O descarte de águas no laboratório de Química

ISBN 978-85-85905-19-4

Área

Iniciação Científica

Autores

Bezerra, A.M. (IFRN-CAMPUS IPANGUAÇU) ; Oliveira, J.B. (IFRN - CAMPUS IPANGUAÇU) ; Silva Júnior, C.A.B. (IFRN - CAMPUS IPANGUAÇU)

Resumo

Quem trabalha, estuda ou até mesmo convive em laboratórios deve ter conhecimento sobre os manuseios com produtos químicos. Que ao entrar em contato com outras substâncias podem causar uma variedade de problemas, sendo alguns deles relacionados a saúde. Como por exemplo problemas respiratórios, ou contaminantes do solo, da água e até mesmo em alimentos por meio da agricultura. Gerando assim sérias complicações. A água é um grande fator para esse problema, sabemos que ela é usada como misturas com um leque de outras substâncias reagindo entre elas e logo após são indevidamente descartadas na pia, mais uma vez trazendo riscos à saúde. Os possíveis processos de cuidar desses descartes de água contendo substâncias perigosas seria um tratamento de separação de resíduos tóxicos da água

Palavras chaves

Resíduos; Laboratório; Água

Introdução

O artigo apresenta um breve estudo bibliográfico sobre como é normalmente descartada a água usada em misturas e soluções em alguns laboratórios, e relatar se a mesma é tratada antes de ser descartada. E se for como é feito esse tratamento, já que há presença de vários reagentes, resíduos e substâncias químicas. Esses produtos químicos requerem muito cuidado com seu manuseio, sabemos que sempre seu uso deverá ser feito com total responsabilidade, pois são grandes as chances de riscos a saúde causada por essas substâncias. Essas substancias que podem causar danos a organismos vivos, ou ao meio ambiente, e mais perigoso ainda se entrar em contato com outros materiais provocando assim uma reação entre eles. Sendo assim precisa-se saber como deve ser feito o descarte de alguns reagentes já que muitos alunos e funcionários não sabem. É preciso também ter cuidado ao descartar substâncias presentes na água, tratá-la antes do descarte, fazendo assim um descarte de forma adequada e que não será prejudicial, evitando assim contaminações, acidentes e poluição. Por esse motivo é de grande importância o cuidado com a água em seu descarte. Quando introduzidas de forma inadequada no ambiente as substâncias químicas podem ressurgir como poluentes no ar que respiramos, na água que bebemos e nos alimentos que ingerimos (Fonseca, Marchi e Fonseca 2008). O descarte inadequado desses reagentes gera graves consequências para nós, e poluindo ainda mais planeta, sendo essas substancias poluentes e tóxicos a solos e águas.

Material e métodos

O presente trabalho foi usado como metodologia de um breve estudo mediante a revisão bibliográfica em artigos, livros e sites, levantando informações sobre qual poderia ser o destino final das águas utilizadas nos laboratórios de químicas.

Resultado e discussão

O trabalho teve início com levantamento de dados e informações em sites e artigos etc. Onde evidenciou que a segurança para que não haja problemas maiores são de grande importância. Ter um devido cuidado nos descartes de soluções aquosas que contém metais pesados exige uma atenção, por ser poluente tanto de águas, como do solo, Fernandes, Silva e Nunes (2013), realizaram um trabalho que consiste no abaixamento da poluição, para que assim o descarte fosse cuidado de uma forma consciente e conservadora. Reduzir a poluição de solos com resíduos descartados de forma inadequada, assim agredindo o meio ambiente e reduzir o custo para que de uma maneira sustentável possa ser reutilizada. Portanto, pesquisas e experimentos que contemplem está temática devem ser explorados a fim de subsidiar a adequada aplicação em situações reais de projeto (Lemos, Fagundes, Scherer, 2009), nesse contexto seguramente o mais importante recurso a ser preservado, levando em conta a dependência para a continuidade da vida no planeta, e a água, conceitos, técnicas e práticas que resultem no ato de conservar água devem ser empregados a toda edificação, preservando os suprimentos existentes e minimizando os volumes de efluentes gerados. Faz-se necessário buscar opções para o tratamento dos efluentes que priorizem a facilidade de construção e manutenção, a qualidade ambiental, a qualidade de vida do ser humano e o uso racional dos recursos naturais, fundamentados nos princípios e conceitos da sustentabilidade (Lemos, Fagundes, Scherer, 2009).

Conclusões

Concluímos que, com base nos estudos e pesquisas realizadas esses riscos podem ser evitados se houvesse um tratamento ou mesmo uma vigilância, para isso seriam necessários os cabíveis cuidados, visando assim até um reaproveitamento dessa água e o abaixamento nos quesitos complicações e riscos. Priorizando a segurança de toda e qualquer pessoa que se habilita e/ou precisa fazer experimentos, trabalhos, estudos em laboratório.

Agradecimentos

Ao IFRN e colaboradores.

Referências

FERNANDES, Clarissa Grazianne Barbosa; SILVA, Roseana Bezerra da; NUNES, Emidianeide Rodrigues. PIBID: Tratamento de resíduos químicos do laboratório de química da Escola Estadual professor Abel Freire Coelho. 2013. Disponível em: http://annq.org/eventos/upload/1362796696.pdf . Acesso em: 09 ago. 2016.


LEMOS, Paulo Rogério; FAGUNDES, Renata Magalhães; SCHERER, Minéia Johann. Reaproveitamento de água para fins não potáveis em habitações de interesse social. 2009. Disponível em: http://www.pucrs.br/edipucrs/XSalaoIC/Ciencias_Sociais_Aplicadas/Arquitetura_e_Urbanismo/70444-PAULO_ROGERIO_LEMOS.pdf . Acesso em: 09 ago. 2016.

FONSECA, Janaína Conrado Lyra da; MARCHI, Mary Rosa Rodrigues de; FONSECA, Jassyara Conrado Lyra da .SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS PERIGOSAS À SAÚDE E AO AMBIENTE. 2008. Disponível em: file:///C:/Users/20141054130452/Downloads/subs_quimicas.pdf . Acesso em: 10 ago. 2016.

Patrocinadores

CAPES CNPQ FAPESPA

Apoio

IF PARÁ UFPA UEPA CRQ 6ª Região INSTITUTO EVANDRO CHAGAS SEBRAE PARÁ MUSEU PARAENSE EMILIO GOELDI

Realização

ABQ ABQ Pará