CLOSTRIDIUM SULFITO REDUTORES COMO BIOINDICADORES DE CONTAMINAÇÃO DO PESCADO DA LAGUNA DA JANSEN EM SÃO LUÍS-MA.

ISBN 978-85-85905-19-4

Área

Alimentos

Autores

Asevedo, O.A.C. (UFMA) ; Everton, G.O. (UFMA) ; Blasques, R.V. (UFMA) ; Teles, A.M. (UFMA) ; Mouchrek, A.N. (UFMA)

Resumo

As bactérias do gênero Clostridiumrepresentam um risco significativo para a população humana e animal. Diante disso, este estudo teve como objetivo informar a população o índice de contaminação da laguna através do pescado, por determinação da presença de Clostridium Sulfito Redutores. Com base na metodologia descrita no Compendium of Methods for the Microbiological Examination of toods–APHA. Das amostras analisadas, 30 (75%) amostras apresentaram valores acima de 1010 paraClostridium Sulfito Redutores. Portanto, apontou-se o consumo do pescado como improprio, questionando-se ainda a não utilização do parâmetro para determinação da qualidade do alimento, pelo índice de contaminação determinado.

Palavras chaves

Clostridium; Contaminados; Pescado

Introdução

As bactérias do gênero Clostridium, estão presentes em todo o mundo, sendo encontradas dispersas no meio ambiente, como nas camadas superficiais do solo, ricas em substância orgânica; na poeira, na água e no conteúdo intestinal do homem e animais sadios. As infecções e intoxicações por estas aparecem endemicamente, têm, de maneira geral, evolução sobreaguda ou aguda e costumam ter fim mortal (OTTO, 2016). Além disso, possuem habilidade de passar por uma forma de resistência chamada esporo, podendo sobreviver às extremas variações de temperatura e acidez, mantendo-se infectantes por longos períodos, representando um risco significativo para a população humana e animal (TITBALL, 2006). Esses fatores refletem a resistência significativa desse grupo de bactérias, mesmo em condições higiênico-sanitárias insatisfatórias, influenciando diretamente na condição da qualidade do pescado que poderá ser portador desses microrganismos desencadeadores de graves malefícios quanto ao seu consumo. Diante disso, a importância da qualidade microbiológica do pescado torna-se vital, e este estudo teve como objetivo informar a população quanto ao índice de contaminação da laguna através do pescado, por determinação da presença de Clostridium Sulfito Redutores.

Material e métodos

Foram coletadas quarenta amostras de pescado da Laguna da Jansen na cidade de São Luís, MA durante os meses de setembro a abril de 2016. Foram levadas imediatamente ao Laboratório de Microbiologia do Programa de Controle de Qualidade de Alimentos e Água da Universidade Federal do Maranhão. Foram realizadas análises para determinação de Clostridium Sulfito Redutores. Com base na metodologia descrita no Compendium of Methods for the Microbiological Examination of toods – APHA. Para a determinação de Clostridium Sulfito Redutores foi utilizado o método de plaqueamento em profundidade. Após serem feitas as diluições foram retiradas alíquotas de 1 ml da diluição 10-1 e inoculadas em placas de Petri previamente esterilizadas, e em cada placa inoculada foi adicionado Ágar SPS, previamente fundido e resfriado até a temperatura de 45ºC. O inóculo foi misturado ao meio de cultura através de movimentos circulares suaves. Após a solidificação do ágar adicionou-se uma sobrecapa do meio. As placas com o meio totalmente solidificado foram invertidas e incubadas em jarra de anaerobiose a 46ºC por 48 horas. Onde foi evidenciada a presença da bactéria pela coloração negra.

Resultado e discussão

Das 40 amostras analisadas, 75% (30) apresentaram contaminação por Clostridium Sulfito Redutores, com valores acima de 1010UFC/g. Esse alto índice de contaminação reflete diretamente contaminação fecal advinda da água, ambiente o qual esse grupo é principalmente encontrado em estudos da literatura, visto que essa bactéria não é habitante do trato intestinal de animais homeotérmicos, assim o pescado acaba sendo um bioindicador de contaminação(SASAKI, 2002). Sendo importante ressaltar que a laguna passou por um período de descontaminação, aparentemente não efetiva, pois estão havendo condições cada vez mais favoráveis para o crescimento destes microrganismos. Cada espécie desse gênero é caracterizada por possuir um determinado espectro de frações de toxinas com propriedades letais, necrosantes, hemolíticas e neurotóxicas, reforçando principalmente para o alerta de um consumo inadequado do pescado da laguna (OTTO, 2016). Mesmo não havendo legislação vigente para essa determinação, os resultados obtidos neste estudo mostram que a qualidade do alimento em estudo é inadequada, questionando-se ainda a não utilização do parâmetro para determinação da qualidade do pescado.

Conclusões

Através dos resultados obtidos com altos índices observados nas determinações de Clostridium Sulfito Redutores, aponta-se o consumo do pescado como improprio, em virtude dos graves riscos ocasionados por este grupo de bactérias, e questionando- se ainda a não utilização do parâmetro para a determinação da qualidade do alimento.

Agradecimentos

Ao PCQA e à UFMA

Referências

APHA. American Public Health Association. Compendium of methods for the microbiological of foods. 4th ed. Washington, 2001. 2 ANVISA. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Resolução nº 12 de 02 de janeiro de 2001. Aprova o regulamento técnico sobre padrões microbiológicos para alimentos. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, 10 de janeiro de 2001. n.7, seção 1, p. 45-53.

OTTO, S,. Clostridium. Disponível em: <http://www.crisa.vet.br/exten_2001/clostridium.htm>. Acesso em: 8 jun. 2016.

SASAKI, Y.; Kojima, A.; Aoki, H.; Ogikubo, Y.; Takikawa, N.; Tamur, Y.; Phylogenetic analysis and PCR detection of Clostridium chauvoei, Clostridium haemolyticum, Clostridium novyi types A and B, and Clostridium septicum based on the flagelin gene. Vet Microbiol., v. 86, n. 3, p. 257-267, 2002

TITBALL, R.W., Naylor, C.E., Miller, J., Moss, D.S. & Basak, A.K. (2006). Opening of the active site of Clostridium perfringens alpha-toxin may be triggered by membrane binding. International Journal of Medical Microbiology, 290 , 357 _/361.

Patrocinadores

CAPES CNPQ FAPESPA

Apoio

IF PARÁ UFPA UEPA CRQ 6ª Região INSTITUTO EVANDRO CHAGAS SEBRAE PARÁ MUSEU PARAENSE EMILIO GOELDI

Realização

ABQ ABQ Pará