O HOMEM E SUA CAPACIDADE NA PRODUÇÃO DE ELEMENTOS ARTIFICIAIS

ISBN 978-85-85905-19-4

Área

Iniciação Científica

Autores

Rodrigues Lopes, A.P. (IFRN) ; Silva de Souza, L.G. (IFRN) ; Macêdo, M.J. (IFRN) ; Siqueira Tavares, J. (IFRN) ; Oliveira de Medeiros, C. (IFRN)

Resumo

Esta pesquisa tem por objetivo apresentar as várias possibilidades de criação do homem, ao conseguir tornar real determinadas utopias. Como exemplo disso podemos citar os avanços e descobertas que ocorreram no ramo da química, e consequentemente o desencadeamento de futuros inimagináveis. Uma destas descobertas é a síntese de diamante em laboratório. O trabalho é de natureza bibliográfica.

Palavras chaves

Homem; Elementos químicos; síntese de diamante

Introdução

Desde que o homem conseguiu desfrutar e evoluir de sua inteligência, o mesmo está sempre buscando métodos e técnicas para melhorar o meio em que vivi, mesmo que, algumas vezes traga problemas ou impactos ambientais, por exemplo. É notório que o grau de consciência que temos hoje, é totalmente diferente dos primeiros resquícios da evolução humana e graças a nossa capacidade e curiosidade, desfrutamos dos mais sofisticados meios tecnológicos existentes atualmente. Mas nem tudo foi como nós conhecemos hoje, uma vez que a cada passagem histórica, a humanidade vem sempre aperfeiçoando seus hábitos e costumes. Pois, sabe-se de forma indubitável que o homem vem descobrindo e produzindo coisas que há anos era praticamente uma utopia para o mesmo, desde a descoberta do fogo à fabricação da bomba atômica e/ou bomba de hidrogênio. Na química não é diferente, pois os primeiros elementos químicos a serem descobertos datam desde a antiguidade, como por exemplo, o carbono, ferro, ouro, chumbo e dentre outros. Porém, o homem não se atentou de imediato em catalogar e estudar os demais elementos que viriam a ser descobertos séculos mais tarde, uma vez que não tinha consciência da importância dos elementos naturais em nossas vidas e para o mundo. Tal proposição nos remete afirmar que em a cada passagem histórica, é preciso um grupo de pessoas ou alguém para dar o ponta pé inicial e descobrir coisas novas. Um exemplo disto foi a descoberta do primeiro elemento químico reconhecido cientificamente: o fósforo, em 1669, por Henning Brand, ou seja, se passaram vários séculos para que o homem pudesse compreender melhor o que existe ao nosso redor.

Material e métodos

Este trabalho foi produzido a partir do levantamento de pesquisas acerca da sintetização de elementos químicos, tendo como base fundamental artigos científicos publicados na internet. Como já afirmava Iuda Goldman, astrofísico nuclear, “Até onde a natureza vai permitir que o homem construa átomos cada vez mais complexos é uma das principais questões da ciência’’ (1994).

Resultado e discussão

O homem foi muito além do que ele imaginava. Conseguimos quebrar ou unir os núcleos de determinados átomos, como por exemplo a fissão e fusão nuclear- algo que inúmeros químicos acreditavam que era praticamente impossível acontecer, pelo fato do núcleo ser uma partícula que era considerada indivisível. Com o passar dos anos, cientistas descobriram que o diamante é formado nas profundezas da terra, em uma região chamada manto, sob temperatura e pressão bastante intensa, isso possibilitava a modificação da estrutura molecular do carbono por meio da fusão dos átomos, formando assim o diamante no decorrer de milhares de anos. O que era uma utopia tornou-se realidade em 1955 nos laboratórios da General Electric – multinacional americana de serviços e tecnologia. O que a natureza cria em mais de 4 bilhões de anos, o homem consegui em apenas 4 dias. Isso foi um avanço tão significativo para a química no século XX, tanto quanto a comprovação científica da existência do átomo no século anterior por John Dalton. Segundo o La Time – revista de grande relevância em Los Angeles-, cientistas japoneses conseguiram sintetizar um elemento químico bastante raro, o Ununtrio – elemento químico com número atômico 113-, ao colidir com o zinco, que contem 30 prótons o Bismuto, com exatos 83 prótons. Mesmo que o homem consiga produzir artificialmente algo existente na natureza, existe uma relação bem próxima entre eles, porque ambas partem de um mesmo princípio, ou seja um mesmo elemento em comum. Vale ressaltar que embora o homem consiga produzir o mais surpreendente elemento existente na natureza e mais valioso tanto quanto o diamante, de uma coisa teremos certeza, que ‘’nada surge do nada’’, ou seja, é preciso um ‘’ponta pé inicial’’ para que algo possa surgir.

Conclusões

Diante das discussões acima, podemos perceber que é possível abrir novos caminhos e futuro inimagináveis até então, despertando a ambição de inúmeros químicos e cientistas e ao mesmo tempo o avanço bem significativo da tecnologia a cada tempo histórico presenciado pelo homem, tornando possíveis os desejos e sonhos de diferentes cientistas. Isso nos remete afirmar que se soubermos como determinados elementos químicos se formam na natureza, poderíamos muito bem sintetizá-los em laboratório, assim como foi feito com o carbono que se transformou em diamante em poucos dias.

Agradecimentos

À professora Louize Gabriela Silva de Souza.

Referências

Super Diamantes [Completo Dublado] Documentário National Geographic. Documentário sobre uma descoberta que pode ter o potencial de revolucionar a tecnologia. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=EaqJFAbC2z0&list=WL&index=50. Acesso em: 15 jul de 2016.
CARDOSO, Fátima, Diamantes para toda obra. Disponível em: http://super.abril.com.br/ciencia/diamantes-para-toda-obra Acesso em: 05de ago de 2016.
TAMANINI, Maria Luciana Rincon y. Cientistas japoneses afirmam ter sintetizado elemento químico raro. 2012 disponível em: http://www.megacurioso.com.br/novos-materiais/30578-cientistas-japoneses-afirmam-ter-sintetizado-elemento-quimico-raro.htm Acesso em: 05 de ago de 2016.
MERÇON, Fábio. Breve percurso das descobertas dos elementos químicos. 2012 disponível em: http://www.revista.vestibular.uerj.br/artigo/artigo.php?seq_artigo=29 Acesso em: 05 de ago de 2016.

Patrocinadores

CAPES CNPQ FAPESPA

Apoio

IF PARÁ UFPA UEPA CRQ 6ª Região INSTITUTO EVANDRO CHAGAS SEBRAE PARÁ MUSEU PARAENSE EMILIO GOELDI

Realização

ABQ ABQ Pará