ELABORAÇÃO DE SUCO MISTO A BASE DE GOIABA E LARANJA DE ALTO VALOR NUTRICIONAL E FUNCIONAL

ISBN 978-85-85905-19-4

Área

Alimentos

Autores

Aires, C.B. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ) ; Pompeu, J.S. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ) ; Portilho, M.D. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ) ; Silva, N.S. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ) ; Araújo, C.S. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ)

Resumo

Este trabalho teve como objetivo desenvolver um suco misto de goiaba e laranja, com aceitação sensorial e alto valor nutricional e funcional. As diferentes formulações de suco foram caracterizadas quanto a pH, sólidos solúveis totais (ºBrix), acidez total titulável (ATT) e análise sensorial. O pH manteve-se abaixo de 4,5 em todas as formulações, apresentando valores entre 3,90 a 4,13. Todas as 3 formulações foram aceitas sensorialmente, com médias variando de 7 a 7,6. A formulação com 20% tanto de goiaba como de laranja obteve maior média. Esse fato demonstra que o que o suco misto F1 obteve boa aceitação sensorial pelos avaliadores.

Palavras chaves

Suco Misto; Análise Sensorial; Valor Nutricional

Introdução

Atualmente a procura por sucos e néctares mistos vem aumentando devido à preocupação dos consumidores em ter uma alimentação à base de produtos saudáveis, para reduzir o risco de desenvolver doenças e aumentar sua qualidade de vida (CIÊNCIA RURAL, 2012). Os sucos de frutas são bem aceitos não somente pelo seu sabor agradável, mais por possuírem propriedades nutritivas e funcionais. As vitaminas se destacam como um dos mais importantes componentes nutricionais presentes nas frutas, onde uma das principais é a vitamina C, que exerce uma função importante no organismo humano (LEONE, 2009). Além das vitaminas temos os carotenóides que são os pigmentos naturais presentes nas frutas e possuem características funcionais. Os compostos fenólicos também são encontrados nas frutas e hortaliça, agem no crescimento e reprodução das plantas, e no organismo humano tem ação antiinflamatória e agem como antioxidantes (LEONE, 2009). A goiaba e laranja possuem um bom valor nutricional, funcional, e também boa aceitabilidade pelos consumidores e sabor conhecido. A laranja se destaca por ser uma fonte muito importante de vitamina C, também possuem ácido fólico, cálcio, potássio, magnésio, fósforo e ferro. Contem fibras, pectina e flavonóides. O benefício principal da laranja são suas propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e inibem a formação de coágulos no sangue (OLIVEIRA et al., 2006). A goiaba é uma fruta que contem um alto conteúdo de licopeno, e possui características funcionais anticancerígenas. A maior parte da produção de goiaba é consumida in natura e o restante é processado sob as formas de goiabada, geléia, sucos, polpas, vinho, néctar e bebidas (BRITO e BOLINI, 2009; LIMA et al., 2013; MOURA et al., 2013).

Material e métodos

As frutas (goiaba e laranja) utilizadas para a elaboração desse trabalho foram obtidas em hortifrútis no município de Cametá-Pa, em seguida foram levados para o Laboratório de Alimentos da UEPA (Universidade do Estado do Pará), onde passaram pelos processos de lavagem e sanitização. Em seguida, foram descascadas, cortadas e pesadas. Logo após, realizou-se o processo de homogeneização das frutas com água e sacarose submetido à pasteurização na temperatura de 80ºC por 10 minutos. Em seguida as garrafas foram resfriadas à 20ºC por 10 minutos e conservado sob refrigeração. Neste estudo foram realizadas três formulações, identificados da seguinte maneira: F1: Goiaba 20%, laranja 20%, açúcar 5% e água 55; F2: Goiaba 30%, laranja 10%, açúcar 5% e água 55; F3: Goiaba 10%, laranja 30%, açúcar 5% e água 55. Para a avaliação da qualidade dos sucos, foram realizadas as análises de pH, Sólidos solúveis (°Brix) e Acidez total titulável, segundo IAL (2008) e a análise sensorial foi realizada de acordo com Dutcosky (2007), com 30 provadores, sendo as amostras servidas monodicamente, sob condições controladas, de modo que todos provaram todas as amostras. A bebida foi julgada quanto aroma, sabor, textura, aparência e impressão global, através de notas atribuídas em escala hedônica de nove pontos, com extremos “desgostei muitíssimo” (1) e “gostei muitíssimo” (9). Na mesma ficha de avaliação os julgadores expressaram a intenção de compra do produto conforme metodologia da ABNT(NBR14141, 1998). Nos resultados das análises físico-químcas e sensorial foi realizado análise estatística de variância (ANOVA) e teste de Tukey, p ≤ 0.05.

Resultado e discussão

Com relação ao índice de acidez como mostra a tabela (1)encontramos uma variação de 0,09 a 0,20%, verificou-se que não houve diferença significativa entre F2 e F3. Faraoni et al. (2012) estudaram suco misto de manga, goiaba e acerola, e Batista et al. (2010) avaliaram uma bebida mista de goiaba e palma forrageira, encontrando resultados similares, variando de 0,19 a 0,23 % de acidez. A concentração de sólidos solúveis (Brixº) variou de 3,8º a 8,33º. Apresentou diferença significativa ao nível de 5% (p≤0,05), Segundo Moura et al. (2014) que avaliaram néctares de goiaba e tomate, encontraram uma concentração de sólidos solúveis (ºBrix) de 13º a 14º e a legislação normativa nº 01, de 7 de janeiro de 2000 estabelece que o ºBrix mínimo para goiaba equivale a 7,0, mostrando assim, que o suco F2 está adepto de acordo com a legislação vigente. O pH manteve-se abaixo de 4,5 em todas as formulações, apresentando valores entre 3,90 a 4,13. Avaliando o pH para a mistura de palma e goiaba Pinheiro et al. (2004), encontraram valores variando de 4,92 a 5,05 e Moura et al (2014) encontraram em néctares de goiaba-tomate, valores de 3,74 a 4,29. Na figura (1) observou-se que o suco misto com nível de 20% de goiaba e laranja F1, apresentou um índice de aceitabilidade (I.A) maior que as demais amostras com formulação a nível de 30% de goiaba, 10% de laranja, 10% de goiaba, 30% de laranja, pois o índice de aceitabilidade (I.A) obtido através do cálculo abaixo foi acima de 70%. (Figuras 1).







