ENSINANDO CARBOIDRATOS E LIPÍDIOS DE FORMA DIDÁTICA E LÚDICA NO ENSINO FUNDAMENTAL.

ISBN 978-85-85905-19-4

Área

Bioquímica e Biotecnologia

Autores

Borges, F. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA) ; Fonseca, L. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA) ; Trindade, L. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA)

Resumo

O projeto teve como objetivo melhorar aprendizado dos alunos do Ensino Fundamental através de aulas práticas e atividades lúdicas nos conteúdos de bioquímica, especificamente sobre os carboidratos e lipídios, na escola da Vila de Carapajó próxima ao município de Cametá-PA na turma de 8º ano, afim de promover através dessas didáticas, um melhor entendimento do conteúdo de forma dinâmica afim promover o interesse dos alunos nos conteúdos de bioquímica, além de tudo, estar cientes da importância dos carboidratos e lipídios para os seres vivos.

Palavras chaves

Carboidratos; Lipídios; Lúdico

Introdução

Durante os cursos de licenciatura, somos estimulados a desenvolver atividades que colaborem para o melhor ensino-aprendizagem dos alunos. Dessa forma os docentes buscam resultados positivos, e este projeto vem praticando com os estudantes do ensino fundamental do 8º ano da EMEF Pres. Eurico Gaspar Dutra (vila de Carapajó) do município de Cametá-PA, contato inicial com a disciplina bioquímica através de aulas teóricas e atividades lúdicas para constatar se verdadeiramente estes estudantes conseguem aprender conceitos básicos, além de medir o ensino e aprendizagem sobre a disciplina. Então, esse estudo está de acordo com que se encontra em algumas referências como SANTOS, 2000, p.12 “O desenvolvimento do aspecto lúdico facilita a aprendizagem, o desenvolvimento pessoal, social e cultural, colabora para uma boa saúde mental, prepara um estado interior fértil, facilita os processos de socialização, comunicação, expressão e construção do conhecimento”. Sendo assim, é com este pensamento que o projeto visa melhor ensino-aprendizagem dos alunos através do lúdico.

Material e métodos

A aula se deu em duas etapas: a primeira foi expositiva e teórica e a segunda foi lúdica onde aplicou-se uma gincana. A primeira metodologia contou com a ajuda de um notebook e um projetor. Durante a primeira etapa se falou sobre as definições dos carboidratos e lipídios, suas classificações e características. Ao ser explicado aos alunos como se forma as estruturas dos carboidratos e lipídios foi usado uma relação bem simples para representar a composição das cadeias com clips coloridos que serviram para indicar os monossacarídeos, dissacarídeos e polissacarídeos. Foram muito úteis também para demostrar como os carboidratos são quebrados na digestão, na qual à construção dos polissacarídeos acrescentava-se muitos clips formando estruturas grandes, e ao falar sobre a digestão dessas partículas maiores em menores a corrente de clips se rompia. Também foi mencionado a existência de muitos lipídios e carboidratos no nosso dia-a-dia como a quitina presente na estrutura de DNA e o armazenamento de triglicerídeos no tecido adiposo. Foi explicado a eles como ser forma cada armazenamento energético e em que alimentos são encontrados. Depois da exposição teórica foi aplicado um questionário para os alunos e foi constatado um bom desempenho dos alunos. Na segunda parte da aula, foi usado dentro da sala de aula uma gincana onde a turma foi dividida em duas equipes. No jogo, foram usados duas placas contendo os nomes carboidratos e lipídios, em que era feitas perguntas relacionadas com esses assuntos, onde o aluno tinha que levantar a placa de acordo com o que era perguntado. Após a parte lúdica, foi aplicado aos alunos um questionário para saber seu desempenho sobre esses assuntos, e os resultados foram bem satisfatórios mostrando, assim que a parte lúdica foi mais compreendida.

Resultado e discussão

Durante a realização das atividades do projeto na EMEF Pres. Eurico Gaspar Dutra o que observou-se, é que os alunos conseguiram compreender que os carboidratos e lipídios têm vários papeis em nossa vida, uma delas é na nossa alimentação. Assim sendo, conseguiram afirmar com certeza que nossa alimentação tem que ser de maneira correta e equilibrada, uma vez que, a má alimentação pode ocasionar doenças. Os alunos devem adquirir conhecimento e os mesmos devem ser refletidos em suas vidas e, para isso ocorrer, o docente tem que investir em métodos diferenciados e criativos para ensinar. Portanto, o projeto veio com a finalidade de demonstrar que o lúdico colabora para o aprendizado do aluno. E ainda o trabalho exposto atingiu seu objetivo que foi a assimilação de conceitos básicos da bioquímica. Dessa forma verificou-se um melhor ensino-aprendizagem através de práticas diferenciadas colocados dentro da sala de aula no ensino de ciências, além de contribuir com conhecimentos sobre carboidratos e lipídios e a percepção de suas importâncias no cotidiano.

Conclusões

Contudo, o resultado do projeto foi bastante satisfatório e produtivo para os estudantes, tendo em vista que essas didáticas contribuíram de maneira eficaz para o ensino de ciências e principalmente para o desenvolvimento dos alunos, destacando ainda, que essas práticas lúdicas são instrumentos que devem ser utilizadas pelos docentes em sala de aula para o melhor aprendizado do aluno. O projeto incentiva os docentes a buscarem melhorias no ramo de ciências naturais, buscando formar alunos pensadores e críticos.

Agradecimentos

Ao Programa Integrado de Apoio ao Ensino,Pesquisa e Extensão-PROINT,pelo apoio financeiro a bolsa. A direção da EMEF Pres. Eurico Gaspar Dutra

Referências

PINHEIRO.P. Alimentos que contém lipídios. Disponível em: <http://www.mdsaude.com/2012/08/triglicerideos-alto.html>. Acessado no dia 13 de agosto de 2016.
BALDES.S. slides lipídios. Disponível em: <http://pt.slideshare.net/SandroBaldez/lipdios-prof-sandro>. Acessado no dia 13 de agosto de 2016.
INFORMATICA.L. <http://pt.slideshare.net/labcef15/carboidratos-7-srie>. Acessado no dia 15 de agosto de 2016.
SANTOS, P.S.M. Brinquedoteca: A criança, o adulto e o lúdico. Petrópolis – RJ: Vozes, 2000.

Patrocinadores

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Apoio

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