SÍNTESE DO BIODIESEL A PARTIR DE BLENDAS DOS ÓLEOS RESIDUAIS DE SOJA, MILHO E GIRASSOL PELO IRRADIAÇÃO POR MICRO-ONDAS EM DIFERETES TEMPOS

ISBN 978-85-85905-19-4

Área

Bioquímica e Biotecnologia

Autores

Castrillon, E.M. (IFMT-CAMPUS CÁCERES PROF OLEGÁRIO BALDO) ; Gonçalves, C.R. (IFMT-CAMPUS CÁCERES PROF OLEGÁRIO BALDO) ; Silva, E.L. (IFMT-CAMPUS CÁCERES PROF OLEGÁRIO BALDO) ; Castro, W.O. (IFMT-CAMPUS CÁCERES PROF OLEGÁRIO BALDO) ; Fraga, I.M. (IFMT-CAMPUS CÁCERES PROF OLEGÁRIO BALDO) ; Cunha, A.C. (IFMT-CAMPUS CÁCERES PROF OLEGÁRIO BALDO)

Resumo

Esta pesquisa objetivou-se comparar os tempos de 15, 30, 45, 60 e 70 segundos de irradiação por micro-ondas na qualidade do biodiesel a partir de blendas dos óleos residual de soja, milho e girassol. Para realizar este estudo utilizou-se a rota metílica e como catalisador o KOH 1% (m/v). Após os biodieseis produzidos e os parâmetros analisados para os diferentes tempos, o resultado mostrou–se satisfatório com 60 segundos de irradiação por micro-ondas. Neste tempo, todos os parâmetros estavam de acordo como exigido pela resolução nº 45 de 2014 da Agência Nacional do Petróleo. O biodiesel produzido a partir da irradiação por micro-ondas leva a vantagem por seu curto tempo de conversão em éster, trazendo benefícios quando trata- se de produtividade.

Palavras chaves

blendas; micro-ondas; tempos de irradiação

Introdução

O biodiesel é utilizado como substituto natural do diesel de petróleo e pode ser obtido através de óleos vegetais, óleos residuais (como o de fritura) e gorduras animais. Possui várias vantagens, uma vez que é produzido a partir de fontes naturais, não é tóxico e emite menor quantidade de gases potencialmente poluidores da natureza (ALVES; PACHECO, 2014). O óleo de fritura, tem sua destinação na produção de sabão, de massa de vidraceiro e ração animal, mas grande parte não é aproveitada, sendo descartada de maneira incorreta em redes de esgotos (FERNANDES et al., 2008). O Método de irradiação por micro-ondas tem sido uma boa alternativa para o aumento da velocidade de reação e minimização da formação de resíduos. Sua energia eletromagnética se transforma em calor em meios polares e essas moléculas, quando irradiadas pelo campo eletromagnético, tendem a se agrupar (CANTAGESSO; JERMOLOVICIUS; SENISE, 2014). Esta pesquisa tem por objetivo comparar a produção do biodiesel a partir de blendas de óleos residuais de soja, milho e girassol por irradiação de micro-ondas em diferentes tempos, e avaliar a sua qualidade.

Material e métodos

A escolha de blendas de óleos residuais de soja, milho e girassol foi pelo fato da grande quantidade destes produtos na natureza e cada tipo de óleo melhora as característica dos outros, tais com a estabilidade oxidativa e índice de acidez. Inicialmente caracterizou as blendas de óleo de soja, milho e girassol e encontrou os seguintes resultados: índice de acidez 0,45 mg KOH/g, teor de ácidos graxos livres 1,28%, umidade 0,3% e densidade 0,921 g/ml. Como esta blenda apresentou parâmetros satisfatórios para produzir um biodiesel de qualidade, não foi necessário realizar a etapa de neutralização da mesma. Para a produção do biodiesel metílico, variou apenas o tempo reacional de 15, 30, 45, 60 e 70 segundos de irradiação por micro-ondas. As reações de transesterificação foram processadas, separadamente em micro- ondas de uso doméstico, sempre com razão molar de 6:1 (álcool metílico /blenda) e 1% do catalisador (KOH). Após os biodiesis produzidos e realizar as etapas de lavagem e purificação, realizou-se as análises físicas e químicas quanto ao seu índice de acidez (IA), ácidos graxos livres (AGL), densidade, umidade e rendimento.

