AVALIAÇÃO DA QUALIDADE FÍSICO - QUÍMICA DE NÉCTARES DE PÊSSEGO COMERCIALIZADOS NA CIDADE DE REDENÇÃO - PA

ISBN 978-85-85905-19-4

Área

Alimentos

Autores

Rodrigues, M.R.A. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ (UEPA)) ; Santos Filho, W.L.G. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ (UEPA)) ; Lima, W.R. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ (UEPA)) ; Pinheiro, I.C. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ (UEPA)) ; Moreira, N.G. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ (UEPA)) ; Souza, S.L.C. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ (UEPA)) ; Lima, E.S. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ (UEPA)) ; Santos, J.J.M. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ (UEPA)) ; Santos, R.P. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ (UEPA))

Resumo

O presente trabalho teve por objetivo avaliar a qualidade físico – química de néctares de pêssego comercializados em Redenção – Pará. Foram adquiridas amostras de néctares de pêssego de diferentes marcas, e realizadas determinações de pH, acidez (%), sólidos solúveis (°Brix) e ratio. Os resultados foram avaliados e interpretados com auxílio de software estatístico Assistat. As amostras de néctares de pêssego apresentaram valores situando entre 3,19 e 3,57; 0,18 e 0,40; 12,23 e 14,36 e 33,90 a 67,94 para as análises de pH, acidez, sólidos solúveis e ratio, respectivamente. Conclui – se, que as marcas de néctares de pêssego analisadas encontravam-se dentro dos padrões estabelecidos pela legislação vigente com relação aos valores de acidez e ºBrix.

Palavras chaves

Qualidade; Néctar; Pêssego

Introdução

O Brasil apresenta uma das maiores diversidades de espécies frutíferas do mundo, em função de sua vasta extensão territorial e ampla variação climática (SOUZA FILHO et al., 2000). Sendo também o pêssego uma das frutas que também contribui com a expressão econômica desse ramo de frutas in natura e derivados. Dentre os derivados dessa fruta podemos citar os néctares que de acordo com Brasil (2003) é a bebida não fermentada, obtida da dissolução, em água potável, da parte comestível do pêssego (Prunus persica, L.) e açúcares, destinado ao consumo direto, podendo ser adicionado de ácidos. Os néctares são produzidos em diversas regiões do Brasil, apresentados em diferentes composições e disponibilizados no mercado em grande quantidade de marcas (GURAK, 2008). Desse modo, de acordo com Dantas et al. (2010) o controle de qualidade quanto aos parâmetros como acidez titulável, sólidos solúveis totais e pH são importantes para a padronização do produto e análise de alterações ocorridas durante processamento e armazenamento. Diante dessa situação, o objetivo desse trabalho foi avaliar a qualidade físico – química de néctares de pêssego comercializado em Redenção – Pará.

Material e métodos

O presente trabalho foi desenvolvido no laboratório de alimentos da Universidade do Estado do Pará (UEPA), Campus XV, Redenção – Pará. Foram adquiridas amostras de néctares de pêssego de cinco diferentes marcas, em suas embalagens originais de Tetra Pak® (Tetra Brik® Aseptic) de 200 ml cada marca adquirida, disponíveis nos supermercados da cidade de Redenção – Pará, estando ambas as marcas dentro dos seus respectivos prazos de validade. Em seguida transportadas para o referido laboratório e realizados os procedimentos metodológicos para análises de alimentos. Visando resguardar a identidade das empresas avaliadas, as marcas foram codificadas em amostras (A, B, C, D e E). Foram realizadas determinações de pH, com auxílio de pHmetro digital, previamente calibrado com soluções tampão de pH 4,0; 7,0 e 10,0. Acidez, através da titulação com hidróxido de sódio 0,1 M e solução alcóolica de fenolftaleína (1%), sendo os resultados expressos em g de ácido cítrico/100g. Sólidos solúveis totais por refratometria, com auxílio de refratômetro portátil, em que os resultados observados foram corrigidos para a temperatura de 20 ºC e expressos em graus (ºBrix). Ratio pela relação dos valores de (ºBrix/acidez). Todas essas análises foram realizadas seguindo metodologia descrita no Instituto Adolfo Lutz (2008), sendo determinadas em triplicatas e utilizadas suas referidas médias. Os dados resultantes da caracterização físico-química foram submetidos à análise de variância e as médias comparadas pelo teste de Tukey, a 5% de probabilidade com auxílio do software estatístico Assistat (SILVA e AZEVEDO, 2009).

