ESTUDO DA ESTRUTURA E SELEÇÃO DO MATERIAL DO PACKER E COMBATE À CORROSÃO DO PACKER FLUID POR TRATAMENTO QUÍMICO

ISBN 978-85-85905-19-4

Área

Materiais

Autores

Filho, J.C.F.F. (UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE) ; Machado, L.C. (UNIVERSIDADE TIRADENTES) ; Santana, T.S. (UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE) ; Veloso, A.V. (UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE)

Resumo

A compatibilidade química é uma característica importante a se observar entre os fluidos de completação, os elastômeros e metais constituintes do packer com o qual o fluido injetado manterá contato. A injeção de um produto químico ácido no espaço anular não é recomendada caso o packer seja constituído de material não resistente, tornando-o suscetível ao ataque por este tipo de reagente químico.Uma falha do packer provocada por produtos químicos injetados pode levar à desestabilização ou desacentamento da coluna de produção, bem como à comunicação da porção inferior do poço com o espaço anular.Assim, faz-se necessário análises prévias de compatibilidade entre todos produtos a serem injetados no poço e que manterão contato com packer, ou até mesmo, desenvolvimento de produtos específicos.

Palavras chaves

Packer; Elastômeros; Compatibilidade

Introdução

A elaboração do projeto do poço é uma das etapas de planejamento para a sua construção, na qual é realizado o detalhamento das fases de perfuração e completação. Ao terminar a perfuração de um poço, é necessário deixá-lo em condições de operar, de forma segura e econômica, durante toda a sua vida produtiva. Ao conjunto de operações destinadas a equipar o poço para produzir óleo ou gás, ou ainda injetar fluidos nos reservatórios, denomina- se completação. Segundo Thomas (2004), quanto aos aspectos técnico e operacional, deve-se buscar otimizar a vazão de produção (ou de injeção) e tornar a completação mais permanente possível, ou seja, aquela que minimize a necessidade de intervenções futuras para a manutenção do poço. A completação de um poço envolve um conjunto de operações. Instalação dos equipamentos de superfície, condicionamento do poço, avaliação da qualidade da cimentação, canhoneio, instalação da coluna de produção e colocação do poço em produção são as fases em ordem realizadas na etapa de completação após a perfuração. A coluna de produção é o conjunto de tubo e equipamentos pelos quais passarão continuamente os fluidos produzidos, sendo o packer um dos equipamentos que são instalados na completação, tendo como função fazer a vedação entre o revestimento de produção e a coluna.Para que se possa obter sucesso nas operações de completação, é necessário que todas etapas sejam previamente analisadas e cuidadosamente executadas, assim os componentes químicos de cada equipamento e produto utilizado deve passar por avaliações de desempenho e compatibilidade (POMINI, 2013). Portanto este trabalho tem como objetivo analisar a compatibilidade química entre os fluidos de completação e os elastômeros constituinte do packer.

Material e métodos

O packer é uma espécie de válvula tampão de acionamento único responsável pela sustentação da coluna de produção e, principalmente, por isolar o espaço anular do poço das regiões produtoras. Assim, faz-se com que o escoamento do hidrocarboneto ocorra apenas através da coluna, evitando-se a subida de fluidos pelo espaço anular, a produção por este espaço seria de difícil controle e alto risco. Além disso, promoveria um contato contínuo entre o fluido produzido, potencialmente corrosivo, com o tubo de revestimento, normalmente constituído por aços estruturais, de alta resistência mecânica, mas pouco resistentes a meios químicos agressivos.Complexo equipamento de aço, o packer, contém elastômeros que são inflados ou pistoneados e prendem a coluna de produção ao revestimento, isolando as regiões anulares acima e abaixo de sua posição (COBBS, 1972). O inflamento se dá apenas na instalação e é irreversível. A operação de instalação do packer é conhecida como “assentamento”. Os packers podem ser dos tipos recuperável e permanente. O packer recuperável pode ser assentado e recuperado várias vezes, é descido na própria coluna de produção, o assentamento pode ser mecânico, hidrostático ou hidráulico, dependendo do modelo do packer utilizado. Já o packer permanente, após o assentamento, não pode mais ser recuperado, podendo apenas ser cortado, deslocando-se a carcaça para o fundo do poço, geralmente sendo descido a cabo, conectado a uma ferramenta de assentamento e então o elemento de vedação e as cunhas se expandem contra o revestimento (THOMAS, 2004).

