CARACTERIZAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA E QUIMIOMÉTRICA DE REFRIGERANTES DO TIPO COLA

ISBN 978-85-85905-19-4

Área

Alimentos

Autores

dos Santos, G. (UFPA) ; da Costa Barbosa, I.C. (UFRA) ; Carvalho de Souza, E. (UFRA) ; dos Santos Silva, A. (UFPA)

Resumo

Com a competitividade entre as indústrias de refrigerantes, se faz necessário processos de controle de qualidade que assegurem os padrões declarados, conforme o especificado pela legislação vigente. O objetivo deste trabalho foi a caracterização de refrigerantes do tipo cola, na formulação tradicional, engarrafados em garrafas PET de 600 mL produzidos e comercializados por três empresas, uma nacional e duas regionais, através de seus parâmetros físico-químicos (pH, condutividade elétrica, acidez total, teor de CO2 e sólidos solúveis totais). Os valores encontrados não diferiram dos encontrados na literatura. Tais parâmetros também se mostraram úteis na discriminação das amostras via PCA e HCA.

Palavras chaves

bebidda não alcóolica; análise multivariada; PCA e HCA

Introdução

O consumo per capita de refrigerantes no Brasil é de 90 litros ao ano, bem distante da realidade dos Estados Unidos, pois cada americano consumiu, em média, 160 litros de refrigerante no ano de 2013. No entanto, o consumo no maior mercado de refrigerantes do mundo vem diminuindo: há cinco anos, era de 185 litros per capita. Apesar das mais diversas marcas existentes, o mercado é concentrado, com cerca de 60% das vendas nas mãos da maior empresa: Coca-Cola Brasil - dona das marcas Coca-Cola, Fanta, Kuat, Schweppes e Aquarius Fresh, entre outras. (ABRAS BRASIL, 2014). Com o aumento da competitividade entre as indústrias de bebidas, tais empresas tem o papel de garantir produtos de boa qualidade, além de serem capazes de demonstrar que seus processos estão consistentes, permitindo que o produto final apresente um padrão de qualidade conforme são declaradas. Dessa forma, torna-se evidente a necessidade de aprofundar os estudos experimentais, visando análises comparativas seguindo a legislação vigente e revisões da literatura. Assim sendo, o objetivo do presente trabalho foi fazer algumas análises físico-químicas: sólidos solúveis totais (SST), acidez total, pH, teor de CO2, e condutividade elétrica (CE). Além de usar tais parâmetros para tentar discriminar as amostras conforme a empresa produtora e via emprego de métodos estatísticos multivariados, análise de componentes principais (PCA) e análise hierárquica de agrupamentos (HCA).

Material e métodos

Foram adquiridas 3 amostras de 3 marcas distintas de refrigerante do tipo cola engarrafados em PET (600 mL), que aqui foram rotulados como A, B e C. Antes das análises, se retirou o gás do refrigerante em banho-maria e constante agitação. Para análise de teor de sólidos solúveis totais (SST), foi utilizado um refratômetro portátil (Instrutherm, modelo ART 90). A acidez foi determinada por titulação de uma solução feita com 50 mL do refrigerante e 50 mL de água destilada, tendo como indicador a fenolftaleína e solução titulante de NaOH 0,1 mol/L (MAPA, 2005). O pH foi medido diretamente com um pHmetro previamente calibrado (INSTITUTO ADOLFO LUTZ, 2005). A condutividade elétrica foi determinada através da leitura direta em condutivímetro previamente calibrado (INSTITUTO ADOLFO LUTZ, 2005). A verificação do teor de dióxido de carbono foi feita com auxilio de uma balança de precisão, através do método gravimétrico em que a garrafa foi pesada ainda fechada; em seguida foi aberta e metade do líquido foi despejado em um erlenmeyer, o restante do liquido presente na garrafa foi agitado vigorosamente e misturado ao do erlenmeyer. Esse processo foi repetido até o gás carbônico ser totalmente retirado. Após esta etapa o líquido foi reposto no recipiente de origem e posteriormente pesado novamente para se obter os valores numéricos da quantidade de CO2, através da diferença da massa total pela massa do líquido mais o recipiente (CAVAGIS; PEREIRA; OLIVEIRA, 2014). Os resultados obtidos foram usados para se verificar discriminação via emprego de métodos multivariados (HCA e PCA), utilizando-se o programa MINITAB 16.

