ESTUDO, PRODUÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA CITRONELA COMO REPELENTE NATURAL CONTRA OS MOSQUITOS AEDES AEGYPTI, DESPERTANDO UMA CRITICA SOBRE A SAÚDE PÚBLICA NO COLÉGIO TÉCNICO DA UFRRJ CTUR.

ISBN 978-85-85905-19-4

Área

Iniciação Científica

Autores

Cruz, R.P. (CTUR) ; Mendonça, M.L.T.G. (UFRJ) ; Barbosa, M.A.G.S. (CTUR) ; Oliveira da Silva, I. (CTUR) ; Lima, T.F. (CTUR) ; Leitch, A.A.P. (CTUR) ; Mello, M.G. (CTUR) ; Carvalho, L.S. (CTUR)

Resumo

O trabalho teve como objetivo desenvolver um repelente doméstico a partir do princípio ativo da citronela, o citronelol, através do plantio e cultivo da planta pelos alunos do Curso Técnico de Agroecologia da UFRRJ. A partir de então construir um debate para alertar os alunos sobre a problemática da saúde pública no combate e inibição mosquito Aedes Aegypti. Foram feitas pesquisas sobre as doenças transmitidas e a propagação de criadouros a fim de demonstrar a importância dos repelentes e como podem auxiliar na proteção das pessoas e na inibição da disseminação do vírus. E ao despertar a problemática nos alunos, eles podem ser os agentes de conscientização de suas comunidades, o que é de extrema importância para a extinção dos criadouros do mosquito.

Palavras chaves

citronela; Aedes Aegypti; repelente

Introdução

O Aedes Aegypti é o mosquito transmissor de doenças como a Dengue, Chikunguya, Zika Vírus e da Febre Amarela. Este mosquito, mais conhecido como o “mosquito da dengue”, tem causado vários malefícios à sociedade brasileira. Em 2015, o surto do Zika vírus causou muita polêmica entre os brasileiros pelo fato de, se adquirido por gestantes, poder provocar a microcefalia nos bebês, uma má formação do cérebro, e diversos outros problemas graves (COSTA, 2015). Em meio a tamanho alarde, aumentou significativamente a procura por repelentes no comércio, mas os repelentes comercializados sendo mais demandados tiveram seus valores elevados ou até mesmo ficaram escassos. Uma forma de independência dos repelentes comerciais é obtê-los por meio da extração de seu princípio ativo de algumas plantas com potencial de repelente, como a citronela, sendo possível realizar um desenvolvimento de um repelente doméstico; isto é, para uso residencial. Estes produtos, além de deixarem um odor agradável, são potentes inibidores de mosquitos, entre eles o Aedes Aegypti. O óleo essencial extraído dessa espécie vegetal apresenta alto teor de gerânio e citronela, o citronelol. O gerânio possui atividade antisséptica, inibindo o crescimento de fungos e bactérias. A citronela é um óleo essencial que apresenta atividade repelente a insetos, e é utilizado na fabricação de perfumes e cosméticos (SOARES, 2014). Os objetivos do trabalho foram estudar desenvolver e produzir um repelente natural de citronela contra os mosquitos Aedes Aegypti, despertando uma critica sobre a saúde pública no CTUR, e acarretando uma conscientização nos alunos para serem propagadores na comunidade em que residem.

Material e métodos

A parte experimental foi executada a partir de estudos realizados em artigos científicos e então se desenvolveu uma metodologia para a fabricação do repelente de citronela. Inicialmente foi realizado o cultivo de mudas das plantas, posteriormente houve o plantio na área de vegetação da Escola Técnica da UFRRJ. Quando as folhas atingiram um tamanho razoável, estas foram cortadas e encaminhadas para o laboratório de Química Ambiental. No laboratório, as folhas foram picadas até o menor tamanho possível para aumentar a superfície de contato ao serem imersas em álcool etílico, durante um dia, para a extração da citronela. O repelente escolhido foi desenvolvido de uma maneira mais simples possível ao testar vários métodos diferentes, fabricando-o apenas com água, glicerina, carbopol, e trietanolamina. O carbopol sendo um polímero que apresenta carboxilas em sua estrutura reage com o grupamento amino da trietanolamina (ALLINGER et al., 1978) causando um "enrolamento", que proporciona características de gel ao produto final. Assim, quanto maior for a quantidade de trietanolamina, mais acentuada será a característica do gel formado, e, portanto, a quantidade deste constituinte no repelente foi determinada por cada aluno, de maneira a atingir a consistência desejada por eles. Usando o repelente, os alunos percorreram toda a área da escola e arredores procurando e exterminado os diversos focos de mosquitos encontrados. Depois, foi realizado um debate com discussão sobre a relação: locais de criadouros X pessoas que contraíram doenças relacionadas ao mosquito. E, por último, foi feita uma campanha pelos alunos de conscientização na comunidade.

