ANALISE FÍSICO-QUÍMICA DA ÁGUA SUPERFICIAL DA BARRAGEM ARMANDO RIBEIRO GONÇALVES E AÇUDE DE PATAXÓ NA MESORREGIÃO DO OESTE POTIGUAR.

ISBN 978-85-85905-19-4

Área

Iniciação Científica

Autores

Inocencio Nunes, R. (IFRN) ; Pereira Bezerra, D. (IFRN) ; Wanaganne de Souza, W. (IFRN) ; Alves da Silva, P. (IFRN) ; Felipe dos Santos, P.R. (IFRN) ; Candido de Azevedo, F.F. (IFRN) ; Macedofrança, I.C. (IFRN) ; Medeiros Silva, D. (IFRN) ; Souza Ferreira, W.S. (IFRN) ; Soares Maciel, O. (IFRN)

Resumo

O tema água tem passado por grandes discussões na atualidade, em todos os sentidos que tratam da sua utilização, disponibilidade, qualidade e quantidade. Isso ocorre num momento em que, a escassez torna-se cada vez mais visível após anos de degradação a natureza. Segundo GRASSI (2001), A água de nosso planeta está presente nos oceanos e mares, na forma de água salgada, imprópria para o consumo humano. Apenas cerca de 0,77% de toda a água está disponível para o nosso consumo, sendo encontrada na forma de rios, lagos, água subterrânea, incluindo ainda a água presente no solo, atmosfera e na biota. Diante disso fez-se necessário uma análise Físico-química da água com os parâmetros: alcalinidade, turbidez, pH e condutividade elétrica, em água superficial na mesorregião do semiárido potiguar.

Palavras chaves

água superficial; Físico-Química; Semiárido Potiguar

Introdução

A água em toda sua essência é considerada um bem natural, e fonte que regula a vida no planeta. Desde o início das civilizações sua aplicação vem estimulando as perspectivas da sociedade, em toda sua dimensão: política, econômica e social. As questões voltadas a preservação e utilização consciente deste liquido, vem sendo bastante difundida na atualidade. O mundo cada vez mais globalizado tem modificado gradativamente o meio ambiente e o seu equilíbrio, porém sem medir consequências a humanidade tem gasto mais do que a natureza pode repor. Como alerta Pinheiro, (2002) até recentemente, a expectativa da falta de água não era considerada um problema para a sociedade em geral. Sua abundância e pronta disponibilidade parecia trata-se de um recurso natural infinito e não havia maiores esforços voltados para o seu uso racional. Nesse sentido foi realizado uma determinação na qualidade da água, nos reservatórios Barragem Armando Ribeiro Gonçalves e Açude Pataxó. Ambos localizados na mesorregião oeste potiguar, que tem sofrido com longos 5 anos de seca. Para tanto foi escolhido quatro parâmetros de caráter físico-químico a ser analisado: Alcalinidade Total (AT); pH; Turbidez e Condutividade Elétrica (CE).

Material e métodos

As analises sucederam no laboratório de química do IFRN - Campus Ipanguaçu. A coleta de 500 mL da água foi realizada em garrafa de politereftalato de etileno previamente lavadas com água deionizada. Mediu-se o pH Instrutherm-2100, turbidez em turbidimetro de bancada Tecnopon Tb-1000 e CE Cd-4303 - Lutron utilizando 50 mL. Para análise de AT, seguiu-se a metodologia adaptada de American Public Health Association (APHA, 2012), para isso foram necessários 50 mL titulando com ácido sulfúrico a 0,02 mol/L.

Resultado e discussão

A presença de íons hidróxido, carbonato e bicarbonato, conferem a água características alcalinas, ou seja, que regulam o pH em relação aos ácidos. A quantificação destas substancias correlaciona com a dosagem necessária de coagulantes para tratamento da mesma. Nas amostras em estudo foram encontradas as variáveis de 7,28 a 11,24 mg/L CaCO3 respectivamente (conforme mostrado na tabela 1). Os valores para turbidez revelaram-se entre 35,5 e 4,24 NTU. A turbidez frequentemente está relacionada a presença de partículas que provoca a dispersão e a absorção da luz, dando a água uma aparência nebulosa, esteticamente indesejável e potencialmente perigosa (RICHTTER e AZEVEDO NETTO, 2002). Identificou-se valores de CE de 442 µ/cm3 e 496 µ/cm3, o pH apresentou caráter básico, variando de 7,9 à 8,2.

tabela 1

Resultados dos parâmetros analisados para a Barragem A.R.G e Açude Pataxó.

Conclusões

Em consequência da seca na região, os valores da turbidez do trecho em estudo da Barragem A.R.G, evidencia-se alto, porém em conformidade com a resolução 357/2005 do CONAMA, que regulariza até 40 NTU. A alcalinidade correlacionada com o pH do açude pataxó demonstram que ambos estão elevados. Os demais parâmetros estão em níveis adequados para a faixa normal.

Agradecimentos

Os autores agradecem o auxílio financeiro e as bolsas de iniciação científica concedidas pelo PROEXT/MEC/SESu.

Referências

APHA. American Public Health Association; American Water Work Association (AWWA); Water Environment Federation (WEF). Standard Methods for the Examination of Water and Wastewater. Rodger B. BAIRD, Andrew D. CLESCERI; Amer Public Health Assn: Washington, 22 ed. 2012.
BRASIL. Resolução N° 357, de 17 de março de 2005. Dispõe sobre a classificação dos corpos de água e diretrizes ambientais para seu enquadramento, bem como estabelece as condições e padrões de lançamento de efluentes, e dá outras providências. Brasília, DF, 2005.
PINHEIRO, J.C.V. e LIMA, A.T.M., Valor econômico e elasticidade preço da demanda de água para a irrigação no vale do Apodi-ce. Capitulo XIII, In: Nordeste reflexões sobre aspectos setoriais e locais de uma economia. CAEN série de estudos econômicos, 2002.
BIASOLI, W. M. Água e Saúde. Fortaleza, CE: Wander Mendes Biasoli, 2000.
GRASSI, M.T. As águas do planeta terra. Cadernos Temáticos de Química Nova na Escola. Ed .Maio 2001.Disponível em:< qnesc.sbq.org.br/online/cadernos/01/aguas.pdf> Acesso em 20 de jul.2016.

Patrocinadores

CAPES CNPQ FAPESPA

Apoio

IF PARÁ UFPA UEPA CRQ 6ª Região INSTITUTO EVANDRO CHAGAS SEBRAE PARÁ MUSEU PARAENSE EMILIO GOELDI

Realização

ABQ ABQ Pará