Avaliação dos efeito fitotóxicos do extrato AcOET, obtid da biomassa do fungo Fl2P3, isolado como endofítico da espécie Paspalum maritimum Trin.

ISBN 978-85-85905-19-4

Área

Química Orgânica

Autores

Rodrigues, I.C.S. (UFPA) ; Corrêa, M.J. (UFPA) ; Santos, L.S. (UFPA) ; Ribeiro, W.S. (UFPA) ; Pinto, F.T. (UFPA) ; Mendes, L.C.F. (UFPA) ; Cantanhede Filho, A.J. (UFPA)

Resumo

A espécie fúngica codificada como FL2P3 isolada a partir de material botânico, foi cultivada em meio sólido (Arroz Uncle Ben’sR) obtendo-se o Extrato MeOH 1 e atraves da filtração do material cereal+fungo seguido de extração por percloração o extrato AcOEt, o qual após obtido seu espectro de RMN 1H, foi selecionado para ser submetido aos bioensaios de efeitos fitotóxicos frente à duas espécies de plantas invasoras de pastagens: Minosa pudica e Sena obtusiofolia

Palavras chaves

Efeito fitotóxico; fungo endofítico; Extratos

Introdução

A procura de novas fontes alternativas para a obtenção de moléculas bioativas com características que atendam a produção de defensivos agrícolas, torna-se de extrema necessidade em razão das insatisfações de ordem social na aplicação dos produtos sintéticos, em relação à questão ambiental, relacionado diretamente com a qualidade dos alimentos utilizados na dieta dos animais, em geral, da vida silvestre e da saúde humana (Killham & Foster, 1996). E uma dessas fontes promissoras, são os endofíticos dos vegetais que só recentemente têm despertado o interesse da comunidade cientifica, especialmente por seus potenciais na produção de metabólitos de interesse econômico, incluindo os relacionados às plantas hospedeiras, úteis na agricultura e na indústria (Volksch et al, 1992).

Material e métodos

Para o isolamento do fungo endofítico foi realizada a coleta do material botânico, seguindo a metodologia descrita de acordo com Castellani (1939). Após repiques sucessivos, foi isolado a espécie fúngica codificada como FL2P3. A obtenção da massa fúngica foi realizada em cultivo por meio sólido (Arroz Uncle Ben’sR) e após o período de incubação, foi adicionado metanol e transcorrido cinco horas, o conjunto foi submetido à filtração. O filtrado foi concentrado, obtendo-se o Extrato MeOH 1. Após a filtração, o cereal+fungo foi seco em estufa a 450°C por 4 horas, e submetido a extração por percloração com hexano, acetato de etila e metanol. A extração com acetato de etila obteve-se o extrato AcOEt, que após obtido seu espectro de RMN 1H, foi submetido aos bioensaios de efeitos fitotóxicos frente à duas espécies de plantas invasoras de pastagens: malícia e mata-pasto. Os bioensaios realizados foram os de germinação, desenvolvimento da radícula e do hipocótilo. No bioensaio da germinação de sementes, foram utilizadas 20 sementes de cada espécie, com temperatura cte de 25 0C e fotoperíodo de 12 horas, com três repetições, sendo monitorada em um período de cinco dias, com contagens diárias e eliminação de sementes germinadas, e consideradas germinadas aquelas que apresentavam extensão radicular igual ou superior a 2,00 mm (Juntila, 1976). O desenvolvimento da radícula e do hipocótilo foram realizados nas mesmas condições com exceção do fotoperíodo que foi realizado em 24 horas. Cada placa de Petri de 9,0 cm de diâmetro recebeu duas sementes pré-germinadas, com aproximadamente dois dias de germinação, e ao final do período de dez dias de crescimento, mediu-se o comprimento da radícula e do hipocótilo. A avaliação do extrato AcOEt foi feita nas concentrações de 100 e 150 mg L-1.

Resultado e discussão

Os resultados obtidos nos bioensaios do efeito fitotóxico do ext AcOEt obtido da biomassa do fungo endofítico FL2P3, foram significativos apenas na inibição da radícula da espécie malícia nas concentrações de 100 mg L-1 e de 150 mg L- 1, com percentuais de inibição de 55% e de 46,7%. Enquanto que na germinação de sementes e no desenvolvimento do hipocótilo os efeitos observados não apresentaram resultados satisfatórios, com baixos níveis de inibição.

Conclusões

Os dados obtidos através dos bioensaios realizados com o Extrato AcOEt, feitos frente as espécies receptoras malícia e mata-pasto apresentaram resultados mais significativos observados em nível de inibição da radícula de espécie malícia em 55% e 46,7%, nas concentrações de 100 mg L-1 e 150 mg L-1, respectivamente. O resultado obtido no desenvolvimento de inibição da radícula da espécie malícia direciona que metabólitos obtidos de biomassas fúngicas possam servir de uma possível fonte de substâncias com potencial aleloquímico.

Agradecimentos

Ao CNPQ, CAPES e a UFPA

Referências

CASTELLANI, A.; Viability of mold culture off ungi in destiled water. American Journal of Tropical Medicine and Higiene, v 42, p.225, 1939.
JUNTILA, O.; Physiol. Plant, 1976, 29, 264.
KILLHAM, K.; FOSTER, R. Soil ecology, Cambridge: University Press, p. 242, 1996.

Patrocinadores

CAPES CNPQ FAPESPA

Apoio

IF PARÁ UFPA UEPA CRQ 6ª Região INSTITUTO EVANDRO CHAGAS SEBRAE PARÁ MUSEU PARAENSE EMILIO GOELDI

Realização

ABQ ABQ Pará