-il- amina-4-hidroxibenzilideno (Ju- 552)

Conclusões

O composto 4-(3-nitrofenil)tiazol-2-il-amina-4-hidroxibenzilideno (Ju- 552) foi sintetizado de acordo com os padrões apresentados na literatura. O rendimento da reação foi de 74 %, considerado um rendimento altíssimo em relação a outros rendimentos apresentados por essa série de compostos. O principal objetivo é ajustar os métodos de síntese para que o rendimento e o tempo reacional melhorem. Métodos físicos de Ressonância Magnética Nuclear de Hidrogênio foram utilizados para analisar a estrutura química do composto. Este composto está sendo submetido aos testes microbiológicos e citotóxicos.

Agradecimentos

A Central Analítica UFPE pelos espectros realizados e a PROPESQ pela bolsa IC concedida.

Referências

HOLLA, B. S.; MALINI, K. V.; RAO, B. S.; SAROJINI, B. K.; KUMARI, N. S. Synthesis of some new 2,4-disubstituted thiazoles as possible antibacterial and anti-inflammatory agents, European Journal of Medicinal Chemistry, v 38, p 313-318, 2003.


SIDDIQUI, N.; ARSHAD, M. F.; AHSAN, W.; ALAM, M. S.. Thiazoles: A Valuable Insight into the Recent Advances and Biological Activities, International Journal of Pharmaceutical Sciences and Drug Research, v 1, p 136-143, 2009.

SOUZA, M. V. N.; FERREIRA, S. B.; MENDONÇA, J. S.; COSTA, M.; REBELLO, F. R.. Métodos de obtenção e aplicações sintéticas de tiazóis, uma importante classe de compostos heterocíclicos. Química. Nova, v 28, 2005.

VICINI, P.; ZANI, F., COZZINI, P.; DOYTCHINOVA, I.. Hydrazones of 1,2-benzisothiazole hydrazides: synthesis, antimicrobial activity and QSAR investigations. European Journal of Medicinal Chemistry, v. 37, p. 553-564, 2003.

Patrocinadores

CAPES CNPQ FAPESPA

Apoio

IF PARÁ UFPA UEPA CRQ 6ª Região INSTITUTO EVANDRO CHAGAS SEBRAE PARÁ MUSEU PARAENSE EMILIO GOELDI

Realização

ABQ ABQ Pará