Pólen Apícola: Importância para a reprodução sexuada das plantas. Biocompostos e composição físico-química em amostras de Apis melífera da região do vale do Açu e Oeste Potiguar.

ISBN 978-85-85905-19-4

Área

Alimentos

Autores

Buriti, F.J. (IFRN) ; Silva, Y.Y.B. (IFRN) ; Medeiros, A.J.D. (IFRN) ; Alves, M.V.S. (IFRN) ; Jales, A.A. (IFRN)

Resumo

Tendo em vista a importância da apicultura para o ecossistema e sociedade, foram analisadas 8 amostras de pólen apícola, coletados por abelhas Apis millifera dos apiários FLONA localizado na cidade de Açu e CETAPIS localizado na cidade de Mossoró, ambos no estado doRN. Nesse estudo foi determinado o controle por pesagem da produção quinzenal e as analises dos parâmetros Cinzas, Proteínas e flavonoides. Os teores médios encontrados foram: Controle (38,29g) para FLONA e (462,22g) para CETAPIS, Cinzas (2,98%)FLONA e (3,74%) para CETAPIS, Proteína (16,29%) para FLONA e (21,33%)CETAPIS, Flavonóide (5,099,21µ/mL)Para FLONA e (10,163.64µ/mL) paraCETAPIS. Os resultados encontrados foram satisfatórios em sua maioria, respeitando a normativa nº 03 de 2001 do Ministério da Agricultura e Abastecimento

Palavras chaves

Pólen; Fonte proteica; Ecossistema

Introdução

Os grãos de pólen são microesporos localizados nas antenas dos estames dos angiospermas, e que consiste nas células reprodutoras masculinas das plantas, com o propósito de transmitir seus gametas ao aparelho sexual feminino das flores (WITHERELL, 1975; SCHMIDT E BUCHMANN, 1992; KRELL, 1996). 1.1 Polinização A polinização feita por abelhas contribui com a manutenção da diversidade de espécies na terra, sendo o fator mais importante para a existência da vegetação (BRASIL, 2014).A importância do pólen é indubitável, quer para a colónia quer para os produtos derivados da colmeia (Nogueira, 2012) Os polinizadores fornecem um serviço essencial ao ecossistema e trazem inúmeros benefícios à sociedade, através do seu papel na produção de alimento e da agricultura, além de melhorias nos meios de subsistência, desenvolvimento científico, cultura e recreação, e na conservação da diversidade biológica (Imperatriz-Fonseca, 2004). 1.2 Bromatológia A caracterização físico-química e biológica do pólen faz-se importante em um controle de qualidade e até mesmo em uma padronização do pólen brasileiro para possíveis utilizações nas indústrias alimentícias e farmacêuticas (ALENCAR, 2002). 1.3 Biocompostos Flavonóides são compostos polifenólicos biossintetizados a partir da via dos fenilpropanóides e do acetato, precursores de vários grupos de substâncias como aminoácidos alifáticos, terpenóides, ácidos graxos dentre outros (Mann, 1987). Sabendo disso, o trabalho tem como objetivo abordar a importância da apicultura para o ecossistema e sociedade, enfatizando a produção de pólen, mostrando através de análises de Cinzas, Proteína e Flavonóide as propriedades bioativas, relevantes para a vida humana.

Material e métodos

As coletas das amostras de pólen apícolas foram realizadas no apiário montado por pesquisadores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN Campus Ipanguaçu na Floresta Nacional de Açu – FLONA, localizado na cidade de Açu/RN. E no apiário experimental instalado na Fazenda Rafael Fernandes, pertencente a Universidade Federal do Semiárido – UFERSA, no Distrito Alagoinha, Município de Mossoró-RN, conhecido como CETAPIS (Centro Tecnológico de Apicultura e Meliponicultura do Estado do Rio Grande do Norte) entre os meses de outubro de2014 e fevereiro de 2015. As amostras foram levadas ao laboratório de proteção de plantas do IFRN – Campus Ipanguaçu, limpas, pesadas, identificadas, secas em estufa de circulação e guardadas no freezer -22 ºC e 14 ºC (utilizando o método de Roulston et al., 2000). Cinzas De acordo com IAL (2008), foram pesadas 2 gramas de oito amostras referentes as colmeias da FLONA e CETAPIS, em seguida colocadas em cadinhos de porcelana colocadas em mufla a 600ºC por quatro horas, para a incineração e formação de cinzas brancas. Após o resfriamento, foram pesadas novamente para obtenção da massa final da amostra. Proteína Bruta Em triplicata foi realizado a analise, através do Método Micro-Kjeldahl, pesada 0,1g de pólen das amostras oito, referentes a colmeia da FLONA, e da CETAPIS, colocadas no tubo micro Kjeldahl com adição do catalizador CuSO4 e K2SO4, levadas ao digestor por três horas, em temperatura de 350ºC em seguida realizada a destilação no destilador de nitrogênio, adicionando 10ml de água, e algumas gotas de NaOH a 40%. Flavonoídes Determinado pelo método Park et al. (1998), foram analisadas oito amostras referentes as colmeias da FLONA e da CETAPIS.

