Estudo do efeito da moagem sobre a densidade e o potencial isoelétrico de aluminossilicato.

ISBN 978-85-85905-19-4

Área

Iniciação Científica

Autores

Carneiro Neto, J.S. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARA) ; Alexandre Gomes, G. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARA) ; Morais Abuquerque, C.M. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARA) ; Damasceno da Silva, L.R. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARA)

Resumo

Estudos mostram que algumas características das argilas são muito importantes e relevantes na hora de aplicar as mesmas em qualquer trabalho. O presente trabalho tem por objetivo analisar a influência da moagem sobre as características estruturais e químicas das argilas(aluminosilicatos), em especial o ponto isoelétrico (PI).mas sem deixar de lado algumas propriedades que também alteram alguns aspectos estruturais das argilas, no processo da moagem, objetivamos diminuir o tamanho da partícula aumentando seu volume e consequentemente diminuindo sua densidade, peculiaridade essa que se mostrou muito importante na hora de medirmos o ponto isoelétrico das argilas em estudo.

Palavras chaves

aluminosilacatos; ponto isoelétrico; moagem

Introdução

O ponto isoelétrico é um valor em que o pH da solução de suspensão de argila apresenta número igual de radicais com cargas positivas (protonadas) e negativas (desprotonadas), logo há um equilíbrio entre cargas em suspensão, que a partir de um dado momento as forças de repulsão entre as moléculas de argila e as forças de interação com o solvente saõ mínimas. o ponto isoelétrico das argilas podem ser modificados de acordo com que a forma estrutural é modificada, algumas amostras foram moídas e outras não para notarmos a diferença que a moagem pode fazer na estrutura das argilas e assim poder compara-las, alem da moagem foram feitas outras analises, como medida de densidade, e calculamos o (PI), foi feito tratamento estatístico para selecionar as amostras representativas do geral, pois no geral tínhamos 45 amostras dividias em 5 grupos e dentro desses 5 grupos existiam mais 3 sub-grupos variando três aspectos, tamanho de esfera, rotação e tempo. Após o tratamento escolhemos 5 amostras representativas através do gráfico obtido de superfície de área. com essas 5 amostras foram feitos analises posteriores.

Material e métodos

O tratamento de dados foi feito pelo planejamento fracionário de níveis do tipo Box-behnker foi utilizado usando como variáveis: Rotação;Tamanho de Esfera; Tempo e como resposta a Densidade, esta foi utilizada como resposta porquê seu resultados esta diretamente ligado ao tamanho de partícula que por sua vez tem relação direta com o Ponto Isoelétrico. O método de superfície de resposta (RSM) foi utilizado para escolher melhor ponto usando o programa Statistic 6.0. Os valores de Q foram calculados pela seguinte formula: Q=(C A- CB + [OH-] - [H +])/a, Onde C_A é a concentração de acido forte adicionado a certo ponto da titulação, C_B é a concentração de base forte ( NaOH) adicionado antes da titulação, [OH-] e [H+] são as concentrações de ions hidroxilas e hidrônios definidos pelos valores de pH. (levando em consideração a dependência dos ions com a força do coeficientes de atividade),

Resultado e discussão

O planejamento fracionário de níveis do tipo Boxbehnker foi utilizado usando como variáveis: Rotação;Tamanho de Esfera; Tempo e como resposta a Densidade, esta foi utilizada como resposta porquê seu resultados esta diretamente ligado ao tamanho de partícula que por sua vez tem relação direta com o Ponto Isoelétrico. O método de superfície de resposta (RSM) foi utilizado para escolher melhor ponto usando o programa Statistic 6.0 a densidade foi calculada por picnometria, utilizando o método para solos,os resultados obtidos foram analisados e tratados no Statistic, para a partir dessa etapa escolher quais amostras seriam levadas a analises posteriores, as amostras escolhidas foram 5 e mais a natural para servir como comparação(branco). Os valores de Q foram calculados pela seguinte formula (figura 2), na qual CA é a concentração do ácido forte adicionado antes da titulação,[OH-][H+] são as concentrações dos íons hidroxilas e hidrônios definidos pelos valores de pH(levando em consideração a dependência dos íons com a força do coeficiente de atividade.

Figura 1

Gráfico de área, que da os melhores pontos representativos do método estatístico.

Figura 2

fórmula para calcular Q (cargas protônicas)

Conclusões

Foi evidenciado pela correlação de pH x Q o caráter anfótero do caulim, uma vez que o Q é positivo em altos valores de pHs e há uma alteração negativa em valores mais baixos de pHs. Esse comportamento dos aluminosilicato é mais uma reminiscência de óxidos anfotéricos, tais como alumina do que as argilas. Junto a isso notamos também que, com a diminuição da densidade não houve um comportamento de aumento de cargas superficiais, isso se deu pelo provável efeito de cisalhamento ocorrido nas lamelas do aluminosilicato causado pelo efeito da moagem.

Agradecimentos

PIBIC CNPQ UFC LabInova LeQa

Referências

Moura. Cicero Pessoa Síntese, caracterização e avaliação de catalizadores a base de argilas pilaizadas. Fortaleza- Ceará 2007 pag 45
Carneiro B. S. et al. Caracterização mineralógica e geoquímica e estudo das transformações de fase do caulim duro da região do Rio Capim, Pará.
TORRES, C.S; SHAEFFER, L Efeito da moagem de alta energia na morfologia e compressibilidade do compósito WC-Ni 2010.

Patrocinadores

CAPES CNPQ FAPESPA

Apoio

IF PARÁ UFPA UEPA CRQ 6ª Região INSTITUTO EVANDRO CHAGAS SEBRAE PARÁ MUSEU PARAENSE EMILIO GOELDI

Realização

ABQ ABQ Pará