Analise da turbidez da água em diferentes pontos da barragem Armando Ribeiro Gonsalves no estado do Rio Grande do Norte.

ISBN 978-85-85905-19-4

Área

Iniciação Científica

Autores

Wesley, S. (IFRN) ; Marcelo Victor dos Santos, A. (IFRN) ; Renato, N. (IFRN) ; Diogo Pereira, B. (IFRN)

Resumo

A agua destinada ao consumo humano deve atender ao aos critérios do ministério da saúde, de modo a não causar prejuízo a saúde da população. O objetivo deste trabalho e analisar e monitorar o índice de turbidez da agua, devido ao alto índice de resíduos e dejetos dispensados pelas cidades a qual o cercam. As coletas foram realizadas semanalmente entre os dia 27/07 a 15/08, os dados são interpretados de acordo com as leis do CONAMA, e repassados como forma de conscientização aos alunos da rede estadual de ensino do vale do Açu, através do Projeto de Extensão Aguas Potiguares do IFRN Campus Ipanguaçu.

Palavras chaves

água; monitoramento; turbidez

Introdução

A agua para o uso humano deve atender ao critério e padrões de qualidade para se tornar potável, entretanto parte da população não se preocupa com manejo correto chegando a um alto desperdício sem fins apropriados. Diante desse fato, é de fundamental importância o monitoramento da agua, para tanto, foi utilizado a medição da turbidez, que tem sua caracterização importante para utilização da balneabilidade, piscicultura, e abastecimento. A turbidez é caracterizada pela redução de transparência da agua, ocasionada pelo matéria de suspensão, que reflete a luz, dificultando a sua passagem pela solução. Sabendo-se a importância da medição da turbidez, para identificar as alterações decorrentes da poluição do meio ambiente causadas pela população das cidades que a rodeiam e pelos produtores que utilizam agrotóxicos em suas plantações, e com auxílio da agua da chuva esses resíduos chegam até suas aguas. Consequentemente causando danos a natureza e a sua própria saúde. Daí a importância de fazer um trabalho que aborde uma temática atual, que com certeza poderá ajudar e conscientizar as pessoas que fazem uso da agua da barragem Armando Ribeiro. A qual a poluição afeta o equilíbrio de ecossistemas pondo a vida humana, de animais e vegetais em riscos.

Material e métodos

As amostras das aguas foram coletadas em pontos distintos da barragem, escolhidos de acordo com alguns critérios de localização: acesso a banhistas, despejo de esgotos residenciais e área de piscicultura. A amostras foram coletadas 3 vezes por semana em recipientes de polietileno lavados com agua destilada. Foram coletadas amostras em 3 pontos distintos da barragem numa profundidade de cerca de 30 a 50 cm da superfície, tendo em vista a preocupação da garrafa não tocar o solo. Em seguida essas amostras foram trazidas em temperatura ambiente em cerca do tempo decorrido em transporte de 1 hora do local de coleta para o laboratório. O parâmetro analisado, acerca da analise critica seguiu com base nas recomendações do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA).

Resultado e discussão

Tratamento da agua é um conjunto de procedimentos físicos e químicos que são aplicados na agua para que esta fique em condições adequadas para o consumo. Todos os processos e valores obtidos para os parâmetros de coletas e analises obedeceram a portaria de acordo com a resolução do CONAMA. A Turbidez da agua destinada ao consumo humano, deve possuir no máximo 40 NTU (unidade nefelométrica). Além disso, o CONAMA aborda no capitulo VI, nas disposições finais e transitórias, no art. 48 que ´´o não cumprimento ao disposto nets resolução sujeitará os infratores, entre outras, as sanções previstas na lei nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998 e respectivamente regulação``. Por meio dos dados obtidos nas análises, ilustrado na tabela 1, pode-se perceber que algumas amostras de agua apresentaram alteração nas condições de qualidade quando comparados com a resolução do CONAMA. Observou-se que apenas no local 01 a agua bruta está fora do alcance de consumo, atingindo 26,5 NTU a mais do valor adequado. E após ser filtrada ainda estar com uma turbidez em um estado elevado comparando as análises que foram coletadas no local 02 e 03. A turbidez e uma medida de capacidade que a agua tem de interferir na passagem da luz atraves dela. O responsável pela existência da turbidez na agua são os sólidos que ficam em suspensão. A turbidez apresentou crescimento relevante nos 3 pontos, sendo que o destaque maior foi no ponto 1. Um dos principais motivos da poluição nas aguas de uma forma geral é a emissão de líquidos residuais (esgotos domésticos e industriais), que deveriam ser adequadamente tratados para atenuar os impactos ambientais com o seu lançamento na rede pública de esgoto e em corpos d`agua (BARSANO et al., 2014).

tabela 1

tabela de resultados de analises da turbidez

Conclusões

A partir dos dados apresentados e com relação aos parâmetros analisados e a resolução do CONAMA, deve-se alertar que, um monitoramento com analises mais criteriosas e aprofundadas, levando em consideração as análises físicos, químicos e microbiológicos não abordado nessa pesquisa, mas que são de importância para atestar a qualidade de potabilidade da agua.

Agradecimentos

Os autores deste estudo agradecem ao MEC/SESu/PROEXT pelo apoio financeiro concedido e a bolsa de extensão.

Referências

CESAR, D.; SENA, C.; MEIRE, M. Análise D E Parâmetros Físico -Químicos Das Águas Da Barragem Pública Da Cidade De Pau Dos Ferros (Rn) – P H, Cor, Turbidez, Acidez , Alca Linidade, Condutividade, Cloreto E Salinidade. IX CONGIC, 9, 2012.

RECIFE. Semianrio Nacional de Grandes Barragens. Dnocs. ACUDE AÇU. 1981.
BRASIL. Constituição (1998). Resíduos Sólidos Urbanos e Sistemas de Tratamento de Esgotos: LEIS DA CONAMA. p. 58-302.
CORREIA, A. Analises De Turbidez Da Agua Em Diferentes Estado De Tratamento: Analises De Turbidez Da Agua Em Diferentes Estado De Tratamento p. 01 - 05. 2008.
Mello, N. C.; Resende J. C. P.; A Nalise Microbiológica Da Água Dos Bebedouros Da Pontifícia Universidade Católica De Minas G Erais Campus B Etim: 01 jul. 2015.
BASSANO, P. R.; BARBOSA, R. P.; VIANA, V. J; Poluição Ambiental E Saude Publica. Pag. 74; 2014..

Patrocinadores

CAPES CNPQ FAPESPA

Apoio

IF PARÁ UFPA UEPA CRQ 6ª Região INSTITUTO EVANDRO CHAGAS SEBRAE PARÁ MUSEU PARAENSE EMILIO GOELDI

Realização

ABQ ABQ Pará