OBTENÇÃO DE BIODISEL A PARTIR DE ÓLEO DE SOJA RECICLADO

ISBN 978-85-85905-19-4

Área

Química Orgânica

Autores

Souza, C.B.F. (IFMA) ; Farias, B.M.F. (IFMA) ; Reis, J.B. (IFMA) ; Marques, G.N. (IFMA) ; Nascimento, C.R. (IFMA)

Resumo

Biodiesel é o nome dado a um tipo de combustível produzido a partir de óleos de origem vegetal ou animal e de álcoois como metanol ou etanol, consiste em uma mistura de ésteres monoalquílicos de ácidos graxos, obtidos através de uma reação de transesterificação de um triglicerídeo. O biodiesel foi obtido com sucesso em escala laboratorial contemplando a proposta inicial do projeto.

Palavras chaves

Biodiesel; Combustível ; Óleo de soja

Introdução

Existem três maneiras de se produzir biodiesel a partir de óleo vegetal como fonte de triglicerídeos: pirólise, micro-emulsão e transesterificação (CAMARGOS, 2005). O craqueamento térmico ou pirólise é a conversão de uma substância em outra por meio do uso de energia térmica, na ausência do oxigênio, a temperaturas superiores a 450ºC (FUKUDA; KONDO; NODA, 2001). A transesterificação, também conhecida como alcoólise, provoca a diminuição da viscosidade do óleo vegetal assim como melhora o desempenho do mesmo em motores movidos a diesel. Atualmente, o biodiesel é obtido através de reações de transesterificação entre um óleo vegetal e um álcool de cadeia curta na presença de catalisador. (MA e HANNA, 1999; FUKUDA et al., 2001)

Material e métodos

Reagentes: • Óleo de soja (óleo de cozinha) • Álcool etílico (etanol) • Hidróxido de sódio (soda cáustica) • Glicerina (glicerol 95%) • Cloreto de sódio (sal de cozinha) • Água Materiais: • Béquer 500mL • Erlenmeyer 250mL • Balão de fundo chato • Espátula • Funil de separação • Manta térmica • Balança analítica • Suporte universal • Condensador • Fita indicadora de pH universal

Resultado e discussão

Procedeu-se à separação das fases inferior (glicerina) e superior (biodiesel), sendo esta última, obtida em maior quantidade. Em todas as reações de transesterificação, a fase éster (biodiesel) apresentou densidade satisfatória. Foi possível observar que, quanto maior a presença de gordura animal apresentava o biodiesel, tanto a fase éster quanto a fase glicerol apresentavam coloração escura e com grande turvação. O excesso de álcool livre faz com que o ponto de fulgor caia consideravelmente, mediante baixo ponto de fulgor do metanol. Esta citação foi comprovada, já que os primeiros resultados apresentaram valores fora dos parâmetros da ANP em função do excesso de álcool livre. Este processo apresentou resultados satisfatórios, porém em escala industrial não é viável em comparação ao óleo vegetal isento de impurezas, pois acarretou em muitas etapas e seu rendimento cai a cada lavagem na fase éster.Após a completa dissolução do catalisador, NaOH, e da adição do óleo, quando colocado no funil para decantação, em poucos minutos já era possível notar uma leve separação entre as fases (biodiesel e glicerol). Na produção do biodiesel pode-se obter mais dois subprodutos uma fase aquosa que é descartada por não ter utilidade, um outro subproduto que é obtido no processo é a glicerina que pode possuir uma utilidade na indústria de sabonete por exemplo, fazendo com que o custo do biodiesel seja diminuído com a venda da glicerina que é produzida no processo. E finalmente se obtém o biodiesel como último produto do processo de obtenção do biodiesel através da soja. Esses produtos são obtidos na separação por um funil de separação, sendo o biodiesel o último a ser retirado do funil de separação.

Conclusões

Após o processo de transesterificação pelo qual o óleo vegetal passa, ocorre a formação de ésteres etílicos (biodiesel) e glicerina. O biodiesel obtido com etanol apresenta maior dificuldade de separação devido à formação de emulsão. A viscosidade do biodiesel é bem menor que a do óleo vegetal bruto, facilitando seu uso em motores. O biodiesel foi obtido com sucesso em escala laboratorial contemplando a proposta inicial do projeto. A obtenção dos produtos ocorreu de acordo com o previsto, formando-se um sistema bifásico bem definido.

Agradecimentos

Agradecemos ao Professor Jonas Batista Reis pelo auxilio durante a práticas, aos nossos colegas de classe por colaborarem com a realização do experimento e ao Instituto F

Referências

AGÊNCIA NACIONAL DO PETRÓLEO, GÁS NATURAL E BIOCOMBUSTÍVEIS, Resolução ANP nº 7, de 19.3.2008 – DOU 20.3.2008. Regulamento Técnico. Disponível em (www.anp.gov.br) Acesso em 20 de janeiro de 2016.

BRASIL/SÃO PAULO I escola de verão em química verde. São Paulo: Eups, 2007. 53 p

ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Ministério da Saúde, 2003. Resolução n° 482, de 23 de setembro de 1999. Disponível em:. Acesso em: 15 abril de 2006

CAMARGOS, Rodrigo Ribeiro Da Silva. AVALIAÇÃO DA VIABILIDADE DE SE PRODUZIR BIODIESEL ATRAVÉS DA TRANSESTERIFICAÇÃO DE ÓLEO DE GRÃOS DE CAFÉ DEFEITUOSOS. 2005. 105 f. Dissertação (Mestre) - Curso de Engenharia Química., Departamento de Engenharia Química, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2005.

FUKUDA, H.; KONDO, A.; NODA, H. Biodiesel fuel production by transesterification of oils. Journal of Bioscience and Bioengineering, Osaka, v. 92, n. 5, p. 405-416, 2001.

QUÍMICA NOVA. Sustentabilçidade Biodiesel: parâmetros de qualidade e métodos analíticos. Nova, Vol. 32, No. 6, 1596-1608, 2009. Disponível em: (www.scielo.br).

HOLANDA, Aristo. Biodiesel e inclusão social. Brasília: Câmara Dos Deputados, 2004. 212 p

LÔBO, I. P.; FERREIRA, S. L. C.; CRUZ, R. S. Biodiesel: parâmetros de qualidade e métodos analíticos. Quimica Nova, São Paulo, v. 32, n. 6, p. 1596-1608, 2009.

THONSON, D. R. Designing mixture experiments - A review. Transactions of the Assae, St.Joseph, v. 24, n. 4, p. 1077-1086, 1981.
http://quimicapetroupch.blogspot.com.br/2012/06/practica-biodiesel.html acesso em 21 de janeiro de 2016
http://ucvvirtual.edu.pe/campus/HDVirtual/700426354/Pr%C3%A1cticas/7000001834/Pr%C3%A1ctica_06y07.pdf acesso em 21 de janeiro de 2016
http://es.slideshare.net/guest227ddea2/obtencin-de-biodiesel acesso em 21 de janeiro de 2016
http://www.uel.br/grupopesquisa/meioambiente/fotopetro/arquivos/tcc/talita_pedroso_quessada.pdf acesso em 21 de janeiro de 2016

Patrocinadores

CAPES CNPQ FAPESPA

Apoio

IF PARÁ UFPA UEPA CRQ 6ª Região INSTITUTO EVANDRO CHAGAS SEBRAE PARÁ MUSEU PARAENSE EMILIO GOELDI

Realização

ABQ ABQ Pará