Análise dos índices de desistência e de suas respectivas estratégias de combate no curso superior de licenciatura em Química no IFMA/Campus Monte Castelo: Um estudo diagnóstico.

ISBN 978-85-85905-19-4

Área

Iniciação Científica

Autores

Machado da Silva, M.C. (INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO) ; Neres Marques, G. (INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO) ; de Freitas, S.L. (INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO) ; Moreira da Silva, M.C. (INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO)

Resumo

O presente trabalho realiza uma análise diagnóstica sobre os fatores determinantes dos índices de desistência por parte dos discentes do curso superior de licenciatura em química; bem como das estratégias de combate a estes índices, por parte da coordenação do respectivo curso, ofertado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - Campus Monte Castelo. . Em face deste quadro, constituiu-se necessário realizar um estudo que revelasse quais os fatores determinantes da desistência.

Palavras chaves

Licenciaturas em Química; Licenciatura; Desistência

Introdução

Sabe-se que por fatores destacados desde os primórdios de nossa história, a atividade docente não tem revelado-se como muito estimulante por inúmeros aspectos. Inobstante a este fato incontestável, achou-se oportuno à realização de um estudo acerca das questões relativas ao esvaziamento da turma do curso de licenciatura em química ( Figura 01); posto que o preocupante quadro de desistência por parte dos discentes do aludido curso do IFMA – Campus São Luís Monte Castelo, constitui-se em um significativo problema científico, que reclamou uma urgente análise diagnóstica. Segundo dados coletados junto a Diretoria de Ensino Superior – DESU, do IFMA – Campus São Luís Monte Castelo, em raras ocasiões tem-se conseguido o preenchimento das vagas ofertadas para a turma do curso de licenciatura, o que implica no fato de que a mesma já inicia com um déficit; fato que se agrava pela constatação de que não se está conseguindo manter, em sala os discentes matriculados. As desistências ocorrem logo nos primeiro período do curso. O que se constitui em um paradoxo, frente ao fato de que a herança liberal, ainda nos induz a crer no poder redentor da educação. O que não dizer então, daqueles que conseguiram chegar ao nível superior de ensino; e, que, portanto, deveriam agarrar com mais motivação, a oportunidade conquistada? Para fazer frente a este quadro foi instituída uma comissão em abril de 2008, com a atribuição de realizar estudos e apresentar propostas de ações de combate a estes índices de desistência; mas, muito pouco ou quase nada restou efetivado neste sentido.

Material e métodos

Pesquisa descritiva e diagnóstica sobre os fatores determinantes dos índices de desistência do curso superior de licenciatura em Química do IFMA/Campus Monte Castelo; bem como das estratégias de combate a tais índices. Fez-se uso de instrumentos de coleta de dados, a saber: 87(oitenta e sete) questionários, uma amostra de 40,46% dos desistentes entre os anos de 2011 a 2013; e entrevista, junto à coordenação do curso de Química e com a direção de ensino superior.

Resultado e discussão

De acordo com ótica dos desistentes, os motivos reais indicados: a falta de estrutura física do IFMA - Campus Monte Castelo (sala de aula/laboratório/biblioteca) que representou 90% das respostas; a forma de ingresso, o ENEM, com 87,5%; a falta de espaço no período integral a que o licenciando é obrigado a permanecer na instituição (áreas de ambientações) com 41%; a integralidade do curso que exige dos discentes dedicação exclusiva impedindo-os de trabalhar ou prosseguir trabalhando com 23,5%; a tradição de ensino técnico da instituição, 14%. Sendo assim algumas alternativas apontadas e adotadas pelos gestores como estratégias para o combate aos problemas foram as seguintes: alterar a forma de ingresso, somando ENEM ao vestibular tradicional; formar uma comissão para estudar e propor diretrizes de solução( adotada); modificar os Projeto Pedagógico do Curso; bem como outras medidas já implementadas, tais como incentivos como PIBID; Bolsas de pesquisa; e, também a reestruturação da grade curricular, na qual, paradoxalmente e na contramão dos resultados da presente pesquisa, foi mantida a integralidade dos cursos.

Figura 01: Dados de desistência segundo a Direção de Ensino Superior -

Tabela com percentual dos índices de desistências e vagas preenchidas do curso de licenciatura em Química.

Conclusões

Observou-se que os alunos que ingressam, acabam por desistir do curso logo no 1° Período; ou evadindo-se simplesmente, isto é, deixando de frequentar as aulas sem maiores esclarecimentos; ou cancelando suas respectiva matrículas então fez-se portanto, urgente, conhecer mais de perto os fatores ensejadores de tal conduta, bem como as medidas que tentam fazer frente a ela; para que em um futuro próximo podemos ao menos minimizar esses índices que se revelam cada vez mais graves.

Agradecimentos

À Diretoria de Ensino Superior – DESU, do IFMA – Campus São Luís Monte Castelo E AO INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO - Campus São Luís Monte Castelo.

Referências

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