Determinação de minerais por espectrometria de absorção atômica em amostras de pupunha e castanha do Pará.

ISBN 978-85-85905-19-4

Área

Alimentos

Autores

Teixeira, B. (UFPA) ; Rogez, H. (UFPA) ; Sobrinho, A. (UFPA)

Resumo

Este estudo teve como objetivo principal apresentar os fundamentos e aplicação da técnica de espectrometria de absorção atômica visando à determinação de minerais como o ferro (Fe) manganês (Mn) e zinco (Zn), nas frutas regionais pupunha (Bactris gasipaes) e castanha do Pará (Bertholletia excelsa), apresentando-se como potenciais para suplementação.

Palavras chaves

espectrometria de absorçã; pupunha e castanha do Par; suplementação alimentar

Introdução

Nos últimos tempos deu-se uma maior intensificação nos estudos de micronutrientes, tanto em nações desenvolvidas como em desenvolvimento, por acreditar-se que muitos problemas de saúde estão relacionados, pelo menos em parte, à insuficiência de determinados nutrientes (ALMEIDA et al., 2009). A importância da inclusão de minerais na dieta tem sido amplamente discutida em textos sobre nutrição humana (GONÇALVES, et al., 2007; FRANCO, et al., 2011). Sabe-se que um grande número de elementos minerais são essenciais para a nutrição humana e de outros mamíferos, desempenhando funções específicas no organismo (FRANCO, et al., 2011). Alguns minerais como Fe, Mn, Zn são considerados essenciais à saúde por atuarem em importantes vias metabólicas (WELZ & SPERLIG, 1999). O ferro é um componente das moléculas de hemoglobina, mioglobina, citocromo e de alguns sistemas enzimáticos, desempenhando um papel essencial no transporte de oxigênio e respiração celular. O zinco e manganês servem como ativadores essenciais em uma série de reações metabólicas catalisadas por enzimas, sendo, portanto, elementos muito importantes para a reprodução e o crescimento (BURTON, 1979). A determinação desses minerais na pupunha e na castanha do Pará, desperta interesse por serem elementos considerados essenciais à saúde. Portanto, o objetivo deste trabalho é determinar as concentrações de Fe, Mn, Zn na pupunha e na castanha do Pará por espectrometria de absorção atômica que é uma das técnicas mais utilizadas na determinação de elementos em baixas concentrações, que estão presentes numa variedade de amostras.

Material e métodos

Preparo da amostra: As amostras de pupunha e castanha do Pará foram primeiramente liofilizadas, ou seja, retirou-se a água da amostra, as amostras foram trituradas e posteriormente digeridas. Para a digestão das polpas das frutas, foram pesadas 0,4 g de cada amostra em triplicata (n=3) e em seguida adicionou-se 3 mL de HNO3 concentrado com 1 mL H2O2 30% (v/v). As amostras foram digeridas em bloco digestor a 180°C durante 12 horas. Em seguida os digeridos foram transferidos para frascos volumétricos de 50 mL e aferidos a 25 mL com água deionizada. O branco analítico consistiu da mistura oxidante (HNO3 e H2O2) sem a presença da amostra. A acidez final em casa amostra foi de 8% (v/v). Preparo da curva de calibração: Para construção da curva de calibração do Fe, Mn e Zn foram calculados os valores de solução padrão em 100mg/mL de cada um dos metais para preparar os parâmetros de concentração nos valores de 0; 5; 10 e 15 mg/L para o ferro; de 0; 1; 2 e 3 mg/L para o Mn e nos valores de 0; 0,5; 1 e 1,5 mg/L para o zinco, onde cada parâmetro foi preparado em balão volumétrico de 50 mL. Adicionou-se 5 mL de um a solução de HNO3 a 50 % em cada balão volumétrico e este foi aferido com água deionizada, para que as curvas construídas estivessem em meio ácido 5 % (v/v).

Resultado e discussão

O doseamento por espectrometria de absorção atômica para o ferro, manganês e zinco em amostras de frutas regionais foi realizado com o objetivo de determinar à concentração dos mesmos e assim utiliza-los como fontes alternativas de suplementação Assim foram construídas as curvas padrões de doseamento de ferro (y = 0,028x + 0,0128 R2 = 0,99), manganês (y = 0,0859x + 0,0008 R2 = 0,99) e zinco (y = 0,1742x - 0,0114 R2 = 0,98) utilizada para determinação do teor desses minerais na pupunha e na castanha do Pará. Os resultados estão expressos em miligramas mg/kg. Tabela 1: Resultados das leituras para as amostras de pupunha (P) e castanha do Pará (C) feitas em triplicata. Determinação da concentração de Fe, Mn e Zn em mg/kg nas amostras de frutas: Os valores encontrados na Tabela 1 em suas respectivas equações da reta para cada mineral foram usados para encontrar as concentrações analíticas e para as concentrações reais usou-se o volume da aferição e dividindo pela massa pesada da amostra (Tabela 2).

Tabela 1

Resultados das leituras para as amostras de pupunha (P) e castanha do Pará (C) feitas em triplicata

Tabela 2

Resultados das concentrações analíticas de Fe, Mn e Zn das amostras de pupunha e castanha do Pará.

Conclusões

Os resultados obtidos mostraram que as frutas regionais no caso a pupunha e a castanha do Pará podem ser usadas como fontes alternativas de Fe, Mn, Zn, ou seja, possuem potencial de suplementação.

Agradecimentos

Os autores agradecem à Universidade Federal do Pará (UFPA) e ao Centro de valorização agroalimentar de compostos bioativos da Amazônia (CVACBA).

Referências

1. ALMEIDA, M.M.B; SOUZA, P.H.M.; FONSECA, M.L.; MAGALHÃES, C.E.C.; LOPES, M.F.G.; LEMOS, T.L.G. Avaliação de macro e micronutrientes em frutas tropicais cultivadas no nordeste brasileiro. Ciênc. Tecnol. Aliment., v. 29, n.3, p. 581-586, 2009.
2. BACCAN, Nivaldo. ANDRADE, João Carlos de. Química analítica quantitativa elementar. 3ª Ed. São Paulo: Blucher , 2001.
3. BURTON, B. T. Nutrição Humana. Mc Graw-Hill do Brasil, São Paulo. 1979.
4. FRANCO, G.V.E. TACO-Tabela de composição química dos alimentos, 4ed. Revisada e ampliada. Rio de Janeiro: Livraria Alheneu, 2011.
5. GOÇALVES, E.C.B.A.; TEODORO, A.J.; TAKASE, I. Teores de cobre em extratos de carne in natura e processada. Ciênc. Tecnol. Aliment., v. 27, n.2, p. 298-302, 2007.
6. SKOOG, D.A. et al. Princípios de Química Analítica, 5ª Ed.-Artmed Editora S.A Porto Alegre (RS), 2002.
7. WELZ, B.; SPERLING, M. Atomic Absortion Spectrometry. Wiley-VCH Verlag GmbH, Weinheim, Alemanha, 1999.


Patrocinadores

CAPES CNPQ FAPESPA

Apoio

IF PARÁ UFPA UEPA CRQ 6ª Região INSTITUTO EVANDRO CHAGAS SEBRAE PARÁ MUSEU PARAENSE EMILIO GOELDI

Realização

ABQ ABQ Pará