Novas 3-(3-piridinil)-1,2,4-oxadiazol-5-il-N-acilaril-hidrazonas planejadas como antiparasitários

ISBN 978-85-85905-19-4

Área

Química Orgânica

Autores

da Silva Junior, A.C. (UFPE) ; Moita Pinheiro, S. (UFPB) ; dos Santos Filho, J.M. (UFPE)

Resumo

O planejamento, a síntese e a avaliação das propriedades antiparasitárias de séries 1,2,4-oxadiazol-N-acil-hidrazona têm sido o foco principal de pesquisa desenvolvida no Laboratório de Planejamento e Síntese Aplicados à Química Medicinal-SintMed®. Como resultado, novos compostos com atividade antiparasitária foram identificados, suscitando estudos para sua modificação e otimização estruturais. Explorando a associação entre o heterociclo 1,2,4- oxadiazol e o grupo N-acil-hidrazona, derivados 3-(3-piridinil)-1,2,4- oxadiazol-5-il-N-acill-hidrazona foram sintetizados e caracterizados,passando a ocupar papel central nos estudos de atividade antiparasitária, uma vez que a introdução do grupo piridinil se constitui numa estratégia poderosa para a descoberta de novos compostos bioativos.

Palavras chaves

N-acil-hidrazonas; PiridinilderivadosPiridin; Atividade antiparasitária

Introdução

N-Acil-hidrazonas (NAH) constituem uma classe de compostos intensamente estudada, sobretudo em Química Medicinal, uma vez que o esqueleto NAH é reconhecido como uma estrutura privilegiada, associada à resposta biológica dos compostos que o incorporam[1]. Um dos resultados mais expressivos foi obtido em nosso grupo, ao se identificarem derivados 1,2,4-oxadiazol-N-acil- hidrazônicos com excelente atividade tripanocida em concentrações não- citotóxicas[2]. Com base nesses estudos, compostos análogos incorporando o anel 3-piridinil foram planejados e sintetizados a fim de se avaliar sua potencial atividade antiparasitária. O núcleo piridínico se constitui num dos principais grupos farmacofóricos presentes em compostos bioativos de origem tanto natural como sintética, além de permitir a modulação das propriedades físico-químicas desses compostos[3]. A fim de se avaliar o perfil farmacológico e a relação estrutura-atividade (SAR) de derivados 3-(3-piridinil)-1,2,4-oxadiazol-5-il- N-acilaril-hidrazona, uma série de modificações estruturais foram planejadas, incluindo grupos aril substituídos em diferentes posições, grupos heterocíclicos e grupos não-aromáticos.

Material e métodos

Todos os produtos foram caracterizados por infravermelho (IV) em aparelho Bruker Tensor27. Análises de ressonância magnética de próton (1H-RMN) foram realizadas a 300 ou 400 MHz. Os pontos de fusão foram determinados em fusiômetro digital Gehaka, sendo a faixa de variação de ±2 °C. A 3-(3- piridinil)-1,2,4-oxadiazol-5-il-hidrazida (1), intermediário-chave na síntese dos compostos planejados, foi obtida em 4 etapas de síntese, de acordo com a metodologia previamente descrita[2], adaptada para esta série. O substrato de partida é a 3-piridinilnitrila, convertida à amidoxima correspondente por reação com cloridrato de hidroxilamina sob refluxo. A 3- piridinilamidoxima sofre reação de heterocicloadição ao ser refluxada com cloreto de metiloxalila em THF seco, dando éster metílico 1,2,4- oxadiazólico. Em seguida, o éster é convertido a (1) por reação com hidrato de hidrazina em etanol a temperatura ambiente. A reação de (1) com os aldeídos adequados em presença de um catalisador especialmente desenvolvido SintMed®[4] leva aos produtos planejados em condições brandas, exclusivamente na configuração E, com rendimentos de 90 a 98% após isolamento. Essa seletividade é importante, pois evita misturas isoméricas E/Z, facilitando a purificação e a interpretação dos resultados biológicos. Todos os compostos foram caracterizados por técnicas espectroscópicas e pela determinação de suas propriedades físicas.

Resultado e discussão

Os derivados 3-(3-piridinil)-1,2,4-oxadiazol-5-il-N-acil-hidrazona 2a-e foram obtidos conforme mostrado na Figura 1. A síntese da série 2a-e foi conduzida na presença de cloreto de cério hepta-hidratado como catalisador, uma metodologia recentemente desenvolvida em nosso grupo[4]. Os produtos foram obtidos exclusivamente como isômeros E, garantindo a pureza estereoquímica necessária para submissão aos testes biológicos. Os derivados 2a-e foram obtidos por conversão total dos substratos em condições extremamente brandas, com rendimentos entre 90 e 95% e alto grau de pureza comprovada por técnicas espectroscópicas. A série 2a-e encontra-se sob estudo de sua atividade antiparasitária, incluindo antimalárica e tripanocida, a fim de traçar seu perfil farmacológico.

Figura 1

Esquema sintético dos derivados 2a-e.

Conclusões

A síntese estereosseletiva de 3-(3-piridinil)-1,2,4-oxadiazol-5-il-N-acil- hidrazonas 2a-e comprovou o valor sintético da catálise promovida por CeCl3 e seu papel decisivo no desenvolvimento de novas N-acil-hidrazonas. Os produtos foram isolados com excelentes rendimentos, caracterizados pela determinação de suas propriedades físicas e espectroscópicas e se encontram em fase de estudo de suas propriedades antiparasitárias. Os resultados advindos dessa investigação devem definir as próximas etapas no planejamento de novas N-acil- hidrazonas bioativas.

Agradecimentos

Os autores são gratos à equipe da Central Analítica do Departamento de Química Fundamental da UFPE pelas análises espectroscópicas.

Referências

[1] Duarte et al., Nini-Rev. Med. Chem., 2007; 7, 1108-1119.
[2] dos Santos Filho et al. Bioorg. Med. Chem., 2009, 17, 6682-6691.
[3] Kumar et al., J. Chronot. Drug Del. 2011, 2(2), 71-78.
[4] dos Santos Filho, J. M., Eur. J. Org. Chem.,. 2014, 6411–6417.

Patrocinadores

CAPES CNPQ FAPESPA

Apoio

IF PARÁ UFPA UEPA CRQ 6ª Região INSTITUTO EVANDRO CHAGAS SEBRAE PARÁ MUSEU PARAENSE EMILIO GOELDI

Realização

ABQ ABQ Pará