Resultado e discussão

A Tabela 1 traz os resultados encontrados, exceto os de teor de gás carbônico. Os sólidos solúveis totais tiveram médias iguais a 11,01º Brix (A); 10,98º Brix (B) e 10,41º Brix (C), que são concordantes com o que informam os fabricantes (10,2º a 10,6º Brix) para os refrigerantes tipo cola e são próximos ao valor de 11º Brix encontrado por Cardoso (2014). Os valores de pH encontrados foram: 2,14 (A); 2,10 (B) e 2,16 (C). Tais valores indicam que os refrigerantes são bebidas extremamente ácidas. A condutividade elétrica encontrada foi de: 1.000,00 µS/cm (A); 1.148,89 µS/cm (B) e 1.102,22 µS/cm (C), indicando que nos refrigerantes A o teor de partículas carregadas é menor do que nos tipos B e C. Os valores de acidez encontrados foram: 0,12% (A); 0,15% (B) e 0,16% (C) , valor esse que estão de acordo com a Portaria nº 544 (BRASIL, 1998) que estabelece como valor mínimo 0,10 %. Os teores de gás carbônico encontrados foram iguais a 0,82% para o refrigerante da marca A; 0,57% para os da marca B e 0,97% para os da marca C. Ao se aplicar as análises multivariadas de PCA e HCA produziram o gráfico da Figura 1. Esses valores foram capazes de separar as amostras das três fábricas, indicando que, em termos desses parâmetros, as três formulações são distintas, apesar de serem do mesmo tipo de refrigerante, cola.

Tabela 1. Resultados das análises

Médias de 3 repetições seguida de desvio padrão. Letra igual indica semelhança entre as amostras (ANOVA, 95%).

Figura 1. Gráfico de PCA e dendrograma

Formaram-se três grupos distintos indicando serem formulações distintas.

Conclusões

Todos os parâmetros analisados apresentaram valores em conformidade com a legislação e/ou trabalhos presentes na literatura. Os parâmetros analisados foram suficientes e capazes de separar as amostras conforme a fábrica de origem e emprego das técnicas de PCA e HCA, indicando que as formulações destas indústrias não são exatamente iguais.

Agradecimentos

A UFPA e a UFRA

Referências

Agência Nacional De Vigilância Sanitária. Diretoria Colegiada. Resolução-RDC Nº 24, de 15 de junho de 2010. Disponível em:<http://portal.anvisa.gov.br/wps/wcm/connect/34565380474597549fd4df3fbc4c6735/RDC24_10_Publicidade+de+alimentos.pdf?MOD=AJPERES>.Acesso em: 7 jul. 2015.
Brasil. Secretaria de Defesa Agropecuária – SDA. Coordenação Geral de Apoio Laboratorial – CGAL. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA. Não alcoólicos. Sólidos solúveis (° Brix): Manual de Métodos de Análises de Bebidas e Vinagres.
CONGRESSO QUÍMICO DO BRASIL, 1., 2010, João Pessoa. Determinação dos Parâmetros físicoquímicos dos Refrigerantes. João Pessoa: DQ / CCT / UEPB, 2010. Arquivos. Disponível em: <http://www.aquimbrasil.org/congressos/2010/arquivos/T21.pdf>. Acesso em: 7 jul. 2015.
Cavagis, Alexandre D. M.; Pereira, Elisabete Alves; Oliveira, Luciana Camargo. Um Método Simples para Avaliar o Teor de Sacarose e CO2 em Refrigerantes. Química Nova na
Escola, v. 36, n. 3, p. 241-245, 2014. Disponível em: <http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc36_3/11-EEQ-05-13.pdf>
Cunha, Diego Alves da. et al. Avaliação do Efeito Erosivo em Microscopia Eletrônica de Varredura e Propriedades Físico-Químicas de Bebidas.
INSTITUTO ADOLFO LUTZ. Normas Analíticas do Instituto Adolfo Lutz. Métodos químicos e físicos para análise de alimentos. 3. ed. São Paulo: IMESP, 1985. v. 1.
Portal Abras Brasil, Bebidas – Produção de refrigerantes ainda patina. Disponível em:
<http://www.abrasnet.com.br/clipping.php?area=10&clipping=45247>. Acesso em: 7 jul 2015.
RABELO, George Arthur Alves. Refrigerantes e Sucos Industrializados: um tema para a
abordagem de química orgânica. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade de Brasília. Instituto de Química. Brasília-DF, 2004.
Furtado, J. R. et al. Aspectos físicoquímicos relacionados ao potencial erosivo de bebidas ácidas. 2010. Disponível em: <http://revodonto.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_pdf&pid=S1413-40122010000300020&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt>. Acesso em: 9 jul. 2015.

Patrocinadores

CAPES CNPQ FAPESPA

Apoio

IF PARÁ UFPA UEPA CRQ 6ª Região INSTITUTO EVANDRO CHAGAS SEBRAE PARÁ MUSEU PARAENSE EMILIO GOELDI

Realização

ABQ ABQ Pará