Resultado e discussão

Os elastômeros do packer são mantidos em contato constante com os fluidos produzidos abaixo de sua posição. Por isto, é extremamente importante que os elastômeros sejam compatíveis quimicamente com os fluidos nestas condições, sob pena de falha do packer.Em linhas gerais, o packer pode ser constituído de elastômeros nitrílicos – NBR e assemelhados,copolímero estireno- butadieno, isopreno, ou a partir de elastômeros fluorados (FREYER, 2006) (PATEL, 2009). A compatibilidade química e resistência estrutural dos elastômeros a diferentes pHs varia de acordo com suas propriedades químicas.A NBR é uma borracha do tipo nitrílica que possui a constituição conforme pode ser vista na Figura 1.Sua baixa resistência a meios ácidos se deve à possível reação de degradação. A porção nitrílica pode ser hidrolisada à amida ou ainda ao ácido carboxílico (em caso de meio altamente ácido). Além disso, existe a possibilidade de decomposição deste elastômero mediante hidrólise ácida da instauração presente na porção butadieno, conforme mecanismo de adição eletrofílica. Estas reações de decomposição alteram significativamente a elasticidade do material, provocando seu endurecimento ou amolecimento e rachaduras, podendo ocorrer falhas de vedação ou até mesmo sustentação, caso estes materiais sejam utilizados com esta finalidade.As borrachas nitrílicas não são indicadas para a constituição de packers que são submetidos a meios ácidos agressivos, sendo mais indicados, por exemplo, para a produção de fluidos com pH acima de 6,0 e pequenas concentrações de CO2 ou H2S. Já os fluorelastômeros (figura 2) são, em geral, materiais poliméricos que conferem maiores resistência química a altas temperaturas em poços de petróleo, sendo, portanto, aplicados em casos especiais.

Figura 1

Estrutura da borracha nitrílica (Buna N) – copolímero de butadieno e acrilonitrila.

Figura 2

Copolímero de fluoreto de vinilideno e hexafluorpropileno (Viton)

Conclusões

O químico de petróleo tem a função de reconhecer as variáveis envolvidas na corrosão e avaliar os fatores presentes no sistema de produção que podem representar um sério risco à integridade dos materiais. É necessário, portanto, avaliar se o produto químico pode reagir com o fluido do espaço anular, bem como avaliar sua compatibilidade química com os materiais de contato como o revestimento e o elastômero do packer para que a produção do poço não sofra perdas e para que não ocorram acidentes graves provenientes de vazamentos devido a degradação do packer.

Agradecimentos

Referências

COBBS, J. H. Multi-element packer. US Patent, 3659648, 1972.
FREYER, J. Well packing. US Patent 7143832 B2, 2006.
HOUSE, R. F. & SCEARCE, F. A. Oil based packer fluids. US Patent 4528104, 1985.
MITRA, S.; SIAHKALI, A. G.; KINGSHOTT, P.; ALMDAL, K.; REHMEIER, H. K. & CHRISTENSEN, A. G. Chemical degradation of fluorelastomer in an alkaline environment. Polymer degradation and stability, 2003.
PATEL, D. R.; GAMBIER, P. & GARCIA, J. F. Zonal Isolation System. US Patent application Publication, US 2009∕0283279 A1, 2009.
POMINI, A. M. A química na produção de petróleo 1ª ed. Interciência, Rio de Janeiro, Brasil, 2013.
THOMAS, J. E. Fundamentos de Engenharia de Petróleo. Interciência, 2004.
UEDA, M.;NAKAMURA, K.; HUDSON, N.; IBRAHIM, M. Z.; SELAMAT, K. & CHEN, P. Corrosion behavior of super 13Cr martensitic stainless steels in completion fluids. NACE. Corrosion 2003.

Patrocinadores

CAPES CNPQ FAPESPA

Apoio

IF PARÁ UFPA UEPA CRQ 6ª Região INSTITUTO EVANDRO CHAGAS SEBRAE PARÁ MUSEU PARAENSE EMILIO GOELDI

Realização

ABQ ABQ Pará