ENSINO EM AGRICULTURA FAMILIAR SUSTENTÁVEL, NAS ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE CONFRESA.

ISBN 978-85-85905-19-4

Área

Iniciação Científica

Autores

Januario de Miranda, C. (IFMT) ; Anotonio, G. (IFMT) ; Edileise, B.J. (IFMT) ; Mara, M.D. (IFMT) ; Narubia, D.S. (IFMT) ; Rosany, B. (IFMT)

Resumo

RESUMO: O presente trabalho realizados nas escolas do Município de Confresa-MT, tem com objetivo a divulgação o processo de apreensão de conhecimento e transformação da realidade através da construção coletiva dos envolvidos no contexto histórico, fazendo a interação de diferentes saberes, promover através da escolarização, o estudo vocacional pelo ensino em agricultura familiar sustentável nas escolas, com o conhecimento da química, orientar, despertar e incentivar as crianças e adolescente a viver na sua própria terra e demonstrar que todos os interesse da vida humana pertence à agricultura.

Palavras chaves

AGRICULTURA FAMILIAR; ESCOLAS; SABERES

Introdução

INTRODUÇÃO: Acredita-se e compreende que projeto de Ensino em Agricultura Familiar Sustentável desenvolvido nas escolas da zona rurais - Novo Planalto, Jacaré Valente, Branca de Neve, Pau Brasil, Sol Nascente, nas escolas Indígena Aldeia Tapirapé e nas escolas da zona urbanas: Creuslhi (CEJA) Tapiraguaia, Central, Vida Esperança, dos Projetos de Assentamentos da Reforma Agrária (PA,s) do Município de Confresa-MT, formados por professores capacitados com experiência em cursos de formação por etapas, escolas com espaço físico e infra estrutura padronizadas para atender as exigências pedagógicas e área de pesquisa e desenvolvimento em agricultura familiar sustentável, composto por coordenaria geral representadas por entidades e colaboradores que terá função de zelar pela filosofia e metodologia das ações institucionais, atende os anseios da população que busca empregar uma tecnologia naturalmente social com efeitos eficazes, duradouros, para produzir alimentos, contribuir na melhoria da qualidade de conservação do solo, meio ambiente e maior produtividade por área cultivada, caracteriza-se por ensinar e capacitar crianças e adolescentes para mostra e garantir a comunidade forma de melhorar qualidade de vida, morar e viver no campo, auto-sustentar, preservar o histórico-cultural anterior para que continue nas gerações subsequentes.

Material e métodos

MATERIAL E MÉTODOS: Através de prática que conduza os educando e professores a enfrentarem desafios, buscarem na interdisciplinaridade e na mediação da educação do saber permanente, criar perspectiva educacional que sonha com escola para crianças vivamente comprometida de valores de cidadania, utilizando a pedagogia de alternância que desempenha um papel de grande relevância dentro da realidade das famílias, garantir a permanência do vínculo familiar, as vivências culturais, e auxilia no desenvolvimento de prática viável na relação homem/meio ambiente, fortalecer a relação teoria/prática, escola/família/comunidade, desde o historio cultivo da terra, do valor do trabalho, qualidade de vida, inclusão social, da coletividade e cultura, reflexão sobre varias dimensões da vida. Utiliza-se nas etapas práticas da escola acompanhado do orientador, as teorias do cultivo da terra, criações, construção e instalações rurais entre outras. Todas as disciplinas enfatizaram a leitura, produção de texto e conhecimento da prática tendo em vista a produção escrita e a pratica como instrumento de avaliação de qualquer área de conhecimento.

Resultado e discussão

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Diante dos resultados pelos os evolvidos o projeto será desenvolvido nas escolas rurais, urbanas e Indígenas Aldeia Tapirapé, o resultados atende as escolas citadas, composto por coordenaria geral representada por entidades e colaboradores que terá função de zelar pela filosofia e metodologia das ações institucionais, atendendo a viável necessidade de desenvolvimento do projeto, trabalhando colegiadamente com a coordenação, discutiu-se que o curso de Educação no Campo em Agricultura Familiar sustentável será pautada com pratica educativa democrática participativa e dialógica tendo como pressuposto o processo de construção social de o conhecimento a partir do ensino de cultiva a vida como um todo, formados por professores capacitados com experiência em cursos de formação por etapas e as escolas funcionará com espaço físico e infra estrutura padronizadas para atender as exigências pedagógicas e área de pesquisa e desenvolvimento em agricultura familiar sustentável

Conclusões

CONCLUSÃO: Compreende que o projeto parte dos anseios das instituições, comunidade local e indígena, pois trará auto-estima, utilização do direito histórico-cultural de aprender com seus antepassados, valorização da vida no campo, compartilhando nas integrações novas trilhas, contribuir para o estudo vocacional, melhoria da merenda escolar, estudo ambiental uma preciosa integração entre: solo – planta – animal – água – homem – planeta

Agradecimentos

AGRADECIMENTOS: • Deus por proporcionar coragem; • Ao IFMT Campus Confresa

Referências

REFERÊNCIAS:
• ZART. L.L Educação e Sócia-Economia Solidária. Paradigmas de conhecimentos e de Sociedade. Séria Sociedade Solidária. Ano I vol 1. Cáceres: UNEMAT Ed. 2004.
• Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária – INCRA/MDA
• Proposta de programa de educação para jovens e adultos. SEDUC – CEE – UNDIME, 04/01/2001.
• Por uma Política Pública para a Educação no Campo: seminário – Brasília: Câmara dos Deputados, Coordenação de Publicações -2004. 139p. –(Série ação Parlamentar: nº227) – ISBN 85-735 -402-3


Patrocinadores

CAPES CNPQ FAPESPA

Apoio

IF PARÁ UFPA UEPA CRQ 6ª Região INSTITUTO EVANDRO CHAGAS SEBRAE PARÁ MUSEU PARAENSE EMILIO GOELDI

Realização

ABQ ABQ Pará