Cultivo de Pleurotus ostreatus em Fibras não Esterilizadas de Caroço de Açaí Tratadas com Cal e Ureia

ISBN 978-85-85905-19-4

Área

Alimentos

Autores

Barbosa, J. (EMBRAPA) ; Oliveira, M. (EMBRAPA) ; Rodrigues, I. (EMBRAPA)

Resumo

Este trabalho teve como objetivo avaliar o desenvolvimento de pleurotus ostreatus em substrato a base de caroços de açaí não esterilizados, utilizando-se ureia como fonte de nitrogênio e cal para o controle de contaminação. Efetuou-se delineamento experimental do tipo 2² com ponto central para estas variáveis com os seguintes níveis avaliados em triplicata: TR1 (2%cal, 1%ureia), TR2(1%cal, 1%ureia), TR3 (ponto central 1,5%cal, 0,5%ureia), TR4(1%cal 0%ureia) e o TR5 (2%cal, 0%ureia). Efetuou-se também um tratamento controle TR6 no qual não houve adição de cal e ureia. Os resultados obtidos apresentaram elevada variabilidade, porém indicando estatísticamente que o melhor rendimento está em torno dos tratamentos TR1 e TR2. Observaram-se também mudanças morfológicas.

Palavras chaves

Açai; Shimeji; cal e ureia

Introdução

O açaí (Euterpe oleracea Mart.) está distribuído em toda a extensão da região Amazônica, concentrando-se com maior frequência nos estados do Pará, Amapá e Maranhão (CAVALCANTE, 2010). A produção de frutos está centrada no estado do Pará que é o principal responsável pelo atendimento das demandas do mercado paraense, brasileiro e internacional. No Pará, o açaí é o principal alimento de muitas famílias ribeirinhas, alem de ter uma forte demanda na região metropolitana de Belém, um importante mercado do produto (FREITAS et al., 2015). O fruto maduro do açaí apresenta 15% de polpa e 85% de caroços. No processamento, estes caroços apresentam-se como um resíduo de elevado volume que atualmente não tem uma utilização de valor agregado importante, sendo, na maioria das vezes, jogado no lixo e, assim, torna-se um problema ambiental. É nesse cenário que o cultivo de shimeji (Pleurotus ostreatus), um cogumelo de elevado valor econômico e nutricional, apresenta-se como uma possibilidade interessante de agregar valor ao caroço de açaí ao utilizá-lo como substrato para sua produção. Como alimento o shimeji apresenta uma composição rica e balanceada em fibras, proteínas, carboidratos, vitaminas e minerais, alem de baixo valor calórico, gorduras e sódio (GHORAI et al., 2009). Assim com outras espécies de fungos, o shimeji é incapaz de assimilar algumas fontes de nitrogênio incluindo os nitratos, por isso recomenda-se que utilize nas formulações fontes de nitrogênio como amônia e ureia. Assim, neste trabalho, buscando-se gerar um ambiente competitivo para o sehimeji em substrato de açaí não esterilizado, utilizou-se ureia como fonte de nitrogênio e cal hidratada para minimizar os riscos de contaminação e melhorar a competição com outros microrganismos.

Material e métodos

Este experimento foi desenvolvido seguindo a metodologia de acordo com (MODA, EVELISE MONCAIO, 2003), com alterações. A cultura de shimeji, na forma de “spaws”, foi adquerida de uma empresa de São Paulo especializada em produção de sementes de cogumelos e os caroços de açaí foram obtidos em pontos comerciais de venda de açaí em Belém. Estes caroços foram secos em estufa por três dias a uma temperatura media de 70ºC e depois foram triturados em moinho mecânico levando a uma massa de fibras com granulometria inferior a 1mm. Para a elaboração dos substratos foram feitas bateladas de 6kg, suficientes para produzir três sacolas de 2kg de substrato, constituídas de 3,6 kg de fibras do caroço de açaí e 2,400kg de água, além de cal e ureia em quantidades de acordo com os tratamentos descritos a seguir. TR1 (2%cal. 120g, 1%ureia. 60g), TR2( 1%cal. 60g, 1%ureia. 60g), TR3(1,5%cal. 90g, 0,5%ureia. 30g), TR4(1%cal. 60g, 0%ureia.), TR5 (2%cal. 120g, 0%ureia), TR6, controle (0%cal, 0%ureia). Com os tratamentos preparados, o material foi inoculado com 2% de inóculo de Pleurotus ostreatus, e incubados a 25C ° em câmara escura por 20 dias. Após este período, foi efetuada análise do desenvolvimento micelial, de contaminação e eventual frutificação e eficiência biológica, com a análise estatística baseada nas duas últimas variáveis.

Resultado e discussão

Todos os tratamentos apresentaram crescimento micelial sem a presença de contaminação, excetuando-se o tratamento controle que apresentou contaminação. Observou-se também que as hifas formadas apresentavam distribuição irregular pelo substrato, não colonizando completamente o mesmo. Somente os tratamentos TR1, TR2 e TR3, apresentaram corpos de frutificação com os valores médios de produtividades e eficiência biológica apresentados na tabela 1, juntamente com os respectivos desvios padrões. Os resultados obtidos apresentaram elevada variabilidade , porém com indicação de maior rendimento e eficiência biológica nos pontos TR1 e TR2.




Conclusões

Os resultados deste trabalho mostram que o Pleurotus ostreatus tem potencial de desenvolvimento em substrato de caroços de açaí, mesmo sem a esterilização, ao se utilizar cal como agente bactericida e ureia como fonte de nitrogênio. Contudo, o potencial de uso desse substrato ainda requer mais estudos para avaliar melhor os percentuais de cal e ureia para cultivo de Pleurotos ostreatus com produtividade aceitável e sem levar a alterações morfológicas que comprometam a qualidade do produto.

Agradecimentos

Ao CNPQ, pela concessão de bolsa de iniciação científica e à FINEP pelo fomento ao projeto DENDEPALM.

Referências

CHORAI, S. F. et al. Fungal biotechnology in food and feed processing. Food Research international, v. 42, p. 577-587, 2009.

CAVALVANTE, Paulo B. Frutas comestíveis na Amazônica. Museu Paraense Emílio Goeldi, Belém. 7ª edição revisada e atualizada. 2010.

FREITAS, M. A. B.; VIEIRA, I. C. G.; ALBERNAZ, A. L. K. M.; MAGALHÃES, J, L. L. Floristic impoverishment of Amazoniam floodplain forests managed for açaí fruit production. Foreste Ecology and Management, n. 357, p. 20-27, 2015.

MODA,EVELISE MONCAIO: Produção de pleurotus sajor-caju em bagaço de cana-de-açúcar lavado e o uso de aditivos visando sua conservação in Natura. Dissertação (mestrado) , Escola Superior de Agricultura de Luiz de Queiroz. Piracicaba, 2003.

Patrocinadores

CAPES CNPQ FAPESPA

Apoio

IF PARÁ UFPA UEPA CRQ 6ª Região INSTITUTO EVANDRO CHAGAS SEBRAE PARÁ MUSEU PARAENSE EMILIO GOELDI

Realização

ABQ ABQ Pará