Conclusões

Todas as formulações, obtidas a partir da goiaba e laranja, foram aceitas sensorialmente e as polpas de goiaba e laranja em proporções iguais devem participar numa maior proporção da mistura, pois favorecem aceitação. As formulações com maior proporção de laranja apresentaram maiores valores de pH e as formulações que continham maiores proporções de laranja geraram maiores valores da relação SST/ATT, sendo a formulação com 20 % goiaba e 20 % de laranja a de melhor aceitação pelos consumidores.

Agradecimentos

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS E TÉCNICAS. NBR 14141. Escalas utilizadas em análise sensorial de alimentos e bebidas. Rio de Janeiro: ABNT, 1998.

BRASIL. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Instrução Normativa n.1, de 7 de janeiro de 2000. Diário Oficialda República Federativa do Brasil. Aprova o Regulamento Técnico Geral para fixação dos Padrões de Identidade Qualidade para Polpa de Fruta. Disponível em: <http://www.agricultura .gov.br /legislacao>.

BRASIL. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Instrução normativa nº. 12, de 04 de setembro de 2003. Aprova o regulamento técnico para fixação dos padrões de identidade e qualidade gerais para sucos tropicais, néctares e outros. 2003. Diário Oficial da União, Brasília-DF, 9 set. 2003. Seção 1, p. BRITO, C. A. K.; BOLINI, H. M. A. Perfil sensorial de edulcorantes em néctar de goiaba. Alim. Nutr., Araraquara, v. 20, n. 4, p. 561-572, 2009.

COSTA.J.C.P.; CARDOSO.R.L.; BATISTA.D.V.S.; GOMES.R.B.; CEDRAZ.K.A.; caracterização físico-química e sensorial de bebida mista de água de coco com suco de laranja, engarrafada pasteurizada. Enciclopédia biosfera, centro cientifico conhecer- Goiânia v,9 n.17,p.610.2013.

FARAONIL.A.S.;RAMOS.A.M.;GUEDES.D.B.;OLIVEIRA.H.S.F.L.; SOUSA.P.H.M.; .Desenvolvimento de um suco misto de manga, goiaba e acerola utilizando delineamento de misturasCiência Rural, v.42, n.5, mai, 2012.

INSTITUTO ADOLFO LUTZ. Normas Analíticas do Instituto Adolfo Lutz. v.1: Métodos químicos e físicos para análise de alimentos. 3. ed. São Paulo:
LEONE R. S. desenvolvimento de suco misto de frutas e hortaliças para a melhoria de qualidade nutricional e funcionalviçosa ,Minas gerais 2009.LIMA, N. D. et al. Determinação da concentração de vitamina C em diferentes marcas e tipos de suco de goiaba comercializado na cidade de Quixeramobim-CE. Higiene Alimentar, v.27, n.218/219, p.1503-1506, 2013.
IMESP, 1985.p.180.
OLIVEIRA J. C.;PERDIGÃO P.S.;SIQUEIRA K.A.G.;SANTOS A.C.;MIGUEL M. A. L.Características microbiológicas do suco de laranja in natura. Instituto de Ciências Biomédicas,Departamento de Farmacologia Básica e Clínica da Universidade Federal do Rio de Janeiro. 2006.

SANTOS.E.H.S.L.;LIMA.R.A.;SOUZA.J.;PRADO.O.A.A.;SOUZA.J.F.;Caracterização físico-química e microbiológica dos sucos de laranja, manga e mangaba não pasteurizados comercializados na região central de Aracajus.Sergipe. 2012.

SILVA P.A .; CARVALHO A.V.;PINTO.C.A.;RevIsta. ciências. agrárias., Belém, n. 51, p.99-113,jan./jun. 2009.
MINIM, V. P. R. Análise sensorial: estudos com consumidores. 2ª ed., Viçosa,MG, Ed. UFV, 2010.
Ministério da agricultura e do abastecimento gabinete do ministro instrução normativa nº 01, de 7 de janeiro de 2000.
MOURA, R. L. et al. Avaliação da qualidade físico-química de diferentes marcas de doce cremoso de goiaba comercializadasemQuixeramobim-CE. Higiene Alimentar, v.27, n.218/219, p.1364-1366, 2013.

MOURA.R.L.;FIGUEIREDO.R.M.F.; QUEIROZ. A .J.M.; Processamento e caracterização físico-química de néctares goiaba-tomate Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável ombal - PB - Brasil), v 9. , n. 3 , p. 69 - 75, jul-set, 2014



Patrocinadores

CAPES CNPQ FAPESPA

Apoio

IF PARÁ UFPA UEPA CRQ 6ª Região INSTITUTO EVANDRO CHAGAS SEBRAE PARÁ MUSEU PARAENSE EMILIO GOELDI

Realização

ABQ ABQ Pará