Resultado e discussão

A polinização feita pelas abelhas é essencial para a reprodução sexuada das plantas. As abelhas são consideradas os polinizadores mais eficientes das angiospermas. Dentre as abelhas, a Apis millifera se destaca desempenhando um papel importante na polinização, principalmente de espécies nativas (Muniz & Brito,2007). Foi realizado o controle da produção dos pólens produzidos pelas colmeias FLONA e CETAPIS. Como podemos ver na tabela 1, as colmeias obtiveram rendimentos baixos. Os índices de produção aumentam e diminuem devido ao número de chuvas nas regiões, pois com elas as plantas nativas florescem e produzem alimento para as abelhas. O pólen é a principal fonte de alimento não líquido, sendo consumido pelas abelhas (Arruda, 2003). O pólen é essencial para o crescimento normal e o desenvolvimento de todos os indivíduos de uma colônia de abelhas, bem como, é essencial para a reprodução das colônias (MORETI, et al., 2002). A produtividade é considerada relativa, considerando as poucas chuvas, pois a região nordeste, precisamente a região Oeste e do Vale do Açu do Rio Grande do Norte, sofrem com a escassez. As análises Bromatológicas do pólen coletado obtiveram variâncias percentuais. Os valores em porcentagem de Cinzas referentes a FLONA, estão de acordo com as normativas padrão brasileira de qualidade do pólen que estabelece o máximo de 4% (tabela 2). Os valores encontrados com elevação de 4%, correlaciona-se a diversificação polínicas. A curva analítica contendo 10,20,30,40 ppm de quercetina, obtiveram os valores de absorbância de 3,373, 3,473, 3,583, 3,633. Os resultados encontrados (tabela 3), foram satisfatórios.Os flavonoides presentes no pólen, são resultantes de hidrolise pelas enzimas presentes nas salivas das abelhas (ALENCAR, 2002).

Tabelas 1, 2 e 3



FIGURAS DE 1 A 6



Conclusões

O pólen Apícola é um alimento rico em diferentes fontes proteicas, sendo essencial para a saúde humana, como também para as abelhas por ser o seu principal alimento. Para tanto, as médias dos parâmetros físicos-químicos analisados, das amostras de pólen apícola, se encontram na normativa nº 03 de 2001 do Ministério de agricultura e Abastecimento para os teores de cinzas. Já para proteína os resultados estão acima estabelecidos, concluindo que eles são muito ricos em proteína. A presença de flavonóide foi significativa nas amostras.

Agradecimentos

IFRN E AOS ORIENTADORES

Referências

WITHERELL, P. C Otros produtos de la colmena. In: DADANT, E. La colmena y la abeja melífera. Montevideo: Hemisferio Sur, 1975. p. 684.

BRASIL, Portal Brasil, 2014.

NOGUEIRA, C. 2012. Estudo do pólen apícola comercial. Escola Superior Agrária de Bragança. Bragança.

IMPERATRIZ-FONSECA, V. L. Serviços aos ecossistemas, com ênfase nos polinizadores e polinização. 2004. Disponível em: . Acesso em: 25 out. 2012.

ALENCAR, S. M. Estudo fitoquímico da origem botânica do própolis e avaliação da composição química de mel de apis milífera africanizada de diferentes regiões do Brasil. 2002, 156p. Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia de Alimentos, campinas, 2002. Tese de Doutorado.

Mann J. Secondary metabolism. Oxford: Clarendon Press; 1987. p.374.

INSTITUTO ADOLFO LUTZ. 2008. Normas Analíticas do Instituto Adolfo Lutz: Métodos Químicos e Físicos para Análise de Alimentos. 4ed. São Paulo: IAL. Vol. 1, 533 p.

PARK, Y. K; PAREDES - GUZMAN, J. F; AGUIAR, C.L; ALENCAR, S.M; FUJIWARA, F. Y. Chemical constituintes in Baccharis dracunculifolia as the main botanical origin of southeastem Brazilian propolis. Journal of Agricultural and Fod Chemistry, V. 52, p. 1100-1103, 2004.


MUNIZ, F.H. & BRITO, E.R. 2007. Levantamento da flora apícola do município de Itapecuru-Mirim, Maranhão. Revista Brasileira de Biociências, 5(1): 111-113.

ARRUDA, V. A. S. Pólen apícola desidratado composição físico-química, qualidade microbiológica, compostos fenólicos e flavonoides, atividade antioxidante e origens botânicas. São Paulo, 2013.

MORETI, A. C. C. C; MARCHIN, L. C; SOUZA, V. C; RODRIGUES, R. R. Atlas do pólen de plantas apícolas. Rio de Janeiro: Papel Virtual, 2002. 93p.
MUNIZ, F.H. & BRITO, E.R. 2007. Levantamento da flora apícola do município de Itapecuru-Mirim, Maranhão. Revista Brasileira de Biociências, 5(1): 111-113.

BRASIL, Ministério da Agricultura e Abastecimento, 2001.

BURITI, F. J. Tabelas controle de produção, Teores de Cinzas e Proteínas e Teor de Flanonóides, 2016.
BURITI, F. J. Representação gráfica das médias dos resultados de pesos, proteína e flavonoíde, 2016.










Patrocinadores

CAPES CNPQ FAPESPA

Apoio

IF PARÁ UFPA UEPA CRQ 6ª Região INSTITUTO EVANDRO CHAGAS SEBRAE PARÁ MUSEU PARAENSE EMILIO GOELDI

Realização

ABQ ABQ Pará