Uso de materiais alternativos em aula de Química.

ISBN 978-85-85905-19-4

Área

Iniciação Científica

Autores

Silva, B.P. (IFRN) ; Silva, Y.Y.M.B. (IFRN) ; Oliveira, J.B. (IFRN) ; Bezerra, A.M. (IFRN) ; Júnior, C.A.B.S. (IFRN)

Resumo

Uma das dificuldades de se ensinar Química, é encontrar métodos diferentes para que os estudantes possam adquirir as competências e habilidades necessárias. Desse modo, esse é um dos desafios enfrentados por muitos professores de Química, especialmente por aqueles que trabalham em instituições com recursos financeiros escassos, ou que não possuem se quer laboratórios ou espaços adequados para a realização de aulas experimentais. Uma das alternativas que podem atenuar essas dificuldades, consiste na utilização de materiais alternativos de baixo custo para aulas experimentais de Química. O projeto foi aplicado em uma escola do ensino meio com uma turma do primeiro ano, onde-se foi ministrada uma aula explicado conteúdo interligando com o uso do equipamento produzido.

Palavras chaves

Escola pública; ensino de Química; materiais alternativos

Introdução

O grande desinteresse dos alunos pelo estudo da Química em geral se deve à falta de atividades experimentais que possam relacionar a teoria (assuntos abordados na sala de aula) à prática (como ocorre realmente). Os professores dizem que, na maioria das vezes, este problema é devido à falta de laboratórios, equipamentos e reagentes que permitam a realização de aulas práticas. De acordo com Cesca (2013), a disciplina de Química exige do aluno conhecimentos bem específicos, com uma linguagem diferente na conversação, juntamente com as dificuldades dos professores em mediar esse conhecimento para o aluno. Por este e outros motivos, a Química acaba sendo considerada, pelos discentes, como uma disciplina bem difícil e abstrata. O objetivo do projeto consiste em confeccionar equipamentos e matérias alternativos para auxiliar no ensino e aprendizagem e aplicá-los nas escolas públicas do vale do Açu.

Material e métodos

O trabalho propõe o desenvolvimento de dois equipamentos alternativos de baixo custo, para serem usados em aulas de Química nas escolas públicas. Confeccionado um destilador caseiro a parti de garrafas PET, mangueira e rolha de silicone. Aplicamos na Escola Estadual Professora Claudeci Pinheiro Torres, no município de São Rafael. Utilizamos o destilador para mostra de formar pratica o conteúdo de misturas químicas, mostrando como se faz umas destilação fracionada.

Resultado e discussão

Utilizamos do destilador caseiro que confeccionamos para expor em uma sala de aula, para comprovar que é possível fazer um experimento com material de baixo custo, possibilitando uma aula mais significativa para o aluno. Após ao termino da aula foi aplicado um questionário referente ao conteúdo e outro referente a aprendizagem dele, um exemplo foi a questão que perguntava se a aula foi significativa, o questionário teve como objetivo avaliar o que os alunos aprenderam, resultados obtidos na figura 1. Com a aula realizada abordando o conteúdo de mistura de solução, e tendo o experimento, fez com que os alunos tivessem uma melhor representação do assunto e conseguiram assimilar melhor, saindo do abstrato para a realidade dos mesmos. Neste gráfico abaixo mostra o porcentual dos alunos que acharam da aula significativa de acordo com a figura 2.

Figura 1

Questionário abordando perguntas do conteúdo ministrado.

Figura 2

Questão que levantaram o quanto foi importante do experimento para eles.

Conclusões

Os equipamentos que foram confeccionados, o destilador e a placa solar, funcionaram com sucesso, e mostrou que o experimento utilizando esse equipamento foi bem significativo para os alunos.Com as contribuições desse projeto espera-se que as aulas fiquem mais atrativas. Assim como, tornar o ensino de Química mais significativo e facilitar a aprendizagem do aluno, mostrando que é muito válido fazer equipamentos com materiais alternativos.

Agradecimentos

Agradeço aos meus colegas e professor Carlos Júnior por todo o apoio para que esse trabalho tenha sido feito de forma gratificante, desde já muito obrigado.

Referências

BARBOSA, Alessandra Ramos; JESUS, Joseane Ataíde de. A UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS ALTERNATIVOS EM EXPERIMENTOS PRÁTICOS DE QUÍMICA E SUA RELAÇÃO COM O COTIDIANO. Disponível em: <http://www.annq.org/congresso2009/trabalhos/pdf/T77.pdf>. Acesso em 23 Março 2016.

CESCA, E. C., Manual de práticas alternativas para o ensino da química - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Pato Branco, 2013

Patrocinadores

CAPES CNPQ FAPESPA

Apoio

IF PARÁ UFPA UEPA CRQ 6ª Região INSTITUTO EVANDRO CHAGAS SEBRAE PARÁ MUSEU PARAENSE EMILIO GOELDI

Realização

ABQ ABQ Pará