Resultado e discussão

A fabricação do repelente, a partir do cultivo de mudas de citronela (figura 1), e com proporções variáveis de reagentes, resultou em produtos com características diferentes (figura 2) por cada grupo de alunos, onde alguns grupos obtiveram um produto final bem consistente e outros um produto bem gelatinoso, quase líquido, fomentou a discussão sobre as características funcionais da carboxila do carbopol reagindo com a trietanolamina, fazendo a relação com os conteúdos abordados em sala de aula sobre funções orgânicas. Os alunos observaram a quantidade diferente de repelentes existentes no mercado, alguns nas formas de: gel, solução alcoólica, solução aquosa ou emulsão, e isso despertou o interesse em saber a diferenciação entre eles e optaram em produzir o repelente na forma gel, pois este cria uma película na pele e dificulta a passagem do álcool para o estado gasoso e, portanto, teria um período maior de durabilidade, aumentando assim a sua ação contra os mosquitos, sendo esta alternativa de gel, viável e bastante eficaz. Foi gerada uma mobilização muito grande nos alunos na procura de focos de mosquitos por toda a instituição. O debate e a discussão da localização destes focos evidenciaram um descuido da situação, explicando o número elevado de pessoas que contraíram doenças relacionadas a este mosquito. Isso sensibilizou os alunos envolvidos na disseminação da importância que cada um tem no combate a eliminação dos criadouros, então eles iniciaram uma campanha de conscientização nas comunidades em que residem.

FIGURA 2

PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL DE PRODUÇÃO DO REPELENTE

FIGURA 1

PLANTAÇÃO DAS MUDAS DE CITRONELA

Conclusões

Concluímos que a fabricação do repelente a base de citronela acarretou discussão sobre a própria eficácia do repelente. A localização dos focos de mosquito levou ao debate e a conscientização do aluno da sua própria responsabilidade como cidadão no combate ao mosquito.

Agradecimentos

Os autores agradecem ao CNPq e ao CTUR pela infraestrutura e apoio financeiro do sistema de estágio e bolsas.

Referências

COSTA, P. F. V.; Revista Pan-Amaz Saúde; 6(2):9-10; 2015.
http://scielo.iec.pa.gov.br/pdf/rpas/v6n2/v6n2a01.pdf. Acesso em: 21 de jul. de 2016.

SOARES, A. Efeito da adubação orgânica na produção de biomassa e bioatividade do óleo essencial de capim citronela. Comunicata Scientiae. Vol.5, n.4, pp. 427-434, 2014.

Luz, K. G.; Santos, G. I. V.; Vieira, R. M.; Epidemiol. Serv. Saúde; 24(4):785-788; 2015. http://www.scielo.br/pdf/ress/v24n4/2237-9622-ress-24-04-00785.pdf. Acesso: 21 de jul. de 2016.

ALLINGER, N. L.; CAVA, M. P.; JONGH, D. C.; JOHNSON, C. R.; LEBEL, N. A.; STEVENS, C. L. Química Orgânica, 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara dois,1978.

Patrocinadores

CAPES CNPQ FAPESPA

Apoio

IF PARÁ UFPA UEPA CRQ 6ª Região INSTITUTO EVANDRO CHAGAS SEBRAE PARÁ MUSEU PARAENSE EMILIO GOELDI

Realização

ABQ ABQ Pará