SÍNTESE DE UMA NAFTOQUINONA SULFURADA COM ATIVIDADE TRIPANOMICIDA

ISBN 978-85-85905-19-4

Área

Química Orgânica

Autores

dos Santos, H.J.C. (IFRJ) ; Maciel, I.O. (IFRJ) ; de Melo, L.D.B. (IFRJ) ; Silva, R.S.F.S. (IFRJ)

Resumo

Quinonas apresentam diversas atividades biológicas tais como: tripanomicida, bactericida, antimalárica, tuberculostática entre outras. Derivados da 1,4 naftoquinona são reativos para a síntese de derivados nas posições 2 e 3, a 2- bromo-1,4 naftoquinona apresenta a posição 2 ativada para a substituição nucleofílica já que o brometo é um bom grupo abandonador. Nesse trabalho a 2- bromo-1,4 naftoquinona foi utilizada como material de partida para a síntese de um derivado sulfurado, a 2-tiocianil-1,4 naftoquinona ainda inédita na literatura e apresentou a atividade tripanomicida com IC50 50 µg/mL.

Palavras chaves

quinona; micro-ondas; doença de chagas

Introdução

Quinonas apresentam diversas atividades biológicas tais como: tripanomicida, bactericida, antimalárica, tuberculostática entre outras (Silva Jr et al. 2014). A irradiação por microondas já é um método consolidado de reação em síntese orgânica uma vez que promove tempos de reação bem menores se comparada a métodos convencionais (Lidstrom et al 2001). Nesse trabalho a 2-bromo-1,4- naftoquinona foi reagida com Tiocianato de tetrabutilamônio ou tiocianato de potássio com e sem irradiação por microondas e forneceu como produto a 2- tiocianil-1,4-naftoquinona a qual foi avaliada contra Tripanossoma cruzi

Material e métodos

2-tiocianil-1,4 naftoquinona foi preparada por irradiação de micro-ondas empregando as seguintes condições: 1 mmol (235 mg) da 2-bromo-1,4 naftoquinona e 1,5 mmol de tiocianato de tetrabutilamônio (450 mg) ou 1,5 mmol de KSCN (150 mg) foram dissolvidas em 10 mL de N´N´-dimetilformamida em tubo selado e submetido a irradiação por microondas (10W) a 100 ºC por 30 minutos em um reator de microondas. Após o tempo de reação e análise por cromatografia em camada fina, onde se evidenciou a formação de um produto mais polar que o material de partida. Uma solução aquosa saturada de cloreto de sódio foi adicionada, o que resultou na precipitação do produto orgânico. Após filtragem e secagem do produto, foi conseguido um rendimento de 88 % (0,88 mmol, 189 mg) por meio da reação com tiocianato de tetrabutilamônio e em 40 % (0.40 mmol, 85 mg) por meio da reação com KSCN. 2-tiocianil-1,4 naftoquinona foi preparada por aquecimento convencional empregando as seguintes condições: 1 mmol (235 mg) da 2-bromo-1,4 naftoquinona e 1,5 mmol de tiocianato de tetrabutilamônio (450 mg) ou 1,5 mmol de KSCN (150 mg) foram dissolvidas em 10 mL de N´N´-dimetilformamida e aquecidos a 100 ºC por 2h. Após o tempo de reação e análise por cromatografia em camada fina, onde se evidenciou a formação de um produto mais polar que o material de partida. Uma solução aquosa saturada de cloreto de sódio foi adicionada, o que resultou na precipitação do produto orgânico. Após filtragem e secagem do produto, foi conseguido um rendimento de 88 % (0,66 mmol, 141 mg) por meio da reação com tiocianato de tetrabutilamônio e em 40 % (0.36 mmol, 76 mg) por meio da reação com KSCN.

Resultado e discussão

A síntese foi realizada inicialmente sob aquecimento por irradiação de micro-ondas para otimização do solvente, quando foram testados THF, 1,4- Dioxano, DMSO e DMF. Em todas as reações foi observado o mesmo perfil em análises por CCF, entretanto, foi observada em DMF uma precipitação satisfatória do produto, no caso dos outros solventes testados, foi necessário uma extração liquido-liquido complementar para que o produto fosse isolado. Os rendimentos foram similares em todos os casos, na ordem de 84-88%. Otimizado o solvente, foi investigado qual o sal de tiocianato mais adequado para a reação, o tiocianato de tetrabutilamônio apresentou rendimento mais elevado que o tiocianato de potássio. As reações realizadas sob aquecimento convencional em DMF e com os dois sais de tiocianato (TBASCN e KSCN) mostraram rendimentos inferiores que as realizadas sob aquecimento por irradiação de micro-ondas. A Tabela 1 mostra o resumo dos resultados da comparação entre os métodos de aquecimento e sal de tiocianato empregados para a síntese da 2-tiocianil-1,4-naftoquinona. A 2-tiocianil-1,4- naftoquinona teve sua atividade tripanomicida avaliada e apresentou IC50 50 µg/mL.

Esquema 1

Síntese da 2-tiocianil-1,4-naftoquinona.

Tabela 1

Comparação dos rendimentos entre irradiação por microondas e aquecimento convencional.

Conclusões

A irradiação por microondas levou a rendimentos superiores e em tempos muito menores se comparada às reações realizadas sob aquecimento convencional, a atividade tripanomicida apresentada pela 2-tiocianil-1,4-naftoquinona justifica estudos mais avançados para melhor determinação da atividade tripanomicida.

Agradecimentos

Desejamos Agradecer ao IFRJ, CNPQ e FAPERJ.

Referências

SILVA JR, E. N; JARDIM, G. A. M.; MENNA-BARRETO, R. F. S.; DE CASTRO, S. L.; Anti-Trypanosoma cruzi Compounds: Our Contribution for the Evaluation and Insights on the Mode of Action of Naphthoquinones and Derivatives. 2014, v. 25, p.1780-1798.

LIDSTROM, P.; TIERNEY, J.; WATHEY, B.; WESTMAN, J. Tetrahedron Microwave assisted organic synthesis–a review 2001, 57, 9225-9283

Patrocinadores

CAPES CNPQ FAPESPA

Apoio

IF PARÁ UFPA UEPA CRQ 6ª Região INSTITUTO EVANDRO CHAGAS SEBRAE PARÁ MUSEU PARAENSE EMILIO GOELDI

Realização

ABQ ABQ Pará