Avaliação de qualidade da água em unidades básicas de saúde na cidade de Assu/ RN

ISBN 978-85-85905-19-4

Área

Iniciação Científica

Autores

Graziele, K. (IFRN IPANGUAÇU) ; Bezerra, D. (IFRN IPANGUAÇU) ; Gabriela, L. (IFRN IPANGUAÇU)

Resumo

Este trabalho tem por objetivo apresentar o crescimento de metodologias para o controle da qualidade da água em unidades básicas de saúde na cidade de Assu/RN. Buscando identificar ou não dados de doenças na parte hídrica das unidades. Para produzir análises destas águas, e saber se apresentava positivação de bactérias foram selecionados os bairros Vertentes e São João, no qual foram realizadas duas amostras, evidenciando os efeitos do saneamento hospitalar para proteção da saúde pública.

Palavras chaves

Qualidade da Água; Saúde Publica; Unidades de Saúde

Introdução

Os princípios que regem a certificação da qualidade da água têm por propósito prover, uma base para o avanço de ações de proteção, no tratamento da qualidade e equidade, para que sejam efetivadas junto com a população a fim de garantir a segurança nas propriedades da água para abastecimento. Promovendo assim a eliminação de constituintes Físicos, químicos e microbiológicos na água por serem inseguro á saúde humana. De acordo com (Charriere et al., 1996 e Kramer et al.,1996), os riscos a saúde relevantes a água expõe categorias como, os riscos relativos á ingestão de água contaminada por agentes biológicos, e aqueles em que há a introdução de poluentes químicos em geral, efluentes de esgotos industriais. O estudo a ser abordado, trata-se da avaliação na qualidade da água para proteção das unidades básicas de saúde do município de Assú/RN. A saber, o PH; Turbidez; Condutividade; Cloreto; Alcalinidade e Temperatura.

Material e métodos

Os ensaios foram realizados no Laboratório de Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Campus Ipanguaçu/RN. Para realização da prova foram realizadas duas diferentes amostras de água, de duas unidades básicas de saúde na cidade de Assu/RN. Identificadas com A, B e C respectivamente antes do inicio das analises. Primeiramente foram medidos em uma bureta de 50 mL das amostras que posteriormente foram colocadas em três erlenmeyer, por conseguinte foi titulado com solução de acido sulfúrico 0,02 mol/L, foi medido seu pH com pHmetro PH-2100 de bancada. E em seguida foi realizada uma titulação para constar o valor do cloreto.

Resultado e discussão

A tabela explicitam os resultados de todas as analises da água de abastecimento das bases de saúde. Nelas são demonstradas os parâmetros evidenciado como o pH atingiu a média que foi, 7,27 e 7,04. A alcalinidade não obteve grandes diferenças, obtendo a media de 5,2 e 5,14 sendo o limite é 40 NTU para água do consumo do ser humano. E os valores da temperatura ficaram no valor médio 58.6 C°.

Propriedades fisico-quimica

Tabela 1 – Propriedades físico-químicas analisadas por duas amostras de água em unidades básicas da saúde na cidade de Assu/RN.

Conclusões

Das analises realizadas, pode-se concluir que as duas análises diferentes de água obtiveram a quantidades das suas propriedades nos seus limites, ou seja, está dentro dos padrões para o consumo da população.

Agradecimentos

Agradeço primeiramente a Deus, aos meus professores, e a instituiçao.

Referências

CHARRIERE, G.; MOSSEL, D. A. A.; BEAUDEAU, P. &LECLERC, H., 1994. Assesment of the marker value of various components of the coli-aerogenes
group of Enterobacteriaceae and of a selection of Enterococcus spp. For the official monitoring of drinking water supplies. Journal of Applied Bacteriology,
76:336-344.
KRAMER, M. H.; HERWALDT, B. L.; CRAUN, G. F.; CALDERON, R. L. & JURANEK, D. D., 1996. Waterborne
disease: 1993 and 1994. Journal of American Water Work Association, 88:66-80.

BRASIL, 1990a. Portaria no 36/GM. Padrão de Potabilidade da Água Destinada ao Consumo Humano. Brasília: Ministério da Saúde.

Patrocinadores

CAPES CNPQ FAPESPA

Apoio

IF PARÁ UFPA UEPA CRQ 6ª Região INSTITUTO EVANDRO CHAGAS SEBRAE PARÁ MUSEU PARAENSE EMILIO GOELDI

Realização

ABQ ABQ Pará