Resultado e discussão

Os resultados das análises físicas e químicas dos biodieseis obtidos por transesterificação em micro-ondas estão apresentados na Tabela 1.Como pode ser observado através da tabela 1, a densidade para todos os tempos encontra-se dentro dos parâmetros da legislação vigente (ANP), que é de 0,85-0.90 g/mL, indicando a pureza destes biodieseis (DIB, 2010). O biodiesel produzido a partir do micro-ondas no tempo de 70 segundos, apresentou um resultado insatisfatório, pois o IA e AGL foram maiores que o máximo permitido pelas normas da ANP, que são 0,5 mg KOH/g, e 3% respectivamente (ANP, 2014). Os tempos de reação de 30 e 45 segundos resultaram em porcentagem de ácidos graxos livres inadequados, mas índice de acidez dentro das normas da legislação vigente. Para o parâmetro umidade, pode-se observar que todos, com exceção do tempo de irradiação de 60 segundos, apresentaram um valor acima do permitido pela legislação vigente. A resolução nº 45 de 2014 estabelece uma umidade máxima de 200 ppm, o qual corresponde a 0,02%. O biodiesel produzido com 60 segundos de reação foi o único que atendeu todos os parâmetros exigido pela ANP, mostrando um tempo satisfatório para a sua produção, nas condições estudadas.

FIGURA 1

Resultados das análises realizados do biodiesel produzido a partir de micro-ondas

Conclusões

Após os resultados obtidos, pode-se concluir que os tempos de 60 segundos de irradiação, tem um ótimo desempenho, está dentro das normas da ANP, sendo assim um biodiesel com ótimas características para ser comercializado.A transformação de óleos residuais em biodiesel é uma ótima opção e apresenta ganhos ambientais relacionados a preservação do meio ambiente e qualidade de vida da população, pelo ótimo destino dado a um produto que era descartado no esgoto com contaminação dos rios. Sendo assim, pode-se concluir que o custo tecnológico para se produzir é insignificante frente aos imensos benef

Agradecimentos

Referências

ALVES, A. A.; PACHECO, B. T. G. SÍNTESE DO BIODIESEL A PARTIR DE ÓLEO RESIDUAL ATRAVÉS DA ESTERIFICAÇÃO HOMOGÊNEA DOS ÁCIDOS GRAXOS LIVRES E TRANSESTERIFICAÇÃO ALCALINA. UNIFAL, Poços de Caldas 2014.
ANP- Agência Nacional de Petróleo, Gás natural e Biocombustíveis. BIODIESEL. 2014. Disponível em http://www.anp.gov.br/?pg=73292&m=&t1=&t2=&t3=&t4=&ar=&ps=&cachebust=1424488404756
CANTAGESSO, L. C. M. JERMOLOVICIUS, L. A. SENISE, J. T. PROCESSO IRRADIADO POR MICRO-ONDAS PARA PRODUÇÃO DE BIODIESEL. Mauá: EEM/CEUN-IMT. 2014.
DIB, F. H.. Produção de biodiesel a partir de óleo residual reciclado e realização de testes comparativos com outros tipos de biodiesel e proporções de mistura em um moto-gerador. 2010. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. Ilha Solteira, 2010.118p.
FERNANDES, R. K. M. et al. BIODIESEL A PARTIR DE ÓLEO RESIDUAL DE FRITURA: ALTERNATIVA ENERGÉTICA E DESENVOLVIMENTO SÓCIO-AMBIENTAL. In: Encontro Nacional De Engenharia De Produção, 28. Anais. Rio de Janeiro, 2008.

Patrocinadores

CAPES CNPQ FAPESPA

Apoio

IF PARÁ UFPA UEPA CRQ 6ª Região INSTITUTO EVANDRO CHAGAS SEBRAE PARÁ MUSEU PARAENSE EMILIO GOELDI

Realização

ABQ ABQ Pará