Resultado e discussão

De acordo com os valores das determinações físico-químicas realizadas nas amostras de néctares de pêssego, expostos na tabela 1, observa – se que os valores físico–químicos de pH das amostras C e D, os dados de acidez e ratio das amostras C e E respectivamente, diferiram estatisticamente entre as demais amostras analisadas, em contrapartida os valores de ºBrix não diferiram entre as amostras avaliadas. Em relação aos dados de pH, os mesmos situaram entre 3,19 e 3,57. Em trabalhos com néctares de pêssego, Almeida (2014) obteve valores nos intervalos de 3,40 a 3,50. No tocante aos valores de acidez, esses intercalaram de 0,18 e 0,40%, os valores de Sólidos solúveis totais (ºBrix) situaram nos limites de 12,23 e 14,36. Quando comparados os resultados com a legislação brasileira específica para néctares de frutas (BRASIL, 2003). Os valores de acidez e brix situaram dentro dos limites preconizados na mesma, à qual determina que esse produto deve apresentar valores mínimos de 0,15% de acidez e 11 (ºBrix). Em trabalhos realizados por Pimentel; Prudencio e Rodrigues (2011) obtiveram médias de 0,33% de acidez em amostra de néctar de pêssego (formulação controle) durante vários dias de armazenamento. Almeida (2014) em estudos com néctares de pêssegos obtiveram valores variando de 11,9 a 12,8 (ºBrix), resultados esses dentro dos valores expressos na tabela 1. Os valores de ratio situaram entre 33,90 e 67,94, porém na legislação pertinente não consta valores para essa relação. Mesmo assim, de acordo com Cardoso et al. (2010), a expressão "ratio" é muito utilizada na indústria de bebidas não alcoólicas.

Tabela 1

Resultados das determinações físico-químicas realizadas nas amostras de néctares de pêssego comercializados na cidade de Redenção- PA.

Conclusões

Conclui – se, que as marcas de néctares de pêssego analisadas encontravam-se dentro dos padrões estabelecidos pela legislação vigente com relação aos valores de acidez e ºBrix. Portanto, diante dessa situação cabe ressaltar a importância da implantação e execução dos programas de controle de qualidade tanto no momento de colheita, transporte quanto nas etapas de processamento dos referidos frutos e derivados e armazenamento adequado, para obtenção de produtos que atendam as especificações de identidade e qualidade previstas em regulamento técnico específico, visando à segurança alimentar.

Agradecimentos

À UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ (UEPA)

Referências

ALMEIDA, M. C. Avaliação dos néctares comercializados em supermercados da cidade de Campina Grande – PB. 2014, 39p. Graduação (Química Industrial) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.

BRASIL. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Instrução Normativa n. 12, de 4 de setembro de 2003. Regulamento técnico para fixação dos padrões de identidade e qualidade gerais para suco tropical e néctar. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 9 set. 2003.

CARDOSO, W. S.; PINHEIRO, F. A.; PEREZ, R., PATELLI, T.; FARIA, E. R. Desenvolvimento de uma salada de frutas: da pesquisa de mercado à tecnologia de alimentos. Ciência e Tecnologia de Alimentos, Campinas, v. 30, n. 2, p. 454-462, 2010.

DANTAS, R. L.; ROCHA, A. P. T.; ARAÚJO, A. S.; RODRIGUES, M. S. A.; MARANHÃO, T. L. Perfil da qualidade de polpas de frutas comercializadas na cidade de Campina Grande/PB. Revista Verde, Mossoró – RN, v.5, n.5, p. 61 - 66 (Numero Especial), 2010.

GURAK, P. D.; SILVA, M. C. da; MATTA, V. M. da; ROCHA LEÃO, M. H.; CABRAL, L. M. C. Avaliação dos parâmetros físico-químicos de sucos de uva integral, néctares de uva e néctares de uva light. Revista de Ciências Exatas, v. 27, p. 21-35, 2008.

INSTITUTO ADOLFO LUTZ. Normas analíticas do Instituto Adolfo Lutz: Métodos químicos e físicos para análise de alimentos. 4. Ed., 1. Ed. Digital. São Paulo, 2008, 1020p.

PIMENTEL, T. C.; PRUDENCIO, S. H.; RODRIGUES, S. H. Néctar de pêssego potencialmente simbiótico. Revista de Alimentação e Nutrição, v. 22, n. 3, p. 455-464, jul./set. 2011.

SILVA, F. A. S.; AZEVEDO, C. A. V. Principal components analysis in the software assistat-statistical assistance. In: 7th World Congress on Computers in Agriculture, 2009, Reno. Proceedings of the 7th World Congress on Computers in Agriculture. St. Joseph: ASABE, 2009. v. CD-Rom. p.1-5.

SOUZA FILHO, M.; LIMA, J.; NASSU, R.; MOURA, C.; BORGES, M.. Formulações de Néctares de Frutas Nativas das Regiões Norte e Nordeste do Brasil. Boletim do Centro de Pesquisa de Processamento de Alimentos, v. 18, n. 2, 2000.

Patrocinadores

CAPES CNPQ FAPESPA

Apoio

IF PARÁ UFPA UEPA CRQ 6ª Região INSTITUTO EVANDRO CHAGAS SEBRAE PARÁ MUSEU PARAENSE EMILIO GOELDI

Realização

ABQ ABQ Pará