INCIDÊNCIA DE PSEUDOMONAS AERUGINOSA EM PESCADOS DA LAGUNA DA JANSEN EM SÃO LUÍS-MA

ISBN 978-85-85905-19-4

Área

Alimentos

Autores

Asevedo, O.A.C. (UFMA) ; Everton, G.O. (UFMA) ; Teles, A.M. (UFMA) ; Mouchrek, A.N. (UFMA)

Resumo

A Pseudomonas aeruginosa é um patógeno secundário e oportunista com grande capacidade invasiva e toxigênica,facilmente adaptável a ambientes hostis e alta resistência a antibióticos. Diante disso,este estudo teve como objetivo informar a população o índice de contaminação da laguna através do pescado,por determinação da presença de Pseudomonas aeruginosa. As análises seguiram a metodologia descrita no Compenduim of Methods for the Microbiological Examination of toods–APHA. Os resultados mostraram que 39 (97,5%) amostras apresentaram contaminação por Pseudomonas aeruginosa. Portanto, aponta-se o consumo do pescado como improprio e questiona-se a não utilização do parâmetro estudado para determinação da qualidade do alimento, em virtude das altas contagens observadas.

Palavras chaves

Pseudomonas aeruginosa; Contaminação; Pescado

Introdução

O gênero Pseudomonas está amplamente difundido na água e no solo e compreende mais de 100 espécies, sendo a de maior importância a Pseudomonas aeruginosa, por se tratar de um patógeno secundário e oportunista com grande capacidade invasiva e toxigênica, especialmente em indivíduos imunossuprimidos, idosos e crianças. Outro fator é a capacidade dessa espécie, é a formação de película de aderência conhecida como biofilme, o que torna ainda mais resistentes aos antibióticos, podendo até mesmo tolerar ambientes hostis com pequenas quantidades de nutrientes e tolerarem valores de pH relativamente altos, devido seu metabolismo oxidativo (MALLET 2007). Tais fatores mostram que esta espécie relativamente cresce mesmo em condições precárias, e sua presença influencia nas condições do pescado que poderá ser portador desse microorganismo. Em virtude da importância da qualidade microbiológica, o estudo em foco teve como objetivo informar a população quanto ao índice de contaminação da laguna pela através do pescado, por determinação da presença de Pseudomonas aeruginosa.

Material e métodos

Foram coletadas quarenta amostras de pescado da Laguna da Jansen na cidade de São Luís, MA durante os meses de setembro a abril de 2016. Foram levadas imediatamente ao Laboratório de Microbiologia do Programa de Controle de Qualidade de Alimentos e Água da Universidade Federal do Maranhão. Foram realizadas analises para determinação de Pseudomonas aeruginosa (NMP/g). Com base na metodologia descrita no Compenduim of Methods for the Microbiological Examination of toods– APHA. A determinação de Pseudomonas aeruginosa foi feita através da técnica de tubos múltiplos. Onde se dilui 25 mL da amostra em 225 mL de solução de NaCl 0,85% previamente esterilizada e a partir desta solução (10-1) procedeu-se com as diluições (10-2) e (10-3). A inoculação foi feita em tubos contendo Caldo Pseudomonas Asparagina, sendo incubados a 37ºC por 48 horas. Onde foi evidenciado o consumo do meio pela fluorescência após exposição à luz U.V (360nm). Procedeu-se com teste confirmativo para Pseudomonas aeruginosa, utilizando o Caldo Acetamida, em estufa a 37ºC por 48 horas, os tubos que apresentaram crescimento com alteração da cor de viragem alcalina do indicador para púrpura confirmaram a presença da bactéria. Os valores para NMP/g foram determinados com o auxilio da tabela de Hoskis.

Resultado e discussão

Das 40 amostras analisadas, 97,5% (39) apresentaram contaminação por Pseudomonas aeruginosa, com valores em 2400NMP/g, refletindo a qualidade irregular do pescado da laguna. Mesmo não havendo legislação vigente para o parâmetro analisado, Malet et al., 2007 afirma que isso não diminui os riscos de uma contaminação pela ingestão do alimento, visto que a bactéria em estudo tem sido responsável pela maioria dos casos de doenças infecciosas no homem, como infecções urinárias, respiratórias, pneumonias, meningites, endocardites, e diversos outros tipos de infecção. Além disso, os peixes são bioindicadores de contaminação da água em que se encontram, indicando contaminação advinda da água, ambiente o qual a Pseudomonas aeruginosa tem sido encontrada em vários estudos da literatura, em virtude do gênero estar amplamente difundido na água e no solo. Os resultados observados apontam o consumo improprio do pescado, em virtude dos fatores de risco à saúde, e questionando-se ainda a não utilização do parâmetro para determinação da qualidade do alimento.

Figura 1

Tubos contendo Caldo Pseudomonas Asparagina expostos à luz U.V, apresentando coloração verde fluorescente.

Figura 2

Tubos contendo Caldo Acetamida, apresentando coloração rósea, confirmando a presença de Pseudomonas aeruginosa.

Conclusões

Em virtude dos resultados obtidos com altos índices observados nas determinações de Pseudomonas aeruginosa, aponta-se o consumo do pescado como improprio, em virtude dos riscos ocasionados pela bactéria, e questiona-se ainda a não utilização deste parâmetro para a determinação da qualidade do alimento.

Agradecimentos

Ao PCQA e à UFMA

Referências

APHA. American Public Health Association. Compendium of methods for the microbiological of foods. 4th ed. Washington, 2001. 2 ANVISA. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Resolução nº 12 de 02 de janeiro de 2001. Aprova o regulamento técnico sobre padrões microbiológicos para alimentos. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, 10 de janeiro de 2001. n.7, seção 1, p. 45-53.

MALLET. A quantificação e identificação de Escherichia Coli, Pseudomonas Aeruginosa e Aeromonas Hydrophila em água de propriedades leiteiras. Graduada— Universidade Federal de Lavras, 2007.

Patrocinadores

CAPES CNPQ FAPESPA

Apoio

IF PARÁ UFPA UEPA CRQ 6ª Região INSTITUTO EVANDRO CHAGAS SEBRAE PARÁ MUSEU PARAENSE EMILIO GOELDI

Realização

ABQ ABQ Pará