DETERMINAÇÃO DA QUALIDADE DA ÁGUA USADA PARA AGRICULTURA EM IPANGUAÇU/RN

ISBN 978-85-85905-19-4

Área

Iniciação Científica

Autores

Felipe Santos, P.R. (IFRN) ; Pereira Bezerra, D. (IFRN) ; Alves Silva, P. (IFRN) ; Souza, W.W. (IFRN) ; Inocêncio Nunes, R. (IFRN) ; Farias Fonseca, L.R. (IFRN) ; Soares Maciel, O. (IFRN) ; Santos Menezes, M.L. (IFRN)

Resumo

A prática agrícola é uma atividade muito antiga, e bastante utilizada no mundo inteiro, principalmente nas regiões tropicais em que predomina o clima quente e seco, como, por exemplo, o nordeste brasileiro. No município de Ipanguaçu/RN, a agricultura é responsável pela movimentação da economia local, diante disso, monitorar e atestar a qualidade da água utilizada por meio de parâmetros químicos (pH, alcalinidade, cloretos, condutividade) e físico (turbidez), é fundamental para os produtores locais, que usam as águas do Açude Público de Pataxó para fins de produção agrícola.

Palavras chaves

água ; agricultura ; parâmetros

Introdução

De acordo com a UNESP 1998, os problemas ligados à qualidade da água são poucos relatados na literatura brasileira. No Brasil, fundamentalmente a água para agricultura vem em maior parte de fontes naturais como rios e represas. De acordo com informações publicadas no portal oficial da Prefeitura Municipal de Ipanguaçu, com o crescente processo de modernização da agricultura e da irrigação, com o investimento de capitais, nossas áreas produtivas vêm se destacando em diversas culturas, especialmente na de frutas tropicais, com maior produção de mamão e banana. Ainda de acordo com a UNESP 1998, analisar a água é essencial para projetar, operar e dar manutenção em sistemas de irrigação, especialmente os do tipo localizada, gotejamento e micro aspersão. No presente estudo tem como objetivo, analisar a água utilizada para a agricultura irrigada, na comunidade de Pataxó, zona rural de Ipanguaçu/RN, por meio de um conjunto de parâmetros químicos (cloretos, alcalinidade, pH,) e físico (turbidez) que podem auxiliar para qualificar o seu uso para a agricultura.

Material e métodos

As amostras foram coletadas na comunidade de Pataxó, zona rural de Ipanguaçu/RN, com latitude de 5°37'03.3"S e longitude de 36°49'50.6"W, e aproximadamente 140 metros de altura em relação ao nível do mar. Em garrafas PET, anteriormente higienizadas em laboratório. Após a coleta, a amostra foi transportado ao Laboratório, onde passou por procedimentos titulométricos para determinação de cloretos e alcalinidade e método potenciométrico com auxílio de um pHmetro, condutivímetro e turbidímetro.

Resultado e discussão

Para o ponto de coleta, foram encontradas por meio dos procedimentos experimentais os resultados para alcalinidade, cloretos, pH, condutividade e turbidez, presentes na tabela 1. Os resultados foram comparados com os valores indicados pela resolução 357/2005 do Concelho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA). Em comparação com os limites estabelecidos pela resolução da CONAMA, os valores encontrados estão dentro do limites legais, no qual a água analisada está inserida como classe II, que pode ser destinada tanto a irrigação de hortas, bem como plantas frutíferas. O valor encontrado para a alcalinidade está em função do pH, sua dependência pode está relacionada aos diferentes compostos presentes na amostra. Segundo OLIVEIRA 2007, valores de pH entre 8,3 e 9,4 detectam a presenta de carbonatos e bicarbonatos.

Tabela 1

Tabela de resultados

Conclusões

Os parâmetros analisados, em comparação com as normativas vigentes, estão totalmente dentro dos limites de uso da água para fins de irrigação e cultivo de plantas frutíferas, estabelecido pelo CONAMA, atendendo assim as necessidades dos produtores rurais do município de Ipanguaçu/RN.

Agradecimentos

A coordenação do curso de Licenciatura em Química, e ao Programa Águas Potiguares do IFRN - Campus Ipanguaçu.

Referências

ALMEIDA, O. A. Qualidade da água de irrigação. Cruz das Almas. Embrapa Mandioca e Fruticultura, 2010.
RENOVATO, D.C.C, SENA, C.P.S, SILVA, M.M.S. ANÁLISE DE PARÂMETROS FÍSICO -QUÍMICOS DAS ÁGUAS DA BARRAGEM PÚBLICA DA CIDADE DE PAU DOS FERROS (RN) – pH, COR, TURBIDEZ, ACIDEZ, ALCALINIDADE, CONDUTIVIDADE, CLORETO E SALINIDADE. IX CONGIC. Currais Novos, 2012.
Silva, L.R. AVALIAÇÃO DE PARÂMETROS FÍSICO QUÍMICOS DA ÁGUA DE IRRIGAÇÃO UTILIZADA EM UM PIVÔ CENTRAL EM GOIÂNIA-GO. Global Science And Technology. Rio Verde, 2014.
Qualidade da água para irrigação. Disponível em: <http://www.agr.feis.unesp.br/acagua.htm>. Acessado em 02 de Julho de 2016.
Análise de água para irrigação. Disponível em: < http://www.laborsolo.com.br/site/servicos/analise-de-agua/agua-para-irrigacao/ >. Acessado em 29 de junho de 2016.
BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. Conselho Nacional do Meio Ambiente(CONAMA). Resolução nº357 de 17 de março de 2005. Diário Oficial da União, 18 mar. 2005. Disponível em:<http://www.mma.gov.br/port/conama/res/res05/res35705.pdf>. Acesso em: 20 jan. 2012.
ECONOMIA DO MUNICÍPIO DE IPANGUAÇU. Disponível em: <http://ipanguacu.rn.gov.br/economia/>. Acessado em 25 de junho de 2016.

Patrocinadores

CAPES CNPQ FAPESPA

Apoio

IF PARÁ UFPA UEPA CRQ 6ª Região INSTITUTO EVANDRO CHAGAS SEBRAE PARÁ MUSEU PARAENSE EMILIO GOELDI

Realização

ABQ